quarta-feira, 9 de março de 2011

Treze Tilias - Santa Catarina

Treze Tílias é o Tirol brasileiro
A cidade é considerada um dos mais importantes municípios turísticos de Santa Catarina, e tem sua história marcada pelo cultivo como tradições austríacas.

                      
ESTADO DE SANTA CATARINA






Treze Tílias também faz parte da Rota da Amizade


Dia 27 de fevereiro 2011
Treze Tilias é uma cidadezinha de 5.000 habitantes, situada no Oeste de Santa Catarina, há 470 Km de Florianópolis. A cidade foi fundada por imigrantes da região do Tirol, imigrantes esses que buscavam melhores condições de vida em outros países. O então ministro da agricultura da Áustria, Andrea Thaler, estava a procura de um território que parecesse um pouco com o estado do Tirol,. Em Santa Catarina no Brasil, achou uma região montanhosa com altitude de 850 metros, que se assemelhava muito aos Alpes Tiroleses, e com condições que ele acreditava que o seu povo se adaptaria mais facilmente à mudança.


Além das belezas naturais a cidade é conhecida como o "Tirol Brasileiro" porque oferece aos visitantes uma série de opções com base na cultura e no folclore , como os grupos de dança folclórica e a gastronomia Austriaca com seus pratos típicos.


Prefeitura de Treze Tilias
As casas tem belos jardins e não se ve muros. Lá tudo é tão caprichado, a arquitetura da cidade é toda feita em estilo alpino, com entalhes nas madeiras, galo nos telhados e varandas com muitas flores. É comum andar na rua e não ouvir as pessoas falando português e sim, o alemão, aliás uma língua faz parte da classc Curriculares nas escolas!
      Alpes não fazem parte do cenário, mas o que temos são alguns "morros" com vaquinhas pra                 complementar.
                                   Frio até faz na região, mas não chega a nevar. Pena que estava chovendo.
            A cidade possui o único consulado austriaco de Santa Catarina e também o único do Brasil                                                                      localizado em uma cidade do interior.


Com uma rede hoteleira bem estruturada e vários pontos turísticos, virou uma ótima opção para passar o fim de semana !! .

O artesanato local, também riquíssimo e os chocolates então, são uma delícia !!!



PONTOS TURÍSTICOS
Castelinho / Museu Municipal Andreas Thaler
Residência da família o fundador da cidade, Andreas Thaler, ficou conhecida como castelinho. depois de 2002.  Passou a abrigar o Museu Municipal também Andreas Thaler.

Praça Andreas Thaler
Uma praça bem cuidada e florida. Vale a pena dar uma voltinha por esse lugar.

Parque dos Sonhos
No centro da Cidade, possuí vários atrativos como o Labirinto Verde, produtos coloniais, alambique artesanal, e há também uma fábrica de sorvetes, onde se realiza a Festa do sorvete em novembro.

Parque Lindendorf
O Parque Lindendorf, com 45 mil metros QUADRADOS, POSSUI minicidade uma, réplica do Tirol. Lá TAMBÉM TEM UM restaurante Onde Além da comida típica, há Apresentações de Danças Típicas. O POSSUI LOCAIS hum lago com carpas Coloridas e famintas e Você poderá Alimenta-las. De: Não saia de la sem Uma sobremesa deliciosa PROVAR: apfelstrudel.

Vale das Tílias
A Maior área de lazer de Treze Tílias E o Termas Internacional Vale das Tílias, Parque Aquático com Águas termo-minerais e rodeado de Muito verde, cabanas COM, toboágua, Rampa, Rio Lento, Bar Molhado, piscina Paragrafo Adultos e Crianças.

Trilha Ecológica
Uma Caminhada Até hum Capela Maria Dreizehnlinden, fazendas COM, Praças, esculturas e Alguns bichos Como capivaras e avestruzes PODEM Ser Vistos Cabelo Caminho.


MINICIDADE Lindendorf

 Nós conhecemos um lugar muito especial. Estávamos procurando lugar para almoçar e tinha que ser comida típica. Logo avistamos uma placa que dizia Minicidade Lindendorf, achamos seria um lugar interessante. Acertamos, e não é que realmente, o lugar é muito lindo !!!!!!. quando chegamos fomos recepcionados por uma senhora muito simpática e alegre. Ela foi dizendo para entrarmos que o espetáculo estava para começar, que surpresa! Que lindo !!!! Ao entramos vimos um grupo folclórico com garotos e garotas dançando e uma música muito alegre. Tinha muitas pessoas não locais. É um onde as gências de viagens levam turistas. Valeu a muito a pena !!! As meninas que serviam as mesas, muito graciosas e, muito bonitas !!!! e estavam vestidas a caracter. O local, é cuidado pelos próprios donos, e com muito carinho. Foi muito bom. Encontramos pessoas muito alegres.Na parte de fora o lugar é lindo !!!!! Pena que começou a chover logo que chegamos e pudemos ver não muita coisa, mas vimos o que foi bom. Muitos dos peixes coloridos em um lago, muitas flores que embelezavam mais ainda. Como se estivessemos na Áustria.


Entrada convidativa





Hummm...que deliciosa essa sobremesa  !!!!
Um pouco forte


Familia
Muita chuva, que pena .....

Muitos dos Peixes Coloridos

Maquete da Cidade - Minicidade
Linda igrejinha
MESMO com chuva, muito lind ..... ooooo !!!!!
Perfeito !!!!!
Lojinha de artesanato
















2 comentários:

  1. Que surpresa boa encontrar um relato de viagem sobre Treze Tílias! Parece que é um lugar muito pouco conhecido... Relembrei minha viagem há dois anos, amenizou a saudade!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou Carlos. A cidade é mesmo uma gracinha.

    ResponderExcluir