quarta-feira, 20 de março de 2013

A pequena Volastra

                                                                                         
Último dia com nossos amigos. Zeca e Jane já foram e hoje nos despedimos de Ivan e Maria Elena.
Vamos até La Spezia para pegarmos o carro e começamos outro roteiro. Levanto continuará a ser nossa cidade base. à partir de agora o nosso roteiro ainda pela Itália vai ser, Parma na região da Emilia- Romana, Lucca na região da Toscana e Malcesine no Lago di Garda no norte da Itália. O Lago di Garda fica, entre as regiões da Lombardia, Veneto e Trentino-Alto. 
Pegamos o trem em direção a La Spezia para pegarmos o nosso carro. Ivan e Maria Elena alugaram um carro para percorrer a Toscana. Fiquei super preocupada pois eles estavam sem GPS e nunca tinham alugado carro em outro país. Mas eles tiraram de letra, como a gente diz " Quem tem boca vai a Roma ". 
Nos despedimos deles e voltamos a Levanto. A nossa volta foi um passeio, pois nós queríamos fazer pela estrada de Cinque Terre, até então só tínhamos feito de trem.
Queríamos passar por várias pequenas cidades, mas como as estradas estavam interditadas por causa das chuvas de outubro conhecemos apenas Volastra. Mas as paisagens são de tirar o fôlego.
12 de abrilo 2012
Chegamos a Volastra, uma cidade pequenina no Parque de Cinque Terre, adoro passar por essas  cidadezinhas, as pessoas do local vem falar com você, te contam suas histórias, falam com a gente como se fossemos velhos amigos, isso é muito gratificante.  Adoro !!!! É por isso que gostamos de fazer nossos roteiros pelas cidades de interior e principalmente de carro, por lugares não tão turísticos, onde a gente tem mais contato com o povo, e conhece mais a sua cultura. Isso nos faz crescer.
                                                                        Chegando em Volastra.

Volastra é uma antiga vila da Riviera de Levante, é um vilarejo da cidade de Riomaggiore, na província de La Spezia, e está situado no território do Parque Nacional de Cinque Terre. A forma característica circular do centro da cidade, ainda não é visível a partir do mar, seus fundamentos poderia ter ocorrido em época etrusca.
Como em toda Itália, vemos gatos perto das casas, devem gostar muito desses bichinhos.
Andar por essas pequenas ruas é muito interessante, as vezes escutamos as pessoas conversarem,  sem perceberem que estamos escutando. E assim a gente acaba conhecendo um pouquinho da vida das pessoas.
Plantação de oliveiras, muito interessante.
Na aldeia de Volastra está situado o Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em estilo românico, que data do século XII, que se refere a Manarola. Faz parte da rota dos Santuários do Parque das Cinque Terre.

Santuário de Nostra Signora della Salute de formas romanicas que lembram o século X, tem uma só nave retangular, quadraddo silhares coroado com arcos e desde que com uma porta para o arco. Partes laterais com estreita única janelas. No interior, com sua abóboda de berço, venerada imagem de Nossa Senhora do século XVIII.
                                                Uma delicadeza sem igual, lindo cantinho de oração



A tranquilidade.

As vistas das Cinque Terres aqui de cima é deslumbrante. Avistamos nessa foto Manarola, um dos vilarejos mais lindo de Cinque Terre.
Um pouquinho mais de perto.
Agora mais próxima, e continua linda !!!!
Na área é praticado o cultivo de vinhas, os terraços típicos da Ligúria em drywall, com a produção de vinho local Sciachetrà.
                                           Lá está Corniglia, num  lugarzinho especial só dela.
      Esse é o nosso carro um Ford Galaxy que vai nos acompanhar até o fim da nossa viagem. Bem          confortável e cabe muitas malas, ideal para quem quer fazer muitas compras, rsrsrs.
Na Ligúria há muitos penhascos, onde são cultivadas videiras em pequenos terraços. Das videiras são colhidas uvas Vermentino e Sangiovese. E para fazer a colheita ou chegar até elas os agricultores utilizam esses carrinhos, que andam sobre um único trilho preso as paredes do penhasco.


Corniglia fica em cima de um rochedo. UNA PÍCCOLA CITTÀ.
                                                                      Seguindo caminho pela estrada.
No caminho encontramos um restaurante muito gracioso, que já tínhamos pesquisado antes de viajar.


Il mare azzurro.

                                                          Os gatos da Itália tem boa vida !!!!


Na gastronomia da Liguría, a anchova está sempre presente, você come com azeite de oliva e pão.
Hummmm, está delicioso !!!! 
Tentamos continuar nosso passeio, mas não pudemos ir em frente. Um pouco mais a frente encontramos muitos entulhos de galhos e árvores das chuvas de outubro, que destruiu uma parte das Cinque Terre. Um senhor nos aconselhou a não continuar, então voltamos até La Spezia e pegamos outra estrada . Fomos conhecer uma cidadezinha que não estava no programa, mas como foi indicação da Silvia da garota do hotel, resolvemos de conhecer Varese Liguria, un' altra piccola città.



                                                                  

                                                                









Nenhum comentário:

Postar um comentário