sexta-feira, 12 de abril de 2013

Viagem para Asiago

                   
               
Estamos em Malcesine e vamos conhecer Asiago, cidade da Itália onde meus avós nasceram. De Malcesine até Asiago são 290 km (ida e volta), vamos passar o dia.
Logo após temos atravessado a autoestrada que leva até Trento, começaram a surgir paisagens muito interessantes.

Asiago é uma comuna italiana da região do Vêneto. Apesar de ser conhecida internacionalmente pelo queijo que leva o nome da cidade, Asiago foi palco de uma grande batalha austríaca e italianas durante a primeira Guerra Mundial.
  
Warning message : Assista abaixo o vídeo da nossa viagem




Olha só que lindo esse lugarzinho fica perto da autoestrada que vai para Trento, logo depois começam os Alpes, o caminho é muito lindo e com muitas curvas e precipícios, uauauau.. dá um pouco de medo.

                           Aqui as casas já vão ficando mais parecidas com a Alemanha ou Suíça                      
As placas indicando Asiago já começam a aparecer.
                     Olha só que lugarzinho mais lindo !!!!! A cidadezinha lá no alto.
                                                      Estava muito frio, mais ou menos -2graus
                                                     Encontramos neve pela estrada.                                                          
                                                                     Lindo !!!!!!
Estamos chegando em Asiago
Aí está, a cidade onde meus tataravós viviam na Itália, deixaram tudo para trás e começaram uma nova vida no Brasil.

Meus tataravós Pietro di Carli - Domenica Bonomo Rigoni embarcaram no Vapor Rio de Janeiro  na cidade de Genova-Itália em 1889 . Vieram com eles dois filhos italianos, os outros nasceram no Brasil, um deles Humberto Carli que é meu  bisavô.

Fortunato Zampier e Thereza Scomparin vieram em 1887, nasceu no Brasil Angela Roza Zampier  
Humberto Carli e Angela Roza Zampier se casaram em 1912

Quero fazer desta postagem uma homenagem a minha tia querida Terezinha. Ela pesquisou tudo sobre a nossa família e deixou tudo escrito, e é graças a ela que eu posso continuar a passar a meus filhos a história da minha família. Ela tinha o sonho de conhecer a terra natal de seus avós, fizemos até planos de conhecermos juntas, a vida não espera e ela foi impossibilitada de realizar esse sonho. Onde quer que ela esteja, está feliz e mais feliz ainda por eu ter realizado esse sonho por ela, e eu tenho a certeza de que ela estava junto comigo quando em Asiago cheguei.
Que emoção !!!! Fiquei muito feliz de chegar até aqui, era tudo o que eu queria.

L" Altiplano de Asiago e suas comunidades
Conco, Enego, Foza, Gallio,a Lusiana, Roana, Rotzo, Caltrano, Calvene, Lugo di Vicenza

É uma terra mágica, onde a natureza incontaminada e a cultura local são os ingredientes principais para umas férias, de esportes, divertimento, de repouso e relax. O altiplano mais lindo do mundo constituido por Asiago, Conco, Enego, Foza, Gallio, Lusiana, Roana, Rotzo, Caltrano, oferecem uma rica variedade de proposta, para as férias na montanha. Em um território tão vasto, o ambiente natural se apresenta extremamente variado e rico de flores particulares e de animais selvagens. A Via Delle Malghe é uma rede de percurso que permite aos visitantes conhecer a realidade ligada ao pasto e a produção do queijo, seja no Altiplano, e as comunidades Pedemontana.
Entre as atividades esportivas de Asiago estão todos os esportes como, ciclismo, esqui, etc, durante toda as estações do ano.
A cultura e a gastronomia, se une no prazer de uma boa mesa e na descoberta da realidade convincente de saborear o formaggio de Asiago a Patata di Rotzo. 
Este é o prédio onde fica a Prefeitura de Asiago
Bonomo, um dos sobrenomes dos meus tataravós
Familia Rigoni
Familia Carli
Aqui a gente chegou para perguntar sobre minha família, ficamos sabendo que na Itália nem todos os que tem o mesmo sobrenome fazem parte da mesma família. Pode ter o mesmo sobrenome, mas além desse sobrenome têm um outro que é para identificar. Como não sei o outro nome não pude encontrar ninguém que fosse parente. Nesse local  Carli Bar tomamos um delicioso café e conversamos com uma senhorinha pra lá de simpática. Ao selecionar as fotos para colocar no blog, vi que uma das fotos que tirei lá no sacrário era dessa confeitaria, fiquei curiosa e comecei a pesquisar. E fiquei sabendo da história que é bem interessante.
Fotos de Linta Park Hotel, Asiago
Asiago no inverno, deve ser muito bom estar aqui quando está nevando, tem vários hotéis aconchegantes e as comidas devem ser deliciosas !!!! Gostaria de volta,r principalmente no Natal.
Duomo di San Mateo .
Piazza Carli, fica no centro de Asiago.
Será que é parente?
O Duomo é dedicado ao Patrono da cidade : San Mateo Apostolo
A igreja por dentro é muito linda ! Fiquei imaginando, será meus avós frequentavam essa igreja? 
Linda essa obra feita de mosaicos.

Maravilhosa !!!!
                        Para uma cidade pequenina a igreja está muito linda e bem cuidada.




Almoçamos neste restaurante Stella d'oro bar.
 No almoço é claro que pedi uma sopinha para esquentar, pois estava muito frio, Estava deliciosa !!!!
Cabrito com polenta.
Restaurante agradável.
Andando para conhecer a cidade, não tinha ninguém pelas ruas, estava na hora do almoço e na hora do almoço o povo some e só voltam a abrir as lojas as 16:00h. Parecia uma cidade fantasma.

Um dos sobrenomes da minha família Bonomo.


Muito singela esta igrejinha.






O Sacrário Militar foi projetado pelo arquiteto Orfeo Rossato, construído em mármore branco do lugar e  também com a obra do escultor Montini e Zanetti, foi inaugurado em 17 de julho 1938. 

Os corredores se convergem tudo em uma capela ortagonal com altar. Nessas paredes estão restos mortais de 12 Militares que foram condecorados com medalhas de ouro.
A parte inferior é como um cripta, tem vários corredores com nichos, onde estão os restos mortais dos soldados que batalharam na primeira guerra mundial.

Nichos 
Foto da confeitaria Carli Bar




Uma cidade tão pequenina no meio dos Alpes do Vêneto.


Deixando Asiago, mas com vontade de ficar mais um pouco.
Arrivederci !!! Un giorno ritorneremo

Como estava chovendo e prometia muita chuva, ficamos receosos de voltar pela mesma estrada, ela é cheia de curvas e precipícios, o tempo todo passa pelos Alpes...nem pensar em voltar por ela. Programamos  de voltar pela autoestrada Veneza a Milão, iríamos até Breschia, para depois pegar para Malcesine. Mas a louca da Fulana (GPS) com um pequeno erro nas rotondas, resolve de reprogramar, Mamma mia!!!!, que loucura. Só fomos ver que estávamos voltando e indo em direção a Trento depois de alguns km quando vimos as placas. Tivemos que programar novamente. Para completar mandou a gente por uma estradinha que passa pelos Alpes, meu Deus, que medo eu passei, Eu via as casinhas passando e tinha vontade de parar e pedir para dormir por ali mesmo, já estava anoitecendo e para variar começou uma neblina, não víamos quase nada a frente. E eram curvas e mais curvas, e não eram poucas, curvas de ferradura tinham milhares. Mas enfim sobrevivemos, mas foi uma experiência que não quero passar mais. Já passei por várias, como em Sorrento e na estrada da Costiera Amalfitana, hoje lembramos e até rimos da situação, mas.... não foi fácil não. No vídeo está um pouco desses momentos.

VOLTANDO PARA CASA
20 de abril 2012

 Saímos de Malcesine na parte da manhã, até Milão são 224 km
Últimas paisagens das cidades do Lago di Garda

Paramos para almoçar no Alto Grill, nossa........ adoro parar nesses lugares. A variedade  de comidas é demais. Tem de tudo para comprar. Em outra viagem que fizemos, passamos em um que tinha todo tipo de sopas prontas, nas máquinas é claro..rsrsrs, a gente só tem que escolher o sabor e apertar o botãozinho e ela sai quentinha, hummmm, bom demais. Gosto também porque tem todos os produtos da Itália para comprar. Se você esqueceu de comprar um presente para alguém é uma boa indicação. É um paraíso de compras. 
Aqui estamos dentro e ele fica encima da estrada. Autoestrada Veneza - Milão

Olha só a variedade de comidas.
Variedades de saladas.

Hummmm, tudo apetitoso !!! Saladas e mais saladas.
Risoto de camarão feito na hora

Aeroporto de Malpenza - Milão. Esperando o vôo da Lufftansa para Frankfurt
Aeroporto de Frankfurt ,vôo da Tam para São Paulo
Uma champagne para brindar mais uma viagem que terminou com um final feliz, Graças a Deus



Chegando ao Brasil, encontramos o mesmo caos no aeroporto de Guarulhos, pessoas cansadas dormindo até no chão, vôos atrasados como sempre.
Será que estamos realmente prontos para a Copa de 2014.....Vamos ver.....

















































































































































































































































































































































































Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search