sexta-feira, 5 de abril de 2013

Bela região de Lucca, Bagni di Lucca, Ponte a Serraglio e Borgo a Mozzano na Itália

Importante cidade da Toscana, Lucca tem  84.000 habitantes. A cidade se encontra no centro de uma planície, onde corre o Rio Serchio. É uma das joias da coroa brilhante da Toscana, foi capaz de manter-se independente num momento em que a região estava sendo conquistada de outra forma e se transformou em um estado toscano unido.           
Esta foto é para você entender como é Lucca. A parte histórica é fechada por muros, existem muitas portas de entrada. Linda não acham ? Quando você chega não tem idéia que seja assim.

É cercada por um conjunto de muralhas que foram construídas entre 1544- 1645. Tem 30 metros de largura na base e 12 metros de altura. Sua construção grossa e curva foi desenhada para resistir a tiros. Aparentemente, eles foram construídos contra ameaça de invasão de Florença. Eles permanecem intactos.



Esta é uma das portas e foi por ela que entramos em Lucca.

Os muros de Lucca

Dentro desses muros há várias atrações importantes como: A Piazza dell’ anfiteatro, a Porta Medieval do SS. Gervasio e Protásio, la via Fillungo, la Piazza San Michele, La Piazza San Martino e o Duomo de San Martino.
Resolvemos conhecer Lucca e Bagni di Lucca depois que vimos uma reportagem na Revista Claudia sobre essas cidades. A história é de uma italiana que escolheu o Brasil para morar e deixou sua família na Itália. Contou sobre suas lembranças de infância e de quando vai passar suas férias por lá. Sua descrição de dias passados nesses lugares, foi tão linda que nos fez sonhar e colocar esses lugares em nosso roteiro. E não nos arrependemos de ter escolhido.
Aqui é umas das praças principais de Lucca, a Piazza Dell'anfiteatro. Depois em algumas fotos que tiramos você vai poder observar como ela é por dentro. É um lugar onde tem várias lojinhas, restaurantes e onde a maioria dos turistas se encontram.
É uma delícia andar por essas ruas, o legal é que você não tem ideia do que vai encontrar pela frente. Quase sempre encontra cantinhos maravilhosos !!!!!
 Como este aqui, olha só quanta delicadeza !!!!! Isso tudo é a Itália, amada por todos, principalmente por nós. Sempre colocamos um cantinho da Itália para conhecer quando viajamos para a Europa.
Lucca é realmente cheia de surpresas agradáveis. À primeira vista, parece uma cidade pequenina. Mas, basta atravessar suas muralhas ainda tão bem preservadas e começando a caminhar, você descobre que é uma grande cidade. Guarda um centro histórico de grande importância, no seu interior, e sua história está completamente conservada.
 Linda essa vitrine !!!!!!
Até bolo de bodas tem nas lojinhas, e o mais interessante foi quando estávamos tirando essa foto, um casal parou para perguntar se estávamos fazendo aniversário de casamento, rsrsrsr...., dissemos que sim, e não era mentira pois essa viagem foi para comemorar 40 anos de casados, valeu !!!!!
A cidade é rica de numerosas igrejas interessantes, vem sido chamada como a cidade das cento igrejas, entre elas está a antiga Catedral S.Giovanni, a igreja Santa Maria Forisportam, Igreja de Sant’ Alessandro e a igreja de San Michele.
A igreja de San Frediano, tem uma fachada plana, em vez de articulados, a fim de acomodar um mosaico do século 13 (muito restaurado, no entanto, no século 19). Seu interior austero conserva uma série de pedras preciosas de diversos períodos. Mais divertido é a capela e "múmia" cadáver de São Zita, que viveu no século 13 e parece muito bem conservada, de idade 700. 
Piazza Dell' anfiteatro
Seguindo pela Via Filungo, via principal de Lucca, chega-se ao Anfiteatro Romano. Os portões baixos, em forma de arco sinalizavam o local por onde as feras e os gladiadores entravam na arena.é um ponto importante da cidade.

As lojinhas
Essa foto ficou maravilhosa !!!!!. Tudo colocado com muito carinho, lindas flores !!!!
                                                         Caminhe sem pressa pelas ruas, que terá muitas surpresas. 
Olha só que interessante esse espelho, você achou que era um quadro? Que nada é um espelho que reflete a paisagem que tem em seu redor. Maravilhosa a idéia !!!! Tirei várias como vocês podem ver a seguir. Conforme o movimento que você faz é uma nova paisagem.
Viram a diferença ? 
Agora sou eu tirando uma foto na frente do espelho.

Parabéns para quem fez esse gracioso cantinho

Excelentes restaurantes, comida deliciosas !!!!


           Um dos portões que leva até a praça.
Salgadinhos diferentes.
Como sempre experimentamos
Mas não é tão bom, principalmente o que nós experimentamos.

                                                              CAMINHO PARA BAGNI DI LUCCA
A Toscana é muito linda !!!!
 Uma cancela. Fazia muito tempo que eu não parava na estrada para ver o trem passar. 
Mapa das cidades desse caminho de Bagni di Lucca. Nós fomos num bate e volta e foi bem aproveitado. Se um dia voltarmos vamos ficar mais dias, pois valeu a pena estar aqui.

                                Ponte della Maddalena é chamada também de "Ponte Del Diavolo"
Essa ponte tem uma lenda por isso tem também o nome de Ponte Del' Diavolo  
Um pedreiro inteligente e respeitado vivia em uma aldeia às margens do rio Serchio. Os habitantes da aldeia se aproximaram dele, pedindo-lhe para construir uma ponte para ligar a sua aldeia com o outro lado do rio. Ele começou a trabalhar imediatamente, mas logo viu que o trabalho não estava progredindo tão rapidamente quanto ele prometeu a seus concidadãos que seria, e por ser um homem de palavra e que sempre cumpriu com as suas obrigações, ele ficou muito triste e desesperado . Ele continuou a fazer um grande esforço trabalhando dia e noite, de modo a terminar a tarefa dentro do tempo do contrato, mas o trabalho continuou a proceder muito lentamente, enquanto os dias voavam. Uma noite, enquanto o pedreiro estava sentado sozinho nas margens do Serchio olhando o trabalho, veio a vergonha e descrédito que ele sofreria por não ter concluído a tempo, o diabo apareceu para ele em forma de um homem de negócios respeitável.
Ele foi direto para o pedreiro dizendo que ele seria capaz de terminar a ponte em uma única noite. O homem não acreditava que o diabo estava dizendo, mas ouviu de qualquer maneira, e no final aceitou sua proposta. Naturalmente, o diabo queria algo em troca: o pedreiro foi comprometer-se a dar-lhe a alma da primeira pessoa que cruzasse a ponte depois de concluída. O pedreiro aceitou, mas desesperado com a iminência do pesado tributo ao diabo, correu para o pároco da aldeia que, tendo ouvido a confissão, inventou uma estratégia, de  atravessar um porco sobre a ponte, e o diabo enfurecido por ter sido enganado, o levou e se jogou nas águas do rio. E no dia seguinte a vila teve sua bela ponte que ainda pode ser visto hoje em Borgo a Mozzano .......
A ponte é uma obra de arte que sempre inspirou artistas para ousadia soberba de seus arcos e resiste a muitos séculos preenchido. É uma construção diabólica, de fato! Em apoio das origens infernais da ponte, há também o fato de que, apesar de estudos e pesquisas, ele ainda mantém muito data o seu segredo de origem até o ponto de que alguns estudiosos traçar o século XI. Também pode refletir sua solidez. Por muitos séculos tem resistido às inundações súbitas e violentas do rio.
Quando estava pesquisando sobre os lugares da Itália, eu me deparei com uma foto desse lugar com essa ponte, e achei  maravilhoso !!!! mas não sabia exatamente em qual região da Itália ela se encontrava. Para minha surpresa nesse dia chegando nessa parte da estrada, nos deparamos com a mesma paisagem, que uns meses atrás tinha me encantado. Ninguém imagina o quanto é linda !!!!  Não tem explicação o lugar é realmente mágico. Tudo nessa estrada é divino !!!!! Quem tiver oportunidade de ir até Bagni di Lucca, vá, que não vai se arrepender nunca.
Essa via é uma via de pequenas cidades entre morros, a estrada é encantadora, a cada curva surge uma cidadezinha. A nossa intenção era ir até Bagni di Lucca. Pelo caminho tivemos muitas surpresas. É por isso que não abrimos mão de viajar de carro, e quase sempre por pequenos lugares, onde podemos ter contato com as pessoas, parar conversar, conhecer suas histórias, sua cultura. Não tem coisa mais gratificante.


Foi nesse lugarzinho a beira do rio que paramos para comer alguma coisa e comprar algumas lembrancinhas, ali tivemos uma informação de que estava tendo, numa cidade pertinho dali a festa da Azaléa. Imaginei uma festa de italianos, cheio de comidas típicas e danças folclóricas. O senhor nos falou que Bagni di Lucca estava poucos km e que na volta não deixasse de passar em Borgo a Mozzano
Maravilhosa !!!! Sem explicação !!!!
De cima da ponte


De todos os ângulos a ponte é soberba.

Nosso companheiro de viagem, excelente e muito confortável. O mais importante. cabe muitas malas
                           Agradável e relaxante .... essa é a minha melhor lembrança deste dia. 
Essa imagem, a gente nunca vai esquecer com certeza
Se você quiser tirar muitas fotografias durante as suas viagens, como eu, você vai adorar este lugar. a partir da ponte tem uma vista deslumbrante do rio, as montanhas circundantes e as pequenas casas. Se tiver a oportunidade, pare nas proximidades para passar alguns momentos na ponte.
Agora seguindo, vamos a Ponte a Serraglio
Questa piccola cittá, foi uma surpresa no meio do caminho, deu vontade de ficar aqui para sempre.

Rio Lima passa por Ponte a Serraglio
                                            A calma, a tranquilidade, a beleza impera nesse lugar.
Ponte a Serralho está situado 130 metros acima do nível do mar e está a 300 metros da Bagni di Lucca. Tem belas e nobres moradias, como a Villa Fiori construída no século 19 Pertencente ao barão Flores. O fluxo se encontra com o rio Lima Camaione.

Belíssima cittá.
Aqui nesse restaurante a beira da ponte por onde passa o Rio Lima, aproveitamos para almoçar.


Os italianos gostam de ficar nas mesas de fora e tomar sol.

Deliciosas comidas !!!!




Estamos agora em Bagni di Lucca
Bagni di Lucca é na verdade um conjunto de pequenas cidades no norte da Toscana, que estão sobre o controle da comune de Bagni di Lucca. La Villa é o centro comercial e abriga o escritório Comune e um bom grupo de lojas, bancos e restaurantes. A pequena área, Ponte a Serraglio é um quilometro rio abaixo e Fornoli, onde fica estação ferroviária , fica um quilometro mais baixo do Rio Lima. A população local é de cerca de 7000 hab e está espalhada em torno da cidade de Banebbio, Casabasciana, Granaiola e Lugliano entre outros. Tem sido chamada de Bagni di Lucca desde 1862. Foi transformada em termas, tem sido visitada por pessoas de toda a Europa para tomar as águas. Seu auge foi no início de 1800, durante a ocupação de Napoleão, quando sua irmã Elisa Baciochi, passou seus verões em Bagni di Lucca. Um cassino foi construído e se tornou um centro social para os estrangeiros.


Voltando para Lucca.
A vista da Ponte por outro angulo.

BORGO A MOZZANO
É a capital do município, encontra-se na margem direita do rio Serchio, fica a 20 km de Lucca.
" O nome da cidade vem do composto do latim "borgus" , com o significado de "lugar fortificado", e de "Mozzano", vindo a partir do nome latino " modius".
 Esta antiga vila ainda mantém traços arquitetônicos, monumental e artístico. Tem um Mosteiro de altura elegante, franciscano do século XVI, o país consiste em uma longa série de prédios antigos, muitos dos quais já pertenceu a Castracani e Guinigi, entre eles, a dominar a sua imponente palácio do século XVI Vigário, agora a Câmara Municipal, que também abriga um pequeno museu com achados arqueológicos de interesse considerável, e os palácios Roncini, Santini e Pellegrini, que atualmente abriga a biblioteca da cidade.
Durante a idade média adiantada da aldeia consolidou sob a jurisdição de Matilde, condessa de Canossa, começando a praticar as primeiras atividades artesanais para a fabricação de ferro a ao comércio de todos os objetos produzidos, a partir do qual a comunidade teve a sua riqueza. 
Chegamos em Borgo a Mozzano, onde estava tendo a festa da Azalea. Apenas a 22 minutos , de Lucca é uma pequena vila tranquila. 

Aqui começamos a nos surpreender com essa festa.
Olha só as azaleas, de todas as cores

Lembram que falei que achamos que teria a festa tradicional de italianos, que ia ter músicas e danças folclóricas? Aqui nesta cidade não tinha. O que tinha era uma banda que tocava música que não tinha nada a ver com o esperávamos. Acho que os tempos na Itália também mudaram , ou será que ainda tem aquelas festas que mostram na televisão principalmente na Globo. Um dia ainda quero participar de uma festa bem italiana.
Mas os produtos italianos não podiam faltar, que delícia, vontade de trazer tudo.
              Hum..... deu água na boca. Impossível resistir a tudo isso.

             Queijos de todos os tipos, olha só esse com sementinhas por cima.
 Funghi Porcini
Hum..... aqui está uma das coisas que eu mais adoro comer e trazer da Itália. Comprei dois quilos. Nessa festa eles estavam vendendo por quilo, nossa !!!, muito barato. A gente sempre compra pacotinhos, que é bem mais caro.
Presunto e Porcini.
As pessoas enfeitam a rua toda com flores. Principalmente as lojas.


Os cantinhos dessa cidadezinha.
Ai.....encontramos alguém tipicamente vestido.
Olha só que lindo lugar !!!

Ervas e outros produtos.

Olha só a criatividade fizeram uma cama com Azaleas.

Decoração das ruas


Deus existe com certeza, belíssimas !!!!!

                                                                                   Perfeito !!!!


Valeu muito termos chegado nessa vila, por toda a beleza que vimos aqui. Agradecemos a Deus por essa oportunidade. Não estava no nosso roteiro, mas Deus permitiu que a gente olhasse as maravilhas que ele criou. Obrigada senhor !!!!



Voltando para Levanto





2 comentários:

  1. Ameiiiiiii, obrigada pelas dicas. Irei em Setembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter ajudado você com minhas dicas.Setembro é uma boa época para ir. Boa viagem e volte para contar como foi. Quem sabe contar aqui sua viagem no "Papo de Viagem".

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search