sábado, 28 de dezembro de 2013

Cruzeiro MSC Divina Parte 2 - Alberobello - Itália


Puglia

A província de Bari faz parte da Puglia, uma região da Itália meridional, cuja capital é a cidade de Bari. É a província mais desenvolvida da costa adriática, É um dos centros mais atrativos do sul da Itália ( a segunda cidade por número de habitantes) e o centro principal de economia e tecnologia de toda a região. A cidade está dividida em duas partes: a moderna, desenvolvida desde o começo do século XIX, graças a Gioachino Murat, Rei das duas Sicilias, e a parte velha  que reúne os monumentos medievais e renascentistas mais importantes.
A cidade antiga parece um labirinto de ruas cheias de voltas. Bari tem como padroeiro San Nicolás. Este privilégio faz de Bari e sua Basílica um dos centros ortodoxos favoritos da Itália.


                                                                                   Puglia - Itália
                                     Estamos no Porto de Bari.  Não vemos a hora de conhecer Alberobello,
   BARI
A província de Bari faz parte da Puglia, uma região da Itália meridional, cuja capital é a cidade de Bari. É a província mais desenvolvida da costa adriática, É um dos centros mais atrativos do sul da Itália ( a segunda cidade por número de habitantes) e o centro principal de economia e tecnologia de toda a região. A cidade está dividida em duas partes: a moderna, desenvolvida desde o começo do século XIX, graças a Gioachino Murat, Rei das duas Sicilias, e a parte velha  que reúne os monumentos medievais e renascentistas mais importantes. A cidade antiga parece um labirinto de ruas cheias de voltas. Bari tem como padroeiro San Nicolás. Este privilegio faz de Bari e sua Basílica um dos centros ortodoxos favoritos da Itália.
Como meu sonho era conhecer Alberobello pegamos uma excursão do návio, pois Alberobello fica a 40 Km de Bari e como tínhamos muito pouco tempo, chegamos em Bari às 10:00 da manhã e teríamos que estar a bordo às 14:00 h, para partir às 15:30 h. Realmente muito pouco tempo. Adorei a viagem e o návio, mas sinceramente esse pouco tempo nos lugares é de matar. Vce não consegue conhecer quase nada. Em Alberobello tivemos apenas algumas horas para conhecer, o nosso grupo era em português e espanhol. A guía falava primeiro em português e depois repetia tudo em espanhol. Perdemos muito tempo por isso. Acabou que eu e meu marido, de uma parte em diante, quando estávamos na frente da igreja Sant'Antonio, perguntamos para a guía se ali sería a última atração a conhecer e ela disse que sim. Deixamos o grupo e saímos correndo, pois só tínhamos 1h e meia hora para tirarmos algumas fotos, comer e  comprar algumas lembrancinhas, pois do contrário não teríamos tempo, de pelo menos tirar uma foto. Odeio excursões por esse motivo, detesto guías que enrolam nos seus comentários. Mas a gente tem que, infelizmente escolher esse tipo de serviço. Ver uma cidade linda como Alberobello aos tropeços não vale a pena. Se alguém estiver fazendo esse cruzeiro procure pegar um taxi e fazer por conta. Alberobello é pequeno e você consegue ir de taxi e ver muito mais coisas que a gente. Pagamos caro por esse tour, que não valeu a pena nem um pouco. A gente paga caro por um serviço péssimo. 
Alberobello é para ser degustado com carinho, com tempo, andar por suas ruas descobrir cada cantinho, curtir. Aconselhamos a todos,  quando pensarem em conhecer Alberobello, não vão de návio e sim por conta e fiquem naquela região por pelo menos uma semana. A região é linda e tem coisas maravilhosas para se conhecer. Ter a experiência de ficar em um hotel de Trulli, conhecer esse povo maravilhoso dessa regiaõ. Um povo simpático, hospitalero. Saborear a sua deliciosa comida.

UM POUCO DA CULINÁRIA DA PUGLIA
Como não tivemos muito tempo para comer em Alberobello, encontrei algumas informações sobre a culinária da Puglia em alguns sites.
                                                                                                            ORECHIETTE
Orechiette é chamado assim pela sua forma semelhante a orelhas pequenas, é preparado com uma mistura de farinha de trigo duro, com farinha e água.
Fui buscar um video na internet para colocar aqui, pois achei muito interessante. Para ter idéia de como fazem  Orechiette na Itália, principalmente na região da Puglia.
                                                                               Senhora fazendo Orechiette
A base da culinária desta região é a massa "Cavatelli e Orechiette, acompanhadas sempre de verduras.
Entre os primeiros pratos temos a Capriata - purê de favas com chicórias.
Queijo  como o" Caciocavallo Podoliso" , delicioso !!!
Simples, a cozinha Puglia combina produtos tradicionais locais, com a riqueza do Mar Adriático e o Mar Ionio. Macarrão fresco, tomate, azeitonas, azeite extra virgem prensado a frio, queijo, peixe e marisco, vegetais saborosos, são apenas alguns ingredientes da culinária da Puglia. 
Foto do site sacla pt.  
                                                                          Os crachás da MSC, para quem faz tour.
Escolhemos o tour do navio " Alberobello", duração aproximada de 4 e meia, valor 50,00 Euros por pessoa.
Os táxis e vans ficam sempre no porto a espera das pessoas que querem alugar e fazer os passeios por conta, vale a pena.
                                                                                          Tour do navio para Alberobello.




                             Outra cidade para conhecer é Locorotondo, fica a uns 20 km de Alberobelo.
Na estrada para Alberobello
A paisagem para chegar a Alberobello é encantada, se nota a presença do homem contadíno, de quem sabe quantos milênios, o branco das habitações, os trulli, aqui e lá.

                                                            ALBEROBELLO
Alberobello está localizada na província de Bari, no coração da região da Puglia,fronteira com as cidades de Locorotondo, Martina Franca, Fasano, Putignano, Nozes e Castellana Grotte. Faz parte desde 1996 do Patrimônio Mundial da Humanidade (Unesco).
Está localizada a 426 metros acima do nível do mar e longe do mar Adriático pouco mais de 20 km, é construído sobre duas colinas: na colina oriental é a nova cidade, no topo encontram-se os bairros pitorescos de Trulli, famosa em todo o mundo.

Como chegar a Alberobello:
Os aeroportos mais próximos são Bari e Brindisi. Depois a partir da estação " Centrale " de Bari treinar você pode pegar o trem das ferrovias " Sud Est " (FSE) que vão diretamente para Alberobello. A viagem leva pouco menos de 2 horas. A estação de trem de Alberobello é quase no centro da cidade , a 5 minutos a pé .

De carro, porém, é a maneira mais fácil e mais rápido para chegar . Aconselhamos alugar um carro com GPS, fica tudo mais fácil

Navio, como nós, passam vários cruzeiros por Bari. Depois se quiser pode pegar um táxi ou fazer um tour do navio. 
Quando chegamos, vimos Alberobello de frente, toda branca. Logo começamos a ver os primeiros turistas. Observamos o Trullo Sovrano, o museu situado na parte nova da cidade Dentro dele encontra-se uma reconstituição da vida nos trulli no passado: a atividade quotidiana da casa e agricola, os objetos e os instrumentos de trabalho.

Alberobello é conhecida por suas casas “TRULLI” (casas de paredes brancas e cúpulas cinzas em forma de cone, como telhados, construções muito antigas que podem tem origem pré histórica.
Em Alberobello, nos quarteirões de Monti e Aia Piccola, estão espalhados cerca de quase 1000 trulli, todos lado a lado. Os trulli acabaram virando hotéis e lojas, onde são vendidas lindas lembranças de Alberobello. Essas foram duas lembranças que compramos. A casinha Trulli e um personagem também de lá, que trás sorte para quem adquire, isso dito pela proprietária da loja.
Recebemos esse folder de uma senhora muito simpática na loja onde compramos nossos souvenirs. Eles tem um hotel em forma de trulli, não conhecemos o local, mas pela simpatia dessa senhora acreditamos que a hospitalidade deva ser também muito boa. Aqui está para quem se interessar em passar uns dias hospedado em um trulli. Um dia voltaremos a Alberobello e ficarmos mais dias e nos hospedarmos em um trulli.

A origem dos trulli era que foi o Conde Giangirolamo II Acquaviva d'Aragona que, na segunda metade do século XVII, ordenou aos moradores que construíssem casas que fossem fáceis de desmontar rapidamente, desaparecendo completamente. Tudo isso para evitar o pagamento de um imposto feudal cobrado por cada construção nova. Quando a guarda do rei fosse controlar, as casas desapareciam milagrosamente.
As coberturas dos trulli merece destaque, pois são facilmente removíveis devido à ausência de cimento,são construídos com pedras da região. Nos tetos estão símbolos esotéricos e religiosos.

                    Alguns significados dos Simbolo desenhados nas casas
O nome "trulli" vem do grego "tholos", o que significa cúpula, ea construção de pedra local, esculpida a partir do afloramento de rocha na superfície. Cada trullo é geralmente formado por uma câmara central quadrada, comunicando por meio de arcos com a cozinha e outras salas. Estas casas exclusivas, a pedido, pode ser visitado pelo público.
                                                                                        Coração transpassado de Maria.
Cruz da árvore que une três mundos: Celeste, Terreno e inferno
                          Cruz acompanhada de dois pontos com significado Cósmico
Sinal com a L e H do nome de Jesus do círculo no mundo.
Imagens que nos tiram o folego. Realmente Alberobello é muito linda !!!!
O capricho, o cuidado e a beleza nos encantam nesse lugar.




Chiesa de Sant' Antonio
A igreja de Santo António, cuja cúpula é de 21 metros de altura, foi construída em área de Monti e é também uma espécie de Trullo. Em 2004, a cruz grega, voltou ao seu antigo esplendor, após uma restauração completa.



O cuidado, a dedicação e o amor é muito importante para que tudo fique perfeito. Ficamos muito felizes, foi muito bom estar aqui. Parabéns ao povo dessa terra maravilhosa !!!


Você pode visitar esta bela cidade em qualquer época do ano. Levar em conta que durante os meses de julho e agosto é muito quente, por isso precaver-se o suficiente de água potável para mantê-lo hidratado e roupas muito leve.
Produtos têxteis e bordados, feitos à mão, comida, o delicioso óleo e vinho local, os produtos podem ser encontrados nas lojas localizadas entre nos próprios trulli. 
Com bom tempo, o restaurante serve um delicioso gelado, servido no terraço ao ar livre com vista para o espetáculo de Alberobello.
La Locanda del Gallo Trattoria e Pizzeria
Localizado no coração da área do trulli  de Alberobello, uma propriedade cheia de charme, é capaz de oferecer pratos delicioso !!!!
Um complexo de Trulli, que remonta a cerca de 1600, restaurado deixando intacto o seu encanto original recebe La Locanda del Gallo. Uma trattoria típica que no coração da área de Rione Monti de Alberobello, serve cozinha tradicional de Puglia.








E in realtà davvero, dopo aver conosciuto Alberobello, credo che la vita è piu bella.
Estamos partindo, mas vamos com a certeza que um dia vamos voltar para curtir melhor essa região maravilhosa !!!!

De volta ao návio. próxima parada Katakolon - Grécia
Deixamos Bari as 15:30, costeando o litoral da Puglia a uma distancia de 8 milhas. No nosso lado direito passamos pelas cidades de Mola di Bari, Monopoli e às 18:00 h passamos pela cidade de Bridisi a uma distancia de 7 milhas. Às 22:00 deixamos o Mar Adriático para entrar no Mar Ionio através do estreito de Otranto e continuamos até as costas Gregas com rotas Sul orientales.







4 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo blog e muito obrigada pelas sugestões? Estamos viajando no MSC Precioza, daqui a uma semana. O que nós recomendam fazer, comprar excursões a bordo ou ir de taxi local? Temos uma menina com 7 anos e uma bebé de 7 meses.
    Obrigada e beijinho,
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Desculpe pela demora em responder, é que estávamos viajando pelos Estados Unidos e quando eu vi o comentário já tinha passado o tempo. Mas em consideração a sua resposta, o mais aconselhável quando a viagem é para um país que não sabemos a lingua, eu recomendo fazer com os tours do návio, foi o que fizemos.Principalmente temto um bebê de 7 meses.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo obrigada por suas dicas, foram muito importante para mim. Acabei achando um navio que faz as Ilhas Gregas saindo de Bari e voltando p Veneza, com isso vou calmamente para Alberobello, pois sou fotógrafa e preciso de tempo. Parabéns pelo seu Blog, ele está muito bem escrito e as fotografias ótimas. Boa Sorte p vc e sua família!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bom Flávia que vce gostou do meu blog. Eu também sou fotógrafa. Essa viagens são tudo de bom para nós, não acha? Passe sempre pelo blog será um grande prazer.
    Abarços
    Haydée

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search