segunda-feira, 18 de setembro de 2017

PELOS CAMINHOS DOS CAMPOS GERAIS: Adega Porto Brazos e Buraco do Padre

Adega Porto Brazos em Campos Gerais, Ponta Grossa, Paraná

Uns dias antes de viajarmos ficamos sabendo que na região do nosso destinos iria fazer muito frio. Colocamos na nossa bagagem, jaqueta, luvas, gorros e muito mais, até parecia que estávamos indo para o Alaska. 

Humm...Alaska? Claro que não, mas estávamos indo lá para os Campos Gerais, onde no inverno faz um friozinho bem gelado.

Chegamos em Ponta Grossa, estava bem quentinho e um sol maravilhoso! Com certeza iria render belas fotos e filmagens.

A Cidade de Ponta Grossa

Quando eu tinha mais ou menos 8 anos fui a Ponta Grossa pela primeira vez. Enquanto passeava por suas ruas de paralelepípedos observava o movimento, os homens usavam chapéus, as mulheres eram super elegantes e os carros transitavam com um certo ar de luxo. Era o Footing da cidade.

Naquela época nem poderia imaginar que um dia voltaria a essa cidade para conhece-la melhor.

Ponta Grossa fica a 115 km de Curitiba, na região dos Campos Gerais, fica no centro do estado do Paraná, destaca-se no cenário turístico do sul do Brasil por suas belezas naturais.
Saindo de Curitiba, logo após subir a Serra São Luiz do Puruña, você já estará nos Campos Gerais e logo visualizará as suas belas paisagens.

Eventos

Entre novembro e dezembro a cidade recebe muitos turistas que Vêm para a München Festa, festa do chopp escuro. A cidade vira uma festa, com apresentações de bandas típicas alemã, comidas típicas e o concurso do chopp de metro, que para vencer o concurso, o participante tem que beber um metro de chopp (600 ml) no menor tempo, sem babar ou tirar a tulipa da boca.


Hospedagem

Ponta Grossa tem uma grande variedade de hotéis onde você poderá se hospedar para conhecer os pontos turísticos da região.

Hotel Planalto


Nos anos de 1940 o hotel se chamava Hotel Palace
                                       
Foi inaugurado em janeiro de 1941 em estilo neo clássico. Em 1974 os irmão Wilson Wagner e Franklin Wagner adquiriram o prédio do "Palace Hotel". Em 1997 passou por uma reestruturação, tanto da parte física como da parte organizacional, conservando as suas característica, permitindo hoje hospedar os mais exigentes hóspedes.

Recomendamos o Hotel Planalto onde ficamos hospedados. 
O staff do hotel é formado por pessoas educadas, simpáticas e atenciosas. Café da manhã variado e saboroso. Camas confortáveis, ambientes limpos e espaçosos. Custo benefício supera as expectativas dos hóspedes que vem a lazer ou a negócios. Sua localização é excelente, fica no centro da cidade.
O café colonial acontece as quartas-feiras e sábados.

Quarto standart, confortável
                                                 

Suíte - Requinte, ideal para uma grande noite.


Charmosos objetos de decoração
Um toque de charme, elegância e personalidade
Lugar agradável para o café da manhã
Café da manhã muito bom, com produtos variados, com qualidade e saborosos.
Se você gostou do Hotel Planalto Clique Aqui para fazer a sua reserva.
Fomos convidados pela Prefeitura de Ponta Grossa e pela Fumtur para uma viagem, para conhecer os pontos pontos turísticos dos Campos Gerais. Nosso grupo foi formado por 30 jornalistas de diversas partes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Nos foi apresentado o roteiro que iríamos percorrer durante 3 dias. De 24 à 26 de agosto.

Pontos Turísticos
Adega Porto Brazos, Buraco do Padre, Museu do Tropeiro de Castro, Memorial Holandês de Castrolanda, Parque Estadual de Vila Velha, Parque Histórico de Carambeí, Fábrica do Madero e Frederica's.

Adega Porto Brazos - Sabor e Tradição

Fomos recepcionados pela senhora Anneleen Dewulf que nos acompanhou até uma pequena plantação de amoras e nos relatou a história de sua família.
Seus avós imigrantes Belgas trouxeram da Europa uma tradição da época. Como na região que viviam era muito frio eles colhiam amoras silvestres do bosque para produzir uma bebida que pudesse aquecê-los durante o inverno rigoroso da região.
Os proprietários da Adega Porto Brazos deram continuidade a essa tradição. A produção dos seus produtos a base de amora é feita artesanalmente, sendo hoje os únicos no mundo.
No início os pés de amora eram plantados em um terreno de 10 ha, em 2015 começaram a produção em grande escala e em 2017 foi aberto para venda ao público.
                                                                          A Beleza da Natureza
Fonte da foto- Adega Porto Brazos            
O significado do nome: 
Porto em homenagem ao vinho do Porto e Brazos é uma variedade de amora.
As mudas vem dos Estados Unidos, Bélgica e algumas regiões da Europa, sendo que a variedade Brazos foi a que mais se adaptou à região.
As amoras são produzidas sem agrotóxicos e colhidas manualmente para a produção de aguardente, vinhos, licores, chopp e cerveja de amora.
                                Além das bebidas produzem também geleias e calda de amora.                  
                                        O licor da amora foi desenvolvido apenas para a Adega Porto Brazos
A Adega conta com uma área para visitação, degustação e venda dos seus produtos. É um lugar agradável e tranquilo onde você pode desfrutar de diferentes pratos e bebidas tendo como base a amora.
Aos domingos no Restaurante Gourmet, servem um saboroso Buffet de Paella Espanhola (só com reservas).

Algumas delícias de doces são servidos com calda de amora
  • Panqueca flambada com sorvete e calda de amora
  • Brownie com sorvete e calda de amora
  • Waffe co sorvete e calda de amoras
Dando Atenção aos salgados
  • Tábua Colonial com cesta de pão (serve 2 pessoa)
  • Fondue de queijos
  • Panqueca de carne

Endereço: Saindo de Ponta Grossa pela PR 513 Km 14, Estrada do Buraco do Padre, 700 metros.

Horários:
Quarta a sexta das 09:00 às 18:00 h
Sábados domingos e feriados : das 11:00 às 18:00 h

                              


Buraco do Padre

O Buraco do Padre é um dos mais belos atrativos naturais do Paraná, fica na região de Itaiacoca. Está localizado dentro do Parque dos Campos gerais a mais ou menos 25 Km do centro de ponta Grossa.


Para os amantes de atrativos naturais, este lugar é um cenário da natureza incrível e único. O nome do local está ligado a uma história dos Jesuítas. Esse lugar para eles era perfeito para seus recolhimentos e meditações. Quando estavam dentro eram observados pelos indígenas. Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo.
                                                       A cachoeira é formada pelo Rio Quebra Perna
Conhecer este lugar foi uma sensação fascinante. Passando pela entrada majestosa e imponente, paredões verdes, a cachoeira maravilhosa se mostrou....
Lá estava ela, deslumbrante!!!
Por alguns instantes, o tempo parou para que absorvêssemos a energia do lugar, foi impossível ficar indiferente diante de tanta beleza, a natureza estava nos presenteando com aquela visão.
Uma cacheira de 30 m de altura surge de uma fenda a cai pelos paredões rochosos, sobre os quais a águas descem e após caírem sobre as pedras, calmamente seguem o seu curso.
                    Acima dela tem um buraco por onde os raios de sol penetram no seu interior.                   
Quando estava fazendo a edição desta foto percebi alguma coisa interessante nela. Os contornos dessas pedras, logo acima, sugere o perfil de um rosto. Esta foto foi tirada na saída do Buraco do Padre. ???


Acesso até as Furnas (entrada principal)
É necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 1 km a pé por um caminho totalmente tranquilo, passando por beleza da vegetação local e por várias sinalizações sobre a origem do local. É de fácil acesso e conta com passarelas na área de maior dificuldade, possibilitando o fácil acesso a boca da furna. Depois da reforma, tornou possível que cadeirantes ou pessoas portadoras de necessidades especiais possam chegar até debaixo do buraco com a queda de água. Mas as pessoas com mobilidade limitadas podem ter dificuldade em subir nas pedras.

Por outra trilha
Há a possibilidade de acesso a trilha para a visita acima do Buraco, recomendada só para os amantes de aventura, pois não tem sinalização, a vista não é tão linda quanto a do interior De cima poderá ver e conhecer o trajeto que o Rio Quebra Perna faz até cair dentro do Buraco do Padre. Caso faça, recomendamos o uso de botas de trilha e leve também um GPS.

O que levar

  • Lembre-se de levar água, principalmente se o dia estiver muito quente.
  • Se quiser tomar um banho de cachoeira, leve uma peça de roupa de banho.
  • Protetor solar e repelente são itens indispensáveis.
  • Leve saquinhos de plástico para guardar resíduos de comida, latinha de refrigerante ou garrafa de água para colocar no lixo depois de fazer a visita.

Onde Comer
Nas a proximidades do parque encontram-se o Kaffee loch e a Adega Porto Brazos, onde você poderá apreciar boa comida.

Há churrasqueiras a disposição dos visitantes, onde é possível fazer um pick nick ou churrasco. Não esqueça de levar o carvão e a carne,

Horários de visitação
De quinta à domingo e feriados das 09:00 às 17:00 h
Saída obrigatória dos visitantes até às 19:00 h

Valores por pessoa
Ingresso diretamente na guarita do parque
Inteira: R$ 16,00
Meia: R$ 8,00

  • Para crianças menores de 6 anos
  • Idosos (maiores de 60) com documentação
  • Estudantes e professores (com carteirinha)
OBS: Não precisa agendar visita

Como Chegar
O acesso é pela rodovia do talco (PR 513) km 14
A partir do Campus Uvaranas da UEPG percorrem-se 16 Km e virá-se a direita em uma estrada não pavimentada. Após 5 km virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre.
Conhecemos estes lindos lugares durante o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais (24 à 27 de agosto) e da viagem organizada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa para conhecer e divulgar as belezas naturais, os pontos turísticos, a cultura e costumes dessa belíssima região turística. Agradecemos aos proprietários do Hotel Planalto e da Adega Porto Brazos, os quais tão bem nos receberam.

No final do dia avaliamos os lugares que conhecemos. Ao pesquisarmos sobre a região dos Campos gerais, percebemos quantos lugares da região ainda temos para conhecer. Retornaremos um dia e vamos conhecer outras atrações turísticas como: A cachoeira da Mariquinha, a Cachoeira de São Jorge. Tibagi e outras mais. Nosso objetivo, voltar, explorar e divulgar.






Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search