sábado, 28 de abril de 2018

SANTA TERESA - ES , PRIMEIRA CIDADE DE COLONIZAÇÃO ITALIANA DO BRASIL


Santa Teresa estava incluída nos destinos do Pocando no Es, encontro que reuniu blogueiros de vários estados do Brasil, para conhecer essa região do Espirito Santo. 


Santa Teresa


Como chegar
Ela fica do ladinho de Vitória, são 78 Km. Pega a  BR 101 que sai de Vitória em direção norte do estado, segue por 50 Km até chegar no município de Fundão, você pega o trevo em direção à Santa Teresa. seguindo por mais 28 Km pela Rodovia Estadual 261.
Senão tiver movimento a viagem dura mais ou menos 1 hora. Pode fazer um bate e volta, mas com certeza você vai querer ficar um pouco mais, porque vai sentir aquele clima de cidade pequena e cheia de atrações.
Se chegar de avião em Vitória alugue um carro, você irá aproveitar muito mais a sua viagem.

Onde Fica
O município fica na região serrana capixaba, sendo um dos destinos mais procurados do Estado. O agroturismo é bem forte na região.

O que fazer
Banhos de cachoeira, paisagens naturais exuberantes, passeios pelas fazendas. experimentar a rica gastronomia, agenda cultural intensa ao longo dos anos, curtir o friozinho, fazem parte de uma viagem a Santa Teresa.
Juntando tudo isso com as manifestações culturais herdadas dos imigrantes, parece que estamos na Itália.

O Clima
O clima é agradável, o inverno é seco e ameno, quase sem nuvens, verões quentes e úmidos. Ao longo do ano em geral a temperatura varia de 12 ºC a 29 ºC e raramente é inferior a 9 ºC ou superior a 32º.

Santa Teresa tem história

Muitas famílias de imigrantes vindo da região da Lombardia, do Tirol e Vêneto, vieram para o Brasil em 1875, chegaram 60 famílias buscando uma vida melhor e encontraram na antiga localidade de Timbuí, um lugar perfeito para viverem.
Em 1895 foram criadas a comarca e a paróquia e foi desmembrado o distrito de São Roque Cannâ, dando origem a um novo município.
Em 1887 chegaram também os primeiros alemães, suíços e poloneses.
Em 1891 a vila se emancipou, transformando-se na primeira cidade de colonização do Brasil e rapidamente se desenvolveu.

Conhecendo Santa Teresa


Muito parecida com as cidades italianas, conseguiu preservar boa parte do seu patrimônio histórico e do seu traçado original. A cultura e os costumes foram preservados, passando de gerações a gerações.
Andando pelas ruas, podemos perceber vários casarios construídos à beira da calçada, sem recuos. A cidade foi construída no meio de um vale, cercada por montanhas e rios.
No seu pequeno centro estão alguns imóveis da época da vinda dos imigrantes, que foram tombados e oreservados. Muitos ficam na Rua do Lazer e sua proximidade.

Se encantar com Santa Teresa é pouco, a cidade está cercada por belas montanhas da região serrana do Espirito Santo. 
Saindo um pouco fora da cidade, lindas árvores quaresmeiras colorem e enfeitam as matas.

A cidade também é chamada de Cidade dos Colibris (beija-flor), por haver grande quantidade desse pássaros na região e também por ser a cidade onde nasceu Augusto Ruschi - pioneiro nas pesquisas sobre Colibris e fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, que está situado.

Um Roteiro de Final de semana em Santa Teresa




1º Dia - Sábado
Saímos de Santa Leopoldina em direção a Santa Teresa, no caminho passamos em Santa Maria, cidade dos imigrantes Pomeranos.

Cantina Mattiello

Seguindo para Santa Teresa. nossa primeira parada foi na Cantina Mattiello
A cantina está localizada a 2,5 km do centro de Santa Teresa, como quem vai em direção ao Circuito Caravaggio. A entrada é muio charmosa, e seu interior é todo decorado em estilo italiano. Para acompanhar um bom vinho eles vendem umas coisinhas para acompanhar. E fiquei sabendo também que eles tem um delicioso capuccino cremoso. 
O proprietário nos acompanhou durante a visita dando todas as explicações sobre os vinhos e o processo de sua produção. A sua produção é de vinhos artesanais de uva e jabuticaba. A cantina oferece tour de visitação na fábrica para grupos e na época da colheita oferecem também um tour pelos parreirais.
Contato: cantinamattiello2@hotmail.com
Telefone:+55 (27) 99850-6158 ou +55 (27) 99908-5282



                                                                                                                                      Um brinde a vida!

Casa Lambert


Emocionante foi quando entramos nessa casa, ali estava toda a história de uma família de italianos que vieram da italiana em busca de dias melhores. A casa é uma das principais atrações turísticas do município.
Construída em 1875 pelos irmãos Antonio e Virgilio Lam em Santa Teresa, foi umas das primeiras casas construídas em Santa Teresa. Construída de estuque e barro.
Foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura .
Ao lado fica a Capela Nossa Senhora da Conceição. onde se encontra no seu interior uma imagem da santa esculpida em madeira pelo imigrante Antônio Lambert.
Horário de visitação: De quinta a domingo das 09:00h às 16:30h
Contato: +55 (27) 3259-1611
E-mail: casalambert@santateresa.es.gov.br
Rua São Lourenço, s/n - Santa Teresa




Casa dos Espumantes

A degustação foi com grande variedade de espumantes, novamente provamos o de jabuticaba.
A casa do Espumante é um estabelecimento rústico e charmoso, fica no Circuíto Caravaggio, lá você poderá comprar espumantes e licores de vários sabores. 
É um espumante legitimamente capixaba, sendo uma produção caseira e familiar, mas um produto profissional. O moscatel é delicioso!!
Cicuito Caravaggio Km 4 
De terça a sábado de 08:00h às 17:00h
Domingos das 09:00h às 16:00h


Casa Dei Liquori

O colorido de todas aquelas garrafinhas fez com que todos quisessem provar cada um deles. o mais pedido foi o de capuccino. A cor do de Pequi me conquistou, e realmente era muito saboroso!! Casa dei Liquori é um encanto, toda cheia de delicados vasos de flores pendurados. na parte detrás tem um bonito lago.
Circuito Caravaggio Km 4
De terça a sábado das 08:00h às 17:00h às 16:00h
Pequenas garrafinhas cheias de sabores



Rampa de Voo Livre

Local quase no finalzinho do Circuito Caravaggio. Esse lugar com certeza me fez lembrar o Monte Grappa na Itália, incrível!! O horizonte sem fim. Gostaria de ter ficado um pouco mais para curtir mais esse lugar. Não sabia que era tão lindo. Para chegar até aqui, tem que andar por alguns km por uma estrada de terra. Mas com certeza você vai querer ir.
Rampa - Vale Caravaggio
Cobram 3,00


Santa Sfiha

Acho que essa Santa Sfiha é santa mesmo, porque assim como chegou, logo sumiu todinha, por que será? Estava uma delícia. tinha de carne moída, queijo com tomate, de banana com canela e geleia de uva. Ganhou do habib's, porque a deles eu não gosto.
Tem muito mais sabores como: Com recheio de linguiça teresense, com queijo mussarela, palmito pupunha, tomate e de geleia de pimenta. 
Rua Coronel Bonfim Junior, 90 
De uinta a sábado das 11:00h à meia-noite
Domindo de 11:))h às 16h




Taberna Lounge


Santa Teresa oferece uma rica cultura, clima de montanhas e uma gastronomia imperdível.
No final de semana que estivemos por lá, estava tendo o evento gastronômico "Itália é Aqui" , com pratos típicos italianos e muita música para divertir. Tudo isso para comemorar a lei que reconhece a cidade como pioneira de imigração italiana no Brasil. A animação na Rua do Lazer é muito grande, mas não é só por isso que estou fazendo esse comentário. quem me conhece sabe o quanto eu adoro restaurantes temáticos, são todos coloridos e cheios de graça e em Santa Teresa está cheio desses tipo de restaurantes.

O Restaurante Taberna Lounge, no qual, jantamos nessa noite, era todo diferente, um típico restaurante Medieval Italiano. Quando chegamos já começamos a perceber o quanto ele era diferente, a decoração era toda medieval, tinha até umas bandeirinhas medievais enfeitando as  entradas das toilets.

O prato que pedimos nos fez lembrar os pratos da Provence, na França, as comidas vinham servidas em pratos de ardósia, este veio em uma tábua de madeira. Os vinhos são servidos em copos de barro, mas como eu não posso mais beber vinho, pedi um suco de uva, assim me senti como se estivesse em um filme medieval.

  Já na entrada você vê essa bomba de gasolina, acho que não tem nada a ver com o tema medieval,      mas eu gostei da ideia, tanto que tirei uma foto.
Lindas essas bandeirinhas medievais
Costela Calabolso - Costela de boi no bafo, linguiça calabresa. Molho barbecue artesanal. Acompanha arroz branco, farofa crocante de alho e batatas rústicas. Serve 2 pessoas.


Sitio Floratta

Sitio Floratta tem uma hospedagem diferenciada, são 3 casas: a amarela, a vermelha e a bege. Nós ficamos na vermelha, que acomoda 11 pessoas. Essas casas podem ser alugadas por um período de final de semana ou mais dias. As casas são completas, só precisa levar itens de higiene pessoal, toalhas de banho e ingredientes de alimentação.
A proprietária foi muito gentil com a gente, a atenção foi especial, como não servem café da manhã, ela gentilmente preparou uma cesta com tudo para um café da manhã, só tínhamos que passar.
Na casa tem piscina e uma churrasqueira para fazer um churrasquinho enquanto você estiver por lá.


O sitio fica um pouco longe do centro da cidade, mas essa é a intenção, descansar em um lugar agradável.

Uma piscina para relaxar. As quaresmeiras enfeitam a paisagem.

Um lugarzinho para descansar e admirar essa paisagem


2º Dia - Domingo

Centro Cultural e Museu da Imigração

O Centro Cultural a colhe um acervo muito grande sobre a história dos imigrantes italianos de Santa Teresa. Na parte debaixo tem também uma sala onde se pode apreciar e comprar lindos artesanatos.
Rua Ricardo Pasolini, 264 Centro
De quinta a domingo incluindo feriados de 09:00h às 17h


Museu Mello Leitão

O local ocupa um espaço de 70 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica.
É um museu a céu aberto, com várias espécies de animais e vegetais. Isso tudo em um único local.
Os beija-flores voam livremente, desfilando o seu encanto por toda a mata.
Há grande variedade de plantas, borboletas, araras e beija-flores.
Caminhar pelas alamedas do museu é muito agradável, tem muitas coisas para se ver.
Avenida José Ruschi 4, Centro
De terça a domingo
Das 08:00 às 17:00h (Gratuíto)


Este momento foi especial, eu estava observando o vai e vem dessa borboleta, foi quando peguei meu celular para tirar uma foto, mas não contente resolvi eternizar esse momento, comecei a filmar, e foi aí que eu fiz um vídeo onde expressa toda a leveza desse ser, e ficar a imaginar o quanto bela e o quanto livre ela é, pode ir a qualquer lugar sem que a impeçam de voar, seguindo o seu rumo. Momento maravilhoso!!

Fabricio's Bar e Restaurante

Localizado na Rua do Lazer , uma das mais animadas de Santa Teresa. Você pode escolher entre ficar no interior do restaurante ou em local aberto. Esse restaurante é estiloso, um charme só, em cada mesinha tinha vasinhos com gérbera. Sua gastronomia bem elaborada e com ótima apresentação. O prato que eu pedi, Cesta de Capeletti, parecia uma obra de arte. Atendimento muito bom!
Endereço: Rua Coronel Bonfim Junior, 43
De quarta a Sexta das 18:00 h à meia noite;
Sábado das 12:00 h às 16:00h
Domingo das 12:00 h às 16:00h

Mesas na calçada



Delicadeza

Recadinhos de quem já esteve aqui.

Filé mignon à parmegiana - Acompanha arroz e purê de batata.

"Cesta de Capaletti" Capeletti artesanal recheado de frango, ao molho de pêsto, tomate seco, champignon e mussarela de búfala, servida em cesta de parmesão.


Claids Biscoitos

Os biscoitos de Claids são famosos na região. E você acha que a gente ia resistir, saímos com a sacola cheia. Aquele biscoitinho redondinho de cebola que delícia, o doce de jaca com chocolate e o alfajor, meu Deus...... quanta tentação. Bem criativo aquele carrossel vidros que rodam para a gente poder degustar os salgados e doces.
Hoje na Claid's tem mais de 80 sabores de biscoitos para escolher.
Rodovia Josil Espindola Agostini, Bairro Penha - Das oito às 18:00 - De segunda a segunda.

Bem cuidado


"Carrossel de guloseimas"

Laticínios Lorena

Já na estrada chegamos no Laticínios Lorena. A degustação com seus produtos foi muito saborosa, grande variedade de frios, iogurtes e um delicioso leite queimado. Localizado próximo a divisa do município de Fundão com Santa Teresa, o laticínio Lorena oferece uma grande variedade de queijos, além de outros produtos como biscoitos, linguiça caseira e muitos doces.
Rua Engenheiro Josil Agostini 3, São José, Fundão
De domingo a quinta de 07:00h às 17:00h
Sexta e sábado de 07:00h ás 17:30h

Pesquisando sobre Santa Teresa acabamos descobrindo uma festa italiana que acontece em junho, "A Carretela del Vin. Mesmo depois de 140 anos da chegada dos pioneiros ao Vale do Cannã, ainda festejam com vinho, polenta e muita alegria, como faziam seus antepassados. Tentaram substituir o vinho por suco de uva, mas não deu certo. Como assim? Festa de italiano sem vinho, não é festa.

Todo ano no mês de junho acontece essa festa, tem música, danças, carros alegóricos e um boa comida italiana. Até serenata tem por lá.
Nesses dias muitos visitantes chegam para a festa em Santa Teresa. Os moradores enfeitam suas casas e ornamentam os carros alegóricos que contam em detalhes a história de seus antepassados.
Tudo isso nos chamou atenção e ficamos interessados de conhecer e participar. Não vai faltar oportunidade. "Viva L'Itália"
Santa Teresa é uma cidade pequena, encantadora e cheia de vida, por isso nos apaixonamos por ela!

Queremos agradecer a uma pessoa super dedicada e atenciosa que esteve presente em toda a viagem nos levando a lugares, dando explicações, contando histórias, Jefinho Expedições acompanhou os blogueiros nessa viagem ao Espirito Santo. Parabéns pelo seu trabalho.

Foram vários blogs que estiveram presente "Pocando no ES 4" em cada um deles conta um pouco da região que fomos conhecer. Subimos a serra e fomos conhecer Santa Leopoldina e Santa Tereza. Pode entrar e conferir.

Queremos agradecer por essa oportunidade de participarmos do "Pocando Es 4", nós pudemos conhecer uma região muito linda que é a região da Serra Capixaba.






4 comentários:

  1. E o bom é que tudo isto fica a um pouco mais de uma hora daqui de Vitória e eu posso ir sempre. Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo. Já estamos com saudades, mas com certeza vamos voltar para conhecer um pouco mais desse lindo estado. Abraços!

      Excluir
  2. Santa Teresa é um encanto só né? Adoro subir para essa região para me desligar da correria do dia a dia e curtir um clima único que só a Cidade dos Colibris tem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pequena cidade vai ficar no meu coração, principalmente por eu ser descendente de italiano.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search