domingo, 10 de março de 2013

Explorando Cinque Terre

Mais uma vez estamos em Cinque Terre. Quem conhece Cinque Terre sempre volta, pois essa terra é mágica e encantadora !!!!!.Cinque Terre fica na região da Liguria na Itália. Junto trouxemos alguns amigos para conhece-la também.
Quando colocamos uma postagem sobre esse lugar em 2010, vários leitores do nosso blog leram e devem ter ido conhecer essas terras. Quando começamos a nos interessar por esse lugar pouco se falava, e poucas reportagens tinha em revistas ou guias, pesquisei em blogs. Foi difícil entender como faria para conhecer as 5 terres que são: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore
A primeira vez que vi algo sobre Cinque Terre foi na revista Viagem e Turismo, que diziam que em algumas delas era difícil o acesso, que teria que andar muito entre uma e outra. Viemos preparados, mas não era tudo isso que falaram. Claro tem trilhas para quem quer se aventurar, mas também tem boas estradas. Se você resolver ficar em alguma delas, vai ter que deixar seu carro no estacionamento que fica um pouco longe e desce com toda a bagagem a pé. Mas nada que tire toda a magia de ficar em uma delas, principalmente se você for jovem. Nós, como já falei ficamos em Levanto, que fica bem próxima a elas.

Levanto serviu de base para conhecermos toda a Riviera da Ligúria.
Nosso passeio começa aqui de Levanto e vamos até Riomaggiore de trem, Riomaggiore é a última indo de Levanto, gostamos de começar por Riomaggiore porque a gente vem voltando e quando começar a anoitecer já estamos em Levanto, e também por causa da Via de L'Amore, que é muito linda para percorrer durante o dia.

As Cinque Terre

De Trem: A viagem é feita toda por dentro de tuneis, com poucas paisagens durante o trajeto. O trem é usado para quem quer fazer as Cinque Terre mais rápido.
De barco: Você pode fazer também de barco.
Pelos Sentieri: Caminhando pelos sentieri ( trilhas), isso requer mais tempo,  mas é muito legal.
Em 2010 nós fizemos a pé, de Corniglia a Vernazza e Vernazza a Monterosso.
              

Nosso Roteiro:

1-  Riomaggiore
2-  Manarola
3 - Corniglia
4 - Vernazza
5-  Monterosso al Mare
Fomos de Trenitalia . Os trens seguem a costa, da manhã até a meia-noite, uma ou duas vezes por hora. Você pode também usar como meio de transporte os barcos.

As passagens podem ser compradas na hora do embarque, há vários horários é um trem atrás do outro, só tem que prestar atenção quando for pegar o trem para ir de uma cidade para outra, chegar encima da hora ou ficar muito tempo esperando o próximo.
             Não esquecer de pedir este papelzinho com os horários quando for comprar as passagens.
Só cuidado para não pegar o trem errado ou não prestar a atenção nas estações e ter que correr para descer. As vezes acontece de pegar o trem no qual não está acostumado, ex. os trens que vão para Genova, você já nota que não é os que você pegou durante o dia, eles são mais luxosos e são de cabines. Foi o que aconteceu com a gente. Ainda bem que o trem parou na estação de Levanto, se não, teríamos entrado em uma roubada.
Compramos a "Cinque Terre Cards" que dá direito por um dia de usar o transporte ilimitado (trem e ônibus) e também usar nos sentieri (trilhas) e Via Dell'Amore. O valor é de 10 EUR. Existe também para mais dias. Podem ser comprados nas estações.
                                 Equipado para fazer as trilhas. Enquanto espera o trem, fazendo gracinhas.....
Cinque Terre é um dos melhores lugares da Itália para se visitar,setembro traz muitos turistas, enquanto junho e agosto fica repleta de italianos. Andando na beira dos penhasco, você verá vistas estupendas de águas limpas e fará você parar por alguns minutos para apreciar essa maravilha. Verá também os vinhedos em toda a costa. Quando a noite cai, a cor do mar fica dourada e as luzes vão se ascendendo para mostrar o quanto lindo também são as Cinque Terre a noite.

 Próxima Estação Rio Maggiore

Riomaggiore é a sede das autoridades do parque, é o ponto principal de chegada de muitos visitantes que vem para andar nas trilhas.









                                                                  Limão Siciliano, delicioso !!!!

                                                         Casas coloridas de Riomaggiore.

                                                                        Frutas saborosas.


                                Para conhecer as cidades tem que andar a pé, descobrir cada cantinho.

Via Dell' Amore

A Via dell'Amore é a via dos amores, dos apaixonados, daqueles que querem que seu amor dure eternamente. A via é muito linda, as paisagens maravilhosas, é feita a pé, dura mais ou menos 50 minutos. Ela liga Riomaggiore e Manarola.

                                                                     "Cadeados do Amor"


O Simbolo da Via.
                                                       " Bar dell'Amore" Bar e restaurante.
                                                                     Cardápio do Bar.
                                                              Restaurante Via dell 'Amore.
O trem passa entre as cidades por tuneis, esta estação fica entre Romaggiore e Manarola.
Será que o Zeca está colocando um cadeado para prender a Jane por toda a vida? Parece que sim , mas não, ele estava tirando foto dos cadeados. rsrsrsr.
                                 Olha só a pose que ela faz quando percebeu que está sendo observada.
Manarola

                  Manarola uma das Cinque Terre mais bonita!!!!!  
Manarola é linda vista tanto embaixo como de cima.
Foi construída no alto de uma rocha de 70 metros acima do nível do mar, é uma das mais charmosas e românticas das Cinque Terre. O porto dispõe de uma rampa para barcos, pitorescas casas multicoloridas de  frente para o mar.
Capelinhas pelo trajeto
Manarola é um encanto !!!!!
               Loja de ceramicas, um pouco caras, mais são lindas !!!
                                              Claro que não podia deixar de ter uma corujinha.
Meus temperinhos que eu adoro !!!! Claro que eu trouxe. Adoro chegar nessas lojinhas de culinária, é uma festa total. Dificilmente eu trago pouca coisa.



Corniglia 

A cidade é um encanto! 
O acesso a ela é através de uma escada de 365 degraus, ou de ônibus que você pode pegar na estação. Aconselhamos a ir de ônibus (incluído no Cinque Terre Card), pois de escada creio que não vai aguentar. Pode até descer, todo santo ajuda, nós descemos rapidinho

                    Horários dos ônibus que saem da Estação de trem e leva até a vila de Corniglia.
                            Subir é só para os corajosos. Corajosos aonde??? Não vimos nenhum.
                                                           Para descer é rapidinho.
Corniglia é uma aldeia que tem algo especial, não é pelo mar, mas pelo fato dela estar encima de uma pedra a 80 pés acima da água. Isso lhe dá um charme especial. Corniglia manteve-se um pouco fora da multidão pela sua localização é a menos movimentada.
Corniglia do alto.
                          Em Corniglia as ruas são bem estreitas.
                                     Tudo aqui é feito com muito carinho.
Nesta pizzaria o dono quando a gente chegou, falou, está chegando a comitiva da Dilma, kkk
                                                         As pinturas dessa Igrejinha são bem primárias.





Plantações

                                                               Vista de Manarola, estando em Corniglia.
Nossos amigos do navio que encontramos em Cinque Terre, Célio e Tere.

Vernazza

Nesta local faríamos o comentário sobre Vernazza, mas infelizmente não nos foi possível. Vernazza a mais linda das Cinque Terre em outubro de 2011 sofreu uma das enchentes mais horríveis de sua história. Vernazza ficou praticamente destruída. Antes de embarcarmos ficamos sabendo que Vernazza não estaria preparada para receber seus visitantes no começo de 2012, pois ainda não teriam tempo para reconstruí-la. 
Não deu tempo de visitarmos Vernazza, ainda bem, pois quem a conheceu como nós, ficaria chocado de encontra-la daquela maneira. No nosso vídeo aparece Vernazza bem rapidinho, dá para perceber um pouco do que restou. Deus abençoe essa terra, de gente tão hospitaleira e vencedores, olhe por eles e que nunca mais venham a sofrer como sofreram naquele dia.

 Chegando em Monterosso al Mare

Monterosso é uma das Cinque Terre que tem mais infraestrutura, não é tão bonita como as outras, mas é muito interessante. Se quiser pode fazer uma base também aqui.
É a maior das cinco, está localizada nas colinas com videiras e oliveiras. O mar de águas cristalinas faz desta pequena cidade, um dos lugares mais hospitaleiros da Riviera da Ligúria.É dividida em duas partes marcadas pela torre de Aurora. A parte nova da cidade, Fegina, é cheia de vida. Tem excelentes hotéis e restaurantes.




Terminamos aqui os comentários sobre as Cinque Terre. Fizemos em 2010 a mesma viagem, e colocamos muitas informações na postagem de 2010, se quiserem saber mais sobre Cinque Terre vejam essa postagem.

















































2 comentários:

  1. Oi,querida Haydee
    que maravilhoso post !!!!! É de utilidade pública,vou anotar todas as dicas pois vou visitar essa area da Itália agora em Outubro.beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga como vai?
    Que bom que você gostou. Tenho mais tuma postagem sobre Cinque Terre, no Blog. Você vai adorar a região, é maravilhosa !!! Boa viagem!!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search