quarta-feira, 25 de abril de 2018

NA SERRA CAPIXABA, CACHOEIRAS DE SANTA LEOPOLDINA

Quando fomos convidados para participar do Pocandoes4 para irmos conhecer a região dos imigrantes na Serra Capixaba, nem imaginávamos onde ficavam as cidades de Santa Leopoldina e Santa Teresa.
Rapidamente fomos pesquisar e o que fazer por lá. Depois de uma rápida pesquisa tivemos descrições de cada uma delas e logo começamos a alinhavar a nossa viagem para não chegarmos como "Gato Ensacado" (quem não pesquisa sobre o lugar que vai viajar)

Quando falávamos que íamos conhecer essas cidades do Espirito Santo, perguntavam mas onde ficam essas cidades? Ninguém tinham ouvido falar, só sabiam sobre Vitória, Vila Velha, Guarapari e Domingos Martins. 

Acho que depois de tanto falarmos, foram pesquisar. Imagina, se estavam convidando os blogueiros capixabas e os de outros estados do Brasil, é porque alguma coisa de especial essa região tem. E não é que tem mesmo.

Depois de pesquisarmos ficamos sabendo que:
Santa Leopoldina é uma região de imigrantes suíços, alemães, pomeranos, australianos e muitos outros e tem belas cachoeiras.

Santa Teresa foi colonizada por imigrantes italianos, eu descendente de italiano e apaixonada pela Itália, com certeza não deixaria de ir conhecer. Muitas matas e montanhas ricas em fauna e flora, vinícolas e "altre cose di più" (outras coisas mais), para serem contadas depois.

Embarcamos e fomos Pocar no Espirito Santo.
Falando em pocar, você sabe o que é pocar? Não sabe? Nós também não sabíamos, essa palavra aqui no sul não é conhecida. Então vamos lá para as explicações.
POCAR é uma gíria muito usada no Espirito Santo, para o capixaba é mais que uma gíria, é um verbo.
Tem muitos significados, expressa, algo que foi sucesso, deu certo, lotou, estava muito animado, bombou, estourar a boca do balão, 
Por isso fomos pocar lá na Serra Capixaba. 

Nosso roteiro pela Serra Capixaba foi de 3 dias, conhecemos lugares interessantes, nossa primeira parada foi em Santa Leopoldina.


Santa Leopoldina


O município tem 12 mil habitantes, sendo que na sede tem 3 mil.
No centro histórico observamos vários casarios neoclássicos que foram tombados preservando a sua história.
Antes da atual denominação, o município já teve os nomes de Porto do Cachoeiro e Cachoeiro de Santa Leopoldina. 
O rio que passa por Santa Leopoldina era navegável e já teve um porto.

Dom Pedro II quando veio para Santa Leopoldina em 1860 e desembarcou nesse porto, foi recebido com uma missa para recepcioná-lo.
Graças à localização estratégica as margens do Rio Santa Maria o Porto do Cachoeiro se manteve como principal polo comercial da região Serrana do Espirito Santo, favorecendo o acesso à baía de Vitória.
Imigrantes de vários países do mundo vieram para Santa Leopoldina como, suíços, alemães, pomeranos, italianos e outras nacionalidades. Desembarcaram em Vitória e vieram de barco até Santa Leopoldina desembarcando nesse porto. Foram criando comunidades com os nomes dos países de onde vieram como: Tirol, Holanda, Califórnia e outras espalhadas pela região, por isso é conhecida como a Europa Capixaba. Chegou a ser a 3ª Colônia mais populosa de Reino, se emancipando em 1882.
A riqueza de Santa Leopoldina está na grande quantidade de belíssimas cachoeiras que atraem para a cidade milhares de turista. A potencialidade do turismo é muito grande, no lazer na cultura e prática de esportes radicais.No carnaval a cidade se transforma, as marchinhas de época saem pelas ruas passando entre os prédios históricos. Cena Vintage.


Algumas dicas para os passeios em Santa leopoldina.
- Vá de carro, assim você poderá conhecer melhor os lugares.
- Repelente é indispensável para quando for passear nas cachoeiras, mesmo não sendo alérgico.

Nós tivemos a oportunidade de conhecer duas belas cachoeiras a Véu de Noiva e a Moxafongo.
                                                                          Centro Histórico
O que Conhecer

Museu do Colono
O Museu do Colono está em uma casa antiga que retrata a época do apogeu comercial do Porto. O acervo é constituído de cerca de 600 peças, destacando-se mobiliários, faianças trazidas de várias partes do mundo, fotografias, instrumentos musicais, relógios antigos, o que reflete os costumes de uma família do século XIX
Como sou artista plástica, achei interessante essa parede com uma parte colorida, perguntei para a senhora que nos acompanhou durante a visita e ela me explicou que essas pinturas foram descobertas quando rasparam a parede para fazer uma nova pintura. Uma bela obra de arte!

2 - Igreja Sagrada Família

Fica no ponto mais alto da cidade. Sua construção é de 1911. Por estar encima do monte a vista é muito lida!

3 - Cachoeira Véu de Noiva

É uma das cachoeiras mais procuradas por ter uma boa infraestrutura. No local tem uma pousada, o que é muito bom para que você possa se integrar com a natureza e possa curtir por mais tempo esse lindo local. Fica a 10 km do centro, por estrada de chão.
Relaxante foi ouvir o barulho, sentir a energia do lugar e ter a oportunidade de admirar aquela queda d'água, que ao atravessar por um longo percurso, despencava em nossa frente. 

A cachoeira Véu de Noiva fica a 9 Km do centro da cidade é uma da maiores da região, tem 70 m de queda d'água. Para chegar até ela precisa caminhar por uma trilha bem tranquila. Na subida de volta você pode cansar um pouquinho, mas nada que você não aguente, que tal fazer um treinamento antes de ir? Brincadeirinha. Só não aconselho pessoas com problemas de locomoção. 





No Véu de Noiva Cachoeira Parque tem um Restaurante de dar água na boca. Sabe aqueles almoços na fazenda no fogão a lenha, meu Deus....o que que era tudo aquilo? Primeiro uma rodada em volta do fogão para ver quantas delícias tinha por ali e aproveitar para tirar lindas fotos porque tudo aquilo merecia muitas fotos, depois respirar e atacar. Tudo estava muito bom....sabe que eu até esqueci de comer a sobremesa, será que eu esqueci mesmo ou tinha comido além da conta, kkk. 


Quem já experimentou sabe, que a comida preparada no fogão a lenha é muito mais saborosa.
Se você estiver com fome durante a tarde, tem o bar que serve bebidas e algumas comidinhas.

Ficamos encantados com o lugar e com a comida. Vale a pena levar a família e os amigos para conhecer e aproveitar tudo isso. O parque Véu de Noiva está as margens do Rio da Prata, e foi aí que aproveitaram e fizeram um grande parque aquático. Opções de lazer para as crianças não falta, tem trilhas, parquinho, piscina, toboágua e muito mais....

Tem a Pousada Véu de Noiva para você se hospedar por alguns dias, para curtir toda a beleza que o lugar oferece. Só vai ter que se cuidar para não engordar ou depois fazer regime.

   Olha só essas delícias!! Polenta, peixe frito, torresmo, feijão tropeiro, ovo caipira, torta capixaba..
   Quer saber o que tem mais? Então vá para lá conhecer e aproveitar tudo isso...mas não esqueça de        comer a sobremesa.
    E esse fogo, maravilhoso!!!
    Feijão tropeiro com torresmo

4 - Eco Parque Cachoeira do Moxafongo

Eco Parque Cachoeira do Moxafongo localizado junto a Cachoeira Moxafongo, possuí piscinas naturais para banho, banheiros, chuveiros e serviço de bar e self service. É um parque tranquilo, ideal para ir com a família. 
O espaço é aberto sábados domingos e feriados, das 09:00h às 17:00h. 
O trajeto até a cachoeira é super fácil, fica a somente 1,2 km do centro da cidade, possuí 13 metros de queda d'água, o poço é raso e oferece muita segurança. Ao chegarmos nos deparamos com uma exuberante queda d'água. Tem um pequeno caminho para chegar até cachoeira.
Quando Ir
Qualquer época, no verão vai poder aproveitar as cachoeiras e no inverno vai curtir o friozinho da serra. Na época que fomos tudo estava florido, as quaresmeiras estavam enfeitando as matas.

Quanto Ficar
O tempo que você quiser. Só não vá para um lugar assim com pressa.

Onde Ficar
Pousada Suíça

Pousada Suiça, fica em um lugar agradável no meio da mata. Se você gosta de tranquilidade será um lugar ideal para descansar. Não vá esperando luxo, lá tudo é simples, mas o lugar vale a pena. Sr Pedro o proprietário é uma figura impar, adora contar como tudo começou, cada cantinho tem uma história.
    Na entrada da Pousada você já sente o clima de tranquilidade.

    Um cantinho para admirar a paisagem.
Está vista é a melhor de todas, pena que as fotos não conseguem transmitir o que é ver tudo isso ao vivo.
Acordamos com o canto dos pássaros. O cheirinho do café nos convidava a levantar cedo e aproveitar tudo o que o lugar nos oferecia. Chegando no local onde estava sendo servido o café percebemos que tudo ali fora preparado com muito carinho. nada mais gostoso do que aproveitar um momento como esse e se aventurar por sabores locais.

Onde Comer
1 - L'incontro Bar Restaurante Pizzaria
O cardápio do L'incontro Restaurante é bem variado, além da deliciosa pizza serve também porções e Hamburguer. O carro chef do restaurante são os pratos italianos, o almoço incluí self service e a noite funciona ala carte e pizzaria.

LucaLonardi já participou do Campeonato de Pizzaiolos e ficou em 4º lugar entre os 49 da mundial. Parabéns premio merecido.

No dia em que estivemos na pizzaria pudemos provar várias pizzas e com certeza podemos indicar  tanto pela qualidade quanto pelo atendimento.

 Qui hai una buona pizza fatta da un vero italiano (aqui tem uma boa pizza feita por um verdadeiro   italiano)Idas e Vindas da Carol
        Lucca Lonardi juntamente com sua mulher Ilza de Souza preparam essas deliciosas pizzas.

2 - Padaria Leopoldinense
A Padaria Leopoldinense é uma parada obrigatória para quem vem conhecer Santa Leopoldina. Grande variedade de biscoitos, doces, pães. tortas e salgados. Ambiente aconchegante.
Agora sim todos vocês acabaram de saber um pouco da Serra Capixaba, Região dos Imigrantes. Que tal arrumar as malas e ir conhecer?

Queremos agradecer a uma pessoa super dedicada e atenciosa que esteve presente em toda a viagem nos levando a lugares, dando explicações, contando histórias, Jefinho Expedições acompanhou os blogueiros nessa viagem ao Espirito Santo. Parabéns pelo seu trabalho.

Foram vários blogs que estiveram presente "Pocando no ES 4" em cada um deles conta um pouco da região que fomos conhecer. Subimos a serra e fomos conhecer Santa Leopoldina e Santa Tereza. Pode entrar e conferir.
Capixaba na EstradaViagens Cine,Bagagem de Memórias, Vivi na ViagemTire a Bunda do SofáIdas e Vindas da CarolVem que te ContoMapa na MãoTa indo pra OndePelo Mundo com ManuCaminha GenteDestinõesGuia e TurismoAline ApprovesPor aí Dicas de ViagensViagem MassaSão Paulo sem MesmicesMariana ViajaJefinho ExpediçõesRoberta Leite, Guia Capixaba, Elielson Beans

Queremos agradecer por essa oportunidade de participarmos do "Pocando Es 4", nós pudemos conhecer uma região muito linda que é a região da Serra Capixaba.









6 comentários:

  1. Santa Leopoldina sempre surpreendente! <3

    ResponderExcluir
  2. Haydée e Agassis, que viagem massa! As fotos de comida estão deliciosas! Voltem sempre ao nosso Estado que continuaremos aqui para receber vcs e para mostrar sempre mais belezas daqui. ;)

    ResponderExcluir
  3. Ola João!
    A viagem foi ótima, melhor ainda conhecer um pouco mais desse estado maravilhoso, e conhecer pessoas legais como você.
    Obrigada pelos elogios.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Deivson
    Com certeza é muito surpreendente, a história é muito interessante. Com tudo isso nossos conhecimentos aumentaram.
    Obrigado por tudo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Que delícia ler o relato de vocês! Santa Leopoldina é encantadora, e conseguiu passar com a sutileza do seu texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida tudo bem? Que bom que você gostou. Nós adoramos os lugares que conhecemos.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search