quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Vem para Ilha do Mel: Como chegar, Onde ficar, onde comer e dicas do que fazer por lá

Ilha do Mel um dos mais belos cenários do Brasil



Ilha do Mel é uma ilha brasileira situada na embocadura da Baía de Paranaguá no litoral do Estado do Paraná, Brasil. Um ponto turístico de muita importância e um dos destinos mais lindos do Litoral do Paraná.

Vá com tempo e disposição para desfrutar o máximo da magnífica natureza local. 

Sua praias são preservadas, onde não há carros nas ruas, apenas trilhas de areia. Um excelente lugar para relaxar, longe de muvuca das cidades. um lugar pra chamar de seu.
Com espaço e belezas de sobra, é um daqueles lugares em que se pode passar o verão inteiro fazendo um programa diferente a cada dia ou não fazendo nada, só no "Dolce far Niente".
Há tanta coisa para fazer e ver na ilha e fora dela, verdadeiro motivo para a visita à ilha que possivelmente faltará tempo para ficar no celular ou se importar com a quantidade de estrelas (ou falta delas) da pousada escolhida. Na realidade, basta garantir o básico: um quarto com ar-condicionado e um café da manhã caprichado., para dar conta das horas e horas entre caminhadas  e passeios.


Mais ou menos 90% da ilha é preservada, principalmente a parte norte, é toda com mata virgem. 
A maior parte é selvagem, Fortaleza é praticamente deserta, enquanto Encantadas é o point dos jovens e Praia Grande oferece as melhores ondas para a prática do surf. Trilhas de areia levam à belas praias da Ilha.

A ilha tem acesso limitado e recebe, no máximo, cinco mil pessoas por dia. É uma maneira de evitar a degradação e manter o despojamento.


A Ilha tem cinco vilarejos: 
Fortaleza
Nova Brasilia ou Brasilia 
Farol 
Praia Grande 
Encantadas

A Ilha tem praias para todos os gostos


Praia do Miguel - Deserta e selvagem, acesso a pé a partir do trapiche de Encantadas, por uma trilha plana. fica entre dois costões - um deles abriga o Farol. Piscinas naturais são formadas na alta maré.
Praia de Fora - A pequena enseada
Praia de Fora das Encantadas - A praia é emoldurada por ondas fortes e um costão rochoso, onde está a Gruta das Encantadas.
Praia do Farol das Conchas - Bastante procurada pelos surfistas, próxima ao centro da ilha
Praia Grande - Praia de maior extensão da ilha do Mel. Lá que são realizados luaus na praia.
Praia da Fortaleza - A ida até lá é obrigatória, você chega lá indo, a pé, de bicicleta ou de barco. É um lugar para conhecer um pouco da história da ilha.
Praia Encantadas - A praia mais movimentada da ilha, tem bares, restaurantes, pousadas e muito agito.
Praia do Limoeiro - A praia abriga o trapiche de Nova Brasilia e fica próxima ao istmo que divide as duas partes da ilha. 
Praia do Ismo - Com um visual bem bonito.


HISTORIA


Em 15 de abril de 1982, a Ilha do Mel, por aforamento, foi transferida da União para o Estado do Paraná.
A Fortaleza, o Farol e a Rádio Farol permanecem sob o domínio da União; Em 1985, chega a água tratada; Em 21 de setembro de 1988, foi criada a Estação da Ilha do Mel; Também em 1988 chega a energia elétrica, através de gerador à diesel, que funcionava das 7 h da manhã até às 2 h da madrugada, retornando no dia seguinte. 
Em 1988, através de cabos submarinos, a luz elétrica chega do continente, vinte e quatro horas por dia, seguindo também, para a Ilha das Peças para a Ilha do Superagui.

Dos seus 2700 hectares apenas 200 têm permissão de uso - o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982).
Não há ruas nem estradas, só trilhas. A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu início a atitudes  que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.

O ponto mais alto da Ilha do Mel, localiza-se no Morro do Miguel com 151 metros.


Origem do nome

São várias as origens;
O aparecimento de um mapa constante do "Livro de Toda a Costa da Província Santa Cruz", feito por João Albbernas em 1666 e que se encontra na mapoteca do Ministério das Relações Exteriores, onde a ilha já aparece com a denominação de Ilha do Mel, praticamente desvendou o mistério sobre o nome. Outro mapa, de Antônio Vieira dos Santos, publicado em 1850, também já continha a Ilha do Mel com essa denominação. No século passado era conhecida como "Ilha da Baleia", talvez pelo seu formato.

Ou pela extração do mel silvestre anterior a 1950, quando os alimentos eram adoçados com o mel ou com o açúcar extraído da cana da própria ilha, devido a dificuldade de obter o açúcar industrializado;
Se quiser saber mais informações clica aqui.


COMO CHEGAR E CIRCULAR NA ILHA DO MEL


Para mais informações sobre valores e horários acesse o site da Empresa ALBALINE que faz a travessia. 

Saindo de Curitiba - Como chegar em Paranaguá ou Pontal do Sul -  Lugares de onde saem as barcas para Ilha do Mel.



De ônibus


O trajeto de Curitiba/Pontal do Sul leva um pouco mais de 2 horas. As duas rotas (Curitiba/Pontal do Sul e Curitiba/Paranaguá) são operadas exclusivamente pela empresa Viação Graciosa).
Para compra da passagem e mais informações clique neste link Viação Graciosa


De carro próprio ou alugado 


Curitiba / Paranaguá: São 90 Km até Paranaguá 
Curitiba / Pontal do Sul: São 120 Km, sendo 80 km pista duplicada e 40 Km pista simples.

Se chegou em Curitiba de avião -  Tem 2 opções, ir de ônibus ou alugar um carro. O ideal é ir de ônibus porque se você for com carro alugado vai estar pagando a diária do aluguel do carro e do estacionamento (será um desperdício), não vale a pena. Mas mesmo assim, se quiser alugar um carro, tudo bem.


ESTACIONAMENTO


Perto do embarque tem vários estacionamentos, onde você poderá deixar seu carro. Procure estacionar próximo do embarque, porque assim vai ser tranquilo para levar sua bagagem. Mas se estiver só com uma mochila não vai fazer diferença.
Dica do estacionamento Portal do Mel onde deixamos o nosso carro. Com área coberta, oferecem segurança 24 horas, banheiros e chuveiro. Além de informações turísticas.

A TRAVESSIA


Na Ilha do Mel tem dois pontos de chegada:
Nova Brasilia ou Brasilia e Praia das Encantadas
Informe na hora da compra em qual vila você irá desembarcar.

Embarcando em Paranaguá a travessia dura uma hora e meia
Embarcando em Pontal do Sul a travessia dura apenas meia hora.


* DICAS ÚTEIS



Quando reservar a pousada, pergunte se a pousada oferece transfer.
Se a pousada não oferece, na hora de comprar o ticket da barca informe se vai desembarcar no pier de Brasília ou no pier das Encantadas.


Ao desembarcar no pier você verá alguns carregadores que levam sua bagagem em um carrinho de mão, da parte do desembarque até a pousada onde vai ficar. O valor varia dependendo da distância a ser percorrida.



QUANDO IR

Clima de transição entre o tropical e o subtropical, super úmido, sem estação seca e sem ocorrência de geadas.

Verão é a melhor época. Os dias são mais longos, os dias são quentes e as noites mais frescas.
Outono também é uma boa época, chove muito pouco e a ilha vai estar bem tranquila, sem muitos turistas.
Primavera, alterna dias de sol e dias de chuva com muito vento. Nessa época tem a beleza das bromélias para apreciar.
Inverno, só vá no inverno se você gostar de neblina, ventos gelados e água fria. Com certeza não rola.

Sempre é bom avisar principalmente para quem é alérgico em Novembro e Dezembro está na hora das butucas atacarem, elas incomodam muito principalmente quando você estiver comendo. Mas mesmo assim se quiser ir nessa época vamos passar alguns conselhos que recebemos dos moradores da ilha. Os lugares que mais tem butucas são: na região da Brasilia e Fortaleza, nas Encantadas tem, mas é muito pouco.
As roupas pretas e repelentes atraem butucas. Olha só, sem sabermos disso quando chegamos estávamos os dois de camiseta preta e trouxemos repelente. Mas por precaução melhor levar o repelente ou alguma coisa que tenha citronela.

 

Assista o vídeo sobre a Ilha do Mel, dá um like e aproveita para se inscrever no Nosso Canal



CIRCULANDO PELA ILHA DO MEL


O tráfego de carros é proibido na Ilha do Mel. O jeito para chegar às praias e atrativos do local é caminhando, pedalando ou navegando.

Aconselhamos a fazer a trilha de tênis. Cansa bastante.

Caso não queira fazer a trilha, há uma linha regular de barco entre Encantadas e Brasilia, e vice versa que parte a cada hora. Consultar valores e horários no site Dahora Passeios.

Fizemos o transfer de Encantadas/Brasilia/Encantadas com Dahora Passeios. Fomos a Vila Brasilia na parte da manhã e voltamos a tarde.
Aqui você pode alugar uma bike para melhor explorar em menos tempo as praias da ilha e poder curtir a ilha com toda a liberdade. Só cuidado com o sol.


GUIA DE SOBREVIVÊNCIA NA ILHA


Leve sempre com você um saquinho para recolher o lixo. Assim não vai poluir.

Na Ilha não tem caixa eletrônico, mesmo com a maioria dos lugares aceitando cartão, é bom se prevenir e levar dinheiro vivo.

Outra coisa importante é que também não tem farmácia. Mas fique tranquilo, tem a unidade de saúde Ana das Neves na Praça das Encantadas.

Alguns itens que não pode esquecer de levar: itens de farmácia, protetor solar, óculos de sol, chapéu, boné e repelente (principalmente na época das butucas, aqueles bichinhos que incomodam pra caramba e mordem pra caramba.

Uma lanterna
Para que lanterna?
Para quando for sair a noite para jantar ou passear na praia, a sua pousada pode não ser tão perto e as vezes não tem luz pelo caminho. É uma sensação um pouco misteriosa, mas não tem perigo algum. Somente se cuide com os buracos, principalmente se estiver filmando, para não tropeçar e cair, como aconteceu comigo, rssss....
 
Bom é caminhar pelas trilhas faz bem para o coração e para a alma. 
Passaram-se 10 anos da última vez que estivemos aqui, tudo mudou por aqui. A impressão foi das melhores.
Nossas capas personalizadas da Starbags do Brasil nos acompanham sempre em nossas viagens.




EXPLORANDO A ILHA


Nossa escolha para o primeiro passeio foi a Gruta das Encantadas. Andando pela trilha que leva até a gruta observamos muitos restaurantes e bares temáticos.
Alguns lugares foram criados com muito carinho, criatividade e preservando sempre o meio ambiente



Gruta das Encantadas


Nos dias que estivemos na Ilha do Mel fizemos alguns passeios, fomos a Gruta das Encantadas, que fica na parte sul da ilha, é um dos patrimônios naturais mais importantes da Ilha do Mel.

A trilha que leva até a Gruta é agradável, com muitas arvores e vegetação muito rica embelezando o caminho e ajudando a refrescar nos dias de muito calor.
Para facilitar o acesso. foi construído uma passarela que leva até a sua entrada.


No meio da Gruta há uma faixa negra que corta o migmatito. Trata-se de um dique de diabásio. A gruta se transformou pela ação do mar sobre o diabásio, que é menos resistente que o migmatito. 
A beleza da Praia da Gruta das Encantadas


Brasilia ou Nova Brasilia


Fizemos o transfer com a Empresa  Dahora Passeios
Chegamos a Brasilia, estava um dia de sol muito lindo, cooperando assim para que tivéssemos um dia bem agradável.
Logo após o trapiche chegamos em um barracão onde tem um quiosque de informações turísticas. Este é um painel onde mostra toda a ilha a extensão da ilha e suas praias. Peça um folder onde tem esse mesmo mapa, será muito útil para localizar-se enquanto estiver na ilha.
Pelas trilhas as placas informam as direções das praias, restaurantes, pousadas e lugares. Também tem indicação da trilha que leva até as Praia das Encantadas, são 3 horas de caminhada. Se não tiver coragem, pode voltar de barco.
Uma informação importante relacionada ao meio ambiente, que todos devem observar com muita atenção, para não prejudicar essa exuberante natureza da Ilha do Mel.
Esta é a Praia de Fora onde fica a Pousada e Restaurante Astral da Ilha. Lá no cantinho da praia  perto das pedras tem uma trilha que leva até o Farol. Uffaaa..são muitos degraus para chegar no topo, mas vale a pena. É um show a parte!!! Desta vez nós não subimos, ficamos curtindo a praia.
Umas paradas para relaxar, tirar fotos e apreciar as paisagens.
Não raro escutamos pela trilha, músicas que vão da popular brasileira, bossa nova, e até mesmo um jazz. A Ilha é muito animada, o pessoal por aqui é alto astral.
 Igreja da Nossa Senhora dos Navegantes da Ilha do Mel .
Pelo caminho encontramos espaços interessantes.
Não queremos ir embora desse paraíso, queremos ficar por aqui.


   Dicas de Pousadas e Restaurantes na Ilha do Mel



VIDA NOTURNA


O forró, reggae e Jazz ditam o ritmo nos bares de Encantadas e Nova Brasilia durante a alta temporada. Também comuns os luaus na Praia grande.


PASSEIOS DE LANCHA

Uma experiência única na Ilha do Mel


Entre os programas mais solicitados por lá, estão os passeios de lancha pelos principais pontos da Ilha e também até a  Ilha das Peças.


Fortaleza Passeios Náuticos  


Fizemos um tour de lancha pela Ilha do Mel e Ilha das Peças com a empresa Fortaleza Tour
Tivemos a oportunidade de conhecer belas praias como; a Praia das Encantadas, Praia Grande, Praia do Farol, Fortaleza, Ilha das Peças, na volta passamos pela parte Oeste da ilha, apreciamos toda a área de preservação da ilha.

São quatro horas de passeio, com duas parada uma na Fortaleza e outra na Ilha das Peças (para almoço).

Nossos marinheiros foram, Eduardo e seu pai, que é um pescador muito experiente. Eu perguntei quanto tempo faz que ele é pescador e ele me respondeu simplesmente assim. "Eu nasci no mar", como não confiar em uma pessoa que diz ter nascido no mar e que sabe em qual onda você pode passar e na qual tem que desviar. Pude observar durante o passeio o cuidado que tinham em seguir pelo caminho mais seguro, pois o tempo estava para chover e olha que as ondas não eram pequenas não. Nos explicaram que se o mar não estivesse em boas condições para navegar não seguiríamos por alto mar e sim por dentro, pela baía.
Eduardo falou que iriamos até a parte onde entraríamos em alto mar e que se não oferecesse segurança não continuaríamos, voltaríamos. 

Mas mesmo assim eu fiquei apreensiva, quase desisti. Antes entrarmos em alto mar o Eduardo parou a lancha e me perguntou, podemos seguir?
Com um sorriso meio amarelo, sei lá se sorriso tem cor, olhei para as ondas e para as pessoas e pensei, não quero me arrepender de não ter ido, "Seja o que Deus quiser". Eduardo falou, se segura no maridão e vamos. As ondas eram muito grandes e eu continuei apreensiva até me acostumar, hoje me arrependo de não ter filmado essa parte da entrada em alto mar. O barco descia e subia sobre as ondas. Em todo o passeio percebi o cuidado e respeito que eles tem com o mar.

Durante o passeio nos foi passado questões históricas sobre alguns pontos da Ilha do Mel, recebemos
dicas e informações sobre a ilha durante todo o trajeto. Passamos pelo berçário dos Botos, antes de chegarmos na Ilha das Peças.


Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres


A construção da Fortaleza foi a primeira referência histórica da Ilha do Mel
A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres começou a ser erguida em 1767 por ordem do Marquês de Pombal, na época era o regente de Portugal. A sua principal função seria defender a cidade de Paranaguá de invasões espanholas.
Foi o único estabelecimento militar no Paraná no século XVII, e foi o primeiro forte do Brasil a entrar em combate.
Foi tombada  como patrimônio nacional em 1938 e como patrimônio estadual em 1972. Você irá encontrar informações mais detalhadas na biblioteca dentro do Forte.
Está localizada em um lugar belíssimo, com águas calmas e muito limpas. Proporciona uma viagem a épocas remotas, mas que se torna real quando adentramos ao interior da Fortaleza.
Foi restaurada a partir de 1990 e até hoje preserva aspectos culturais e arquitetônicos.
A vista que se tem de cima do muro da Fortaleza, a natureza do Morro da Baleia sobre o qual a Fortaleza foi construída e as pedras que protegem a entrada do forte são dignos de cartão postal, as fotos ficam muito lindas!
Construções históricas na parte interna. Forte em tempos de guerra, bela em tempos de paz.

Prepare-se para uma caminhada por uma trilha, vale a pena subir o Morro da Baleia para visitar o labirinto das trincheiras do período da Segunda Guerra Mundial, canhões e o mirante, de onde você poderá se deslumbrar em um dos mais belos cênico da Serra do Mar a até a Ilha das Peças.
Trincheiras, nesse lugar consegui belas fotos!

Chegamos até Fortaleza de barco, mas o percurso pode ser feito também a pé ou de bike. O trecho Nova Brasilia/Fortaleza tem aproximadamente 4 km (50 min). A trilha inicia no istmo. 
Não precisa ir pela praia, principalmente em dias de muito sol, tem uma trilha por dentro da mata, que tem aprox. 2 km.  

Ilha das Peças


Restaurante Teodoro Dias 


O restaurante está localizado de frente para o mar. Quando chegamos estranhamos que tinha uma tela cobrindo o restaurante. Essa tela eles usam na época das Butucas, para que os clientes tenham paz para comer tranquilo, porque se não elas atacam mesmo e sem dó. Boa ideia!
A pessoa que teve a ideia de criar esse objeto foi muito criativo e demonstra ser uma pessoa que tem todo cuidado com o meio ambiente, o que muitas pessoas que vem de grandes centros não tem. Parabéns! Registrado.
A comida era bem simples, mas o sabor estava delicioso. Para iniciar pedimos casquinha de siri e uma porção de ostra. A ostra era um pouco diferente das que estamos acostumados a comer, a cor é diferente,, ficamos até apreensivos para comer, mas foi tranquilo, não passamos mal. Prato principal com peixe, camarão frito e batata rustica, complementando com um arroz, camarão ao molho, farofa e uma saladinha mista. 
Aproveitamos ao máximo o passeio, foi incrível! Recomendamos


Duração: 4 horas
Horário de saída: 11:00 h
Almoço: Na Ilha das Peças, no Restaurante Teodoro Dias. O almoço é encomendado na própria embarcação e já estará quase pronto quando chegar. (não incluso) A comida é simples, porém bem gostosa ( Bebida não inclusa)
Durante o passeio: Servem frutas e água gelada.
O que levar: Filtro solar, óculos de sol, chapéu e repelente, principalmente na época das Butucas (outubro a Novembro). Na Fortaleza é um dos lugares que mais aglomeração de Butucas tem.

A lancha era confortável e acomodava 16 pessoas





Assista o vídeo do passeio de barco, dá um like e aproveita para se inscrever no Nosso Canal


Eles oferecem também outros passeios bem interessantes.


Passeio Pôr de Sol na Ponta Oeste da Ilha do Mel


Esse passeio dá a volta na ilha, uma parada rápida na Fortaleza, passa pela Baía dos Golfinhos (Botos) e segue para a Ponta Oeste para observar o pôr de sol nas montanhas da Serra do Mar. Tem uma parada para degustar ostras frescas que são criadas pelas famílias que moram na Ponta Oeste da Ilha do Mel.
Embarque: Praia de Encantadas - Ilha do Mel


Para mais informações sobre os passeios: 
Instagram
Siga também o Guia Ilha do Mel onde você vai encontrar mais informações sobre a Ilha.


Post  relacionado



___________________________________________________________________________________

Viajamos a convite da Pousada Caraguatá e da A Ilha Verde Hotel Pousada através de uma parceria onde firmamos uma permuta, por ser uma ótima opção de indicação aos nossos seguidores.
Esclarecemos que mesmo viajando a convite, o relato expressa exclusivamente nossa experiência e opinião sincera e verdadeira, como de costume.

Queremos também agradecer ao pessoal do Restaurante Fim da Trilha, Malie Chalés, Malie Sushi, Dahora (passeios de barco), Fortaleza Tour pelos convites que nos foram feitos para podermos conhecer seus serviços.

Haydée Maria Marques - Proprietária das Empresas Fuxicos de Viagens e Agência Haydée Marques Travel (Agência de consultoria e assessoria de viagens), e Revista Hotelaria e Gastronomia.

Sua formação:
Jornalismo de Viagem
Fotografia de Viagem
Travel Designer
Consultoria, Assessoria e Agente de Viagem.
Produção de Conteúdo e Video
E trabalha também como Influencer Digital

Os conteúdos, roteiros, fotografia e vídeos deste blog são de sua autoria, com exceção das creditadas a outros autores na legenda. Todos os direitos autorais estão reservados.

Agassis Marques - Sócio e responsável pela parte financeira e logística da Empresa Fuxicos de Viagens e da Revista Hotelaria e Gastronomia - Jornalista de Viagem e Formado em Comércio Exterior.

___________________________________________________________________________________


Programe sua viagem: É só usar nossos links para planejá-la! 

NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé.

Hotel ou apartamento: Senão escolheu ainda indicamos o melhor e mais usado site de hospedagem, e que também usamos para fazer nossas reservas, o 

Acompanhe o Fuxicos de Viagens:
E não fique por fora das novidades e promoções do Fuxicos de Viagens

Esperamos que tenhas curtido com a gente esta postagem sobre  
Nossa Viagem a ILHA DO MEL

E agora o que te desejamos? Que tenhas uma ótima viagem com todas as nossas dicas! 
Ah, esqueci de algo ou tens alguma sugestão? Deixa nos comentários. Vamos ficar felizes em saber…

Com a Pandemia houveram algumas mudanças nos valores e horários. Para informações referente a preços e horários entrar em contato com os esbelecimentos aqui mencionados.


15 comentários:

  1. Semprei desejei visitar a Ilha do Mel mas não tinha ideia de quanta coisa linda para conhecer por aí. Esse é o tipo de passeio que aprecio :praia, trilha, caminhada,fortaleza. Com certeza em breve estarei aí. Achei o post bem completo. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Que post completo! Obrigada pelas preciosas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, agora voltei no tempo!!! Era menina, com 18 anos, quando fui pela primeira vez à Ilha do Mel, minha família e um casal de amigos, passamos o réveillon lá! Voltei depois de uns 20 anos e agora estou aqui admirando todas essas novidades! Quantas atrações legais, salivei com a ostra! Tudo me faz aceitar seu convite - Vem para a Ilha do Mel! Com certeza vou voltar e seu post me ajudará muito a escolher onde ficar, comer e saber o que fazer por lá. Muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela página, pelas informações, dicas, pelos vídeos e fotos! Ilha do Mel-PR, Lugar lindo, como ouvi de um visitante, qdo fui: paraíso!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por compartilhar tantas informações importantes, de forma tão clara e completa.

    ResponderExcluir
  6. Mais informações como chegar saindo de Porto Alegre RS..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saindo de Porto Alegre chega em Curitiba e segue minhas dicas.

      Excluir
  7. Muito lindooo essa maravilha, tão logo espero estar aí.

    ResponderExcluir
  8. qual dica de pousada para ficar lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, nós só indicamos o que conhecemos. Não ganhamos nada por isso, o que queremos é que os nossos seguidores tenham as melhores experiências. Escolha entre essas 3 que indicamos, com certeza não vai errar.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search