sexta-feira, 25 de março de 2011

Florianópolis ou Floripa???

Florianópolis ou Floripa????


Floripa, quando uma pessoa fala assim, não é de Florianópolis. Não foi o manézinho da ilha que deu esse nome, foram os turistas. E quem de mora em Florianópolis, não gosta que chamem assim.. Mas eu particularmente gosto desse jeitinho gostoso de falar "Floripa", esse nome torna a mais íntima.

Não existe lugar mais lindo e mais tranquilo para viver ou passear. As pessoas são bonitas, educadas, calmas e hospitaleiras. É um pedaço do Brasil ainda preservado. Um lugar seguro, civilizado, limpo e repleto de natureza. É uma ilha e precisa ser respeitado seus limites. Uma capital esparramada em uma ilha que não abre mão do seu ar provinciano.

Tem aproximadamente 477.798 habitantes, localizada na Ilha de Santa Catarina Florianópolis é um lugar único. Foi colonizada por açorianos. É difícil escolher uma praia mais bonita ou o lugar mais charmoso. Floripa, como é carinhosamente chamada por nós turistas, encanta de tal forma que muitos visitantes não voltam para casa e acabam escolhendo esse paraíso com diferentes praias para viver. Florianópolis é, além da Capital de Santa Catarina, uma cidade moderna com excelente infraestrutura de lazer e  turismo.

Por todas as grandes avenidas podemos avistar o mar e lagoas que também banham a ilha, com se fossem participantes do mesmo mar maravilhoso que cerca a cidade.

Como Chegar


O Acesso a Florianópolis pode ser feito por duas Rodovias Federais:
BR - 101 Para quem vem do sul: Rio Grande do Sul e Países vizinhos.
BR - 101 Para quem vem de outros estados como Paraná e São Paulo.
BR - 282 Para quem vem do oeste de Santa Catarina.
Além disso, Florianópolis possui Aeroporto.


Clima:


Nós dois primeiros meses do ano os dias são de muito sol e calor, com nebulosidade no fim da tarde e início da manhã e possibilidade de rápidas pancadas de chuva e trovoadas. Na primeira quinzena de março ainda apresenta características de verão, com um pouco mais de chuva. À partir da segunda quinzena de março uma quantidade de chuva diminui, e o tempo fica mais estável e são esperados já os primeiros sinais de frio com a proximidade do outono. A média das temperaturas desta época varia.de 21 ºC a 30 ºC.


Estado de Santa Catarina - Brasil

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina.

Transporte


Nesta ilha é possível andar de tudo, táxi ou ônibus, Contudo, é recomendado o aluguel de um automóvel, que valera a pena.



Ilha da Magia


Na ilha você irá encontrar praias para todos os gostos e sonhos, praias de águas mansas ou de mar agitado, de acesso fácil ou por meio de trilhas, com infraestrutura ou semi desertas. Experimente o prazer de descobrir cada uma delas.
                  

Praia da Joaquina


Frequentada por surfistas, belas garotas, praticantes de vôlei de praia. É uma das praias que oferece melhor infraestrutura ao turista, recebendo durante os dias quentes da primavera e verão um grande número de pessoas provenientes de todo o Brasil e exterior. Além da praia, é possível curtir as dunas mais famosas do sul do país, e ainda praticar o sandboard ou surfe na areia. As pranchas usadas na prática deste esporte podem ser alugadas no próprio local. No verão as dunas são invadidas por pessoas, descendo e subindo.


Praia Mole


Chegando na Praia Mole vindo da direção da Praia Moçambique,  tradicional ponto de juventude da Ilha, a Praia mole é frequentada principalmente por surfistas e praticantes de para pente que aproveitam a encosta sul como rampa de decolagem


Praia da Canavieiras


Localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, uma praia com pouco mais de 2 km de comprimento.
A água do mar é verde, com poucas ondas e uma variação de temperatura de 23º C e 26º C . Durante o verão. é possível  alugar de tudo, cadeiras de praia, guarda-sol e até caiaques. Infraestrutura completa e atendimento belingüe na maioria dos estabelecimentos fazem de Canasvieiras o balneário preferido dos turistas latinos em Florianópolis.

Praia do Ingleses



A praia é com certeza o ponto turístico do lugar. Com quase 5 Km de extensão, a faixa estreita de areia é banhada pelo mar aberto, de águas azuis  com ondulações médias nos dias mais agitados. As ondas não chegam a ser grandes.


Praia Jurerê Internacional



O bairro é dividido em duas partes, com características distintas. No canto esquerdo está o loteamento residencial Jurerê Internacional. Jurerê é uma mistura de Saint Tropez  e Ibiza. A noite é agitada. Totalmente planejada, conta com parques, supermercados e compras céu aberto, bares, restaurantes requintados. Essas características atraíram pessoas preocupadas com o conforto e com uma qualidade de vida, que transformaram o lugar em uma especie de parque de mansões.

Na praia de Jurerê Internacional excelentes hotéis como:
 Hotel Campanário Villaggio Resort, o seu grande charme são os prédios de cinco andares, que cercam uma piscina. No total são cinco piscinas, sendo duas aquecidas.
Hotel Jurerê Beach Village




Que tal aproveitar para conhecer no Balneário Camboriú a Praia dos Amores


Praia Brava



Voltada para o oceano, com ondas fortes, a Praia Brava foge ao padrão calmo das praias do norte da ilha. No entanto, essas mesmas características atraem surfistas profissionais e amadores de todo o país e faz da praia um dos pontos mais badalados da Ilha da Magia.
Localizada a 38 Km do centro da cidade, Conta com pouco mais de 1,5 Km de extensão. Protegida por morros. Para chegar a Brava é necessário passar por um mirante, tendo uma panorâmica paradisíaca.

Que tal aproveitar para conhecer no Balneário Camboriú a Praia dos Amores



Praia Ponta das Canas

Com 1,9 Km de areia clara e fina. Ponta das Canas caracteriza-se como uma praia de águas calmas e mansas. Localizada a 34 Km do centro, possui uma ativa colônia de pescadores com restaurantes à beira do mar.

Praia do Santinho


A praia do Santinho é procurada principalmente por turistas que gostam da natureza. Os surfistas frequentadores são os maiores embevecidos com sua natureza, consideram o Santinho a melhor praia do Norte da ilha para surfar.
Distante 40 km do centro de Florianópolis. 
Uma grande atração da praia são as inscrições rupestres, há mais de 5 mil anos, são aproximadamente 3 metros quadrados de um paredão de diabásio preto, junto a praia, que encontram-se cobertos de sinais gravados profundamente na rocha.

Resort Costão do Santinho

                                    

Localizado a 35 km do centro de Florianópolis, situado na exuberante Praia do Santinho, está o Costão do Santinho Resort Spa. É um empreendimento turístico completo, com dezenas de atividades, novidades, o ano todo. O espaço é considerado o mais completo e luxuoso complexo turístico habitacional do sul do país, aliado a tudo isso e a beleza já famosa das praias, lagoas, dunas e montanhas da ilha de Florianópolis.
O resort proporciona aos seus hóspedes um atendimento de padrão internacional, alta gastronomia, spa e lazer diversificado, que inclui campo de golfe, complexo esportivo e náutico. É o maior conjunto de piscinas aquecidas internas e externas de resort de todo o Brasil.
Já estivemos hospedados uma outra vez que visitamos Floripa, o hotel é maravilhoso.
Este resort está localizado entre uma floresta virgem e tropical. O staff sempre atencioso e gentis. Os quartos são amplos, com vista para a praia e para à floresta. Café da manhã fantástico. Tudo funciona para satisfazer seus hóspedes. Hospedagem excelente, indicamos com certeza.
Vistas maravilhosas à partir das sacadas.
                                                       


Santo Antonio de Lisboa


Uma pequena descida e a avenida desemboca no centrinho, Junto ao mar calmíssimo da Baía Norte. As casas da colonização dos portugueses das ilhas dos Açores estão preservadas. A igrejinha de Nossa Senhora das Necessidades de 1756, tombada pelos patrimônios estaduais e municipais. Tem também uma feira das Alfaias, sábados e aos domingos à tarde.

 Igreja de Nossa Senhora das Necessidades.

Feira de Alfaias (Artesanato)


Por estes motivos, Santo Antônio de Lisboa é conhecido por ser um refúgio de belas construções e belas paisagens. A freguesia, conserva além da arquitetura tradicional, trajes herdados pelos colonizadores açorianos, como a Festa do Divino Espírito Santo, o Terno de Reis e o Cacumbi.


Você encontrará artesanatos incríveis nas lojinha

Da praia pode se  avistar o norte da  baía e o continente.

Restaurante Vila do Porto em São Antonio de Lisboa


Vila do Porto é uma vila portuguesa, região dos Açores, com cerca de 3.000 habitantes. É a vila açoriana mais antiga. Agora Florianópolis tem uma das vilas mais antigas da cidade. O imóvel abriga o Restaurante Vila do Porto, foi construído em 1840 e foi o primeiro sobrado da região, feito especialmente para visita do então imperador do Brasil Dom Pedro II, que ali se hospedou em outubro de 1845.
A reforma, sob o comando do arquiteto Márcio Guirado, respeitou o fato de ser a casa tombada pelo Patrimônio Histórico. Toda a fachada e traços originais foram restaurados. O imóvel conta com dois ambientes, há o  piso térreo e outro superior, contabilizando 200 Lugares, sendo que a parte superior
pode abrigar eventos para até 100 pessoas.


Através das Janelas
Essa é uma vista em frente ao restaurante
Parte superior
Bacalhoada do Rei
Paella
Camarão Indiano
Camarão indiano  foi a nossa escolha.

A história do imóvel era de colonização açoriana para o desenvolvimento do cardápio. A Cozinha do Villa do Porto une a gastronomias açoriana e espanhola. Aliar a gastronomia açoriana, com frutos do mar.
Para o almoço é possível experimentar delícias típicas dos colonizadores de Florianópolis como uma bacalhoada, caldeirada e o Salmão Imperador. Também pode esbaldar-se com típicas comidas Espanholas, com destaque para as Paellas Valenciana e Catalã.

O Villa do Porto trabalha com carta de vinhos e bebidas com diversas, tais como Alexander, Pina Colada e a tradicional Jarra de Sangria. Outra atração como os Chupitos, tradicionais tiros Espanhóis, como o Diablo Verde, Muerte Súbita e Tequila Chica.
Estava uma delícia, geladinha e cheio de frutas !!!!! Isso é muito bom.

Sabores indescritíveis, combinação de um ambiente de bom gosto,  atendimento impecável, fizeram a diferença.

Praia de Sambaqui





A praia de Sambaqui é um tradicional vilarejo que abriga além de nativos, usuários temporários, turistas e veranistas procuram um lugar calmo tranquilo para se estabelecer. Também tem vários restaurantes especializados em frutos do mar


De raízes açorianas, uma comunidade de Sambaqui luta pela preservação de seus trajes e tradições, quase sempre promovendo festas religiosas e incentivando grupos de danças folclóricas, como o Boi de Mamão, Uma Ratoeira e o Pau de Fita, montados e dançados pelos próprios membros da comunidade .

Praia de Campeche

                                                                    

Com 3 Km e meio de extensão, a Praia do Campeche fica entre a Joaquina e o Morro das Pedras. A faixa de areia branca e fina é larga, as vezes com formação de dunas. O mar grosso tem águas frias e de salinidade elevada. As ondas são fortes e com ondulação. Muito procurada pelos surfistas.
A Princípio, as Praias da Joaquina, do Campeche e do Morro das Pedras tinham um só nome: Praia do Mandu. Foi em 1860 que uma orla frente em à Ilha do Campeche passou a ser conhecida pelo mesmo nome da ilha.

Praia do Ribeirão da Ilha

                                                              


O Ribeirão da Ilha foi uma das primeiras comunidades do estado e a primeira de Florianópolis a ser habitada, no século.XVI, pelos índios Carijós. O nome dado à praia origina-se de um pequeno rio ou ribeira, situado no local (ribeirão em linguagem indígena).

Localizado à 36 Km do centro de Florianópolis, o Ribeirão da Ilha é composto por várias praias pequenas, de águas calmas e areia grossa. É considerado um dos poucos lugares do litoral sul do Brasil mais conservado com traços da colonização portuguesa. Um passeio pelo lugar é uma volta aos costumes e cultura açorianas.
As casas em sua maioria, possuem paredes rosas com janelas amarelas, brancas ou verde com azul. As cortinas também chamam a atenção, quase todas feitas de renda
O Casario Açoriano, a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão e o Museu Etnológico do Ribeirão da Ilha (que guarda documentos e algumas peças que contam a história da região) , são alguns exemplos de lugares típicos de Florianópolis, que também estão situados no Ribeirão da Ilha.
No Ribeirão da Ilha fica o famoso Restaurante Ostradamus.


Lagoa da Conceição


Situado no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina, o bairro Lagoa da Conceição reúne praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da Ilha. Com tanta diversidade, o lugar tornou-se  o ponto turístico natural mais conhecido de Florianópolis.Tem cerca de 15 km quadrados.
Passear a noite pela Lagoa da Conceição também é um roteiro indispensável em Florianópolis. Vários estilos se mesclam por pequenas avenidas que conduzem a noite da cidade, terminando sempre nas águas da lagoa, rodas de pagode, encontro de escolas de samba e bares simples com música ao vivo são abundantes, Quase sempre um ao lado do outro. Durante o percurso se ouve diversos sotaques vê pessoas de várias partes do mundo, principalmente argentinos, italianos, japoneses e espanhóis. Tem uma bela igrejinha que foi construída em 1750.
Daqui saem os barcos que fazem passeios pela lagoa


Ao fundo a Lagoa da Conceição

Centro                                                                                  

Tem seus encantos, a Catedral Metropolitana, um dos símbolos da cidade. No mercado público, melhorou o clima boêmio dos bares locais, incluindo o famoso Box 32. Pergunte pela aromática cachaça da casa, envelhecida, e uma pequena degustação e bolinho de bacalhau.
No centro está também que a Ponte Hercílio Luz.o Sul.
Beira-mar Norte, também um lugar preferido, para organização de eventos, alavancada pelo Centro Sul e pela grande concentração de hotéis.

É difícil dar adeus a uma cidade como Florianópolis, eclética, badalada, arrojada e principalmente linda!! A capital social de Santa Catarina é um dos destinos mais agradáveis ​​de toda a costa brasileira, seja por suas praias admiráveis e tranquilas ​​que atraem pessoas do mundo todo ou simplesmente porque contagia quem coloca os pés nessas águas do Oceano Atlântico.




















.





























2 comentários:

  1. linda fotos de floripa, achamos que o melhor nome é floripa mesmo hhehehe

    ResponderExcluir
  2. sou de floripa, aqui todo mundo fala Floripa, ninguém fala Florianópolis

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search