sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Enoturismo - Conheça as 4 melhores vinícolas para visitar perto de Curitiba

As 4 melhores vinícolas 


Alguns locais e viajantes não sabem da existência de vinícolas pertinho de Curitiba, por isso resolvemos ir conhecê-las. Escolhemos algumas, e por 2 meses visitamos cada uma, haviam vinícolas de todos os tipos e característica diferentes.

Após essa etapa selecionamos 4, as quais serão citadas nesta postagem.
Todas essas vinícolas ficam na região metropolitana de Curitiba e de fácil acesso.



Nossos critérios para a escolha


Procurávamos por experiências agradáveis, muito mais do que simplesmente tomar uma taça de vinho ou um espumante, algo que pudéssemos desfrutar sensações de prazer e bem-estar, que o ambiente fosse agradável, que a degustação do vinho fosse acompanhado de produtos de qualidade e características no visual e no paladar e que o tendimento fosse impecável.
Toda viagem ou passeios que divulgamos para nossos seguidores é testado por nós e por isso temos muito cuidado em nossas escolhas. 



VINÍCOLA FAMÍLIA FARDO 

Fica na Região de Quatro Barras - 30 km de Curitiba

Mamma Mia ... per parlare di questa cantina... 


Porque estou falando em italiano? 
Porque os proprietários desta vinícola, Ambrósio e Justina Fardo são descendentes de italiano da região do Vêneto, da mesma região dos meus avós.
Parte externa do Museu Família Fardo
O museu conta a trajetória dos ascendentes da Família Fardo, que vieram da região do Vêneto no Norte da Itália, chegaram na região de Farroupilha no Rio Grande do Sul, em seguida vieram para Curitiba. Nessa época não havia energia elétrica, usavam o ferro de passar roupa à brasa. Apesar da dificuldade eram muito felizes. O formato do museu é uma pipa, construído em madeira de grápia, canafíscola e anjico. A pipa onde está o museu chama atenção logo na entrada da vinícola.
As peças que estão no museu fizeram parte do dia a dia da família nas últimas décadas. No acervo estão um rádio antigo, moedor de uvas, máquina de costura de 1940, móveis de 1920, muita fotografias da família. Vale a pena entrar e conhecer melhor a história da Família Fardo. 
A vinícola tem uma arquitetura medieval, lembra muito as casa italianas principalmente as do interior da Itália.


UM POUCO DE SUA HISTÓRIA


Em 2003 foi construído a casa de pedras. A ideia de Ambrosio era cultivar uvas e produzir o vinho. Em 2008, adquiriu as pipas de madeira dos herdeiros do seu irmão - grande produtor de uvas e de vinho para consumo, de Farroupilha, Rio Grande do Sul.
Com o objetivo de manter as pipas na família como uma herança e, para abrigá-las das intempéries, construiu a primeira parte da atual vinícola. As pedras basálticas foram trazidas do Rio Grande do Sul; como o construtor, experiente em lidar com elas.
O início estava pronto. O próximo passo seria encher as pipas.
Com o foco sempre na qualidade, Ambrósio idealizou a produção baseado no lema: 
" O vinho elaborado nesta vinícola não é para beber, simplesmente" É para saborear!

As tentativas de cultivar vinhas na região foram frustadas por questões climáticas. Mas o desejo de elaborar vinho foi maior.
As uvas são adquiridas de produtores dos estados do sul. Assim favorece a opção de variedade, após criterioso análise das condições de cultivo e colheita. Isso tudo garante a qualidade e o sonho de elaborar um vinho para realmente ser saboreado.


Íamos fazer a degustação juntamente com outras pessoas, só que eles se atrasaram, tivemos que esperar. Enquanto esperávamos em uma bonita varanda de pedras um senhor aproximou-se, logo percebemos que era o Sr Ambrósio, nos apresentamos e começamos a conversar. Aos poucos ele foi contando a história do começo da vinícola e sobre seus descendentes da Itália, hahaaa...mas isso foi um prato cheio para nós, eu por ser descendente de italiano da mesma região e sermos apaixonados pela Itália. Logo começamos a conversar em italiano, aí sim, viajamos por toda Itália falamos sobre a cultura, sobre os costumes, sobre os lugares que já conhecemos, vixe....a conversa só acabou quando o Philiphe nos convidou para iniciarmos o Roteiro de Enoturismo. 
Philipe nos conduziu ao interior da vinícola, o qual explicou a história da vinícola e todo o processo produtivo dos vinhos.
Quando entramos neste ambiente a luz dourada que passava do outro ambiente por esta porta, em estilo medieval, me chamou atenção. Percebi que conseguiria uma excelente foto. Depois da degustação eu voltei para tirar.
Beber na barrica é melhor.
Os sabores dos vinhos escolhidos foram como uma poesia delicada.

ROTEIROS DE DEGUSTAÇÃO



Simples


* Degustação feita no balcão. Não é necessário agendamento (Gratuito)



Trínna


  • Somente com reservas antecipadas, sendo o primeiro horário às 10h e o último às 15:00h. A visita é feita com o acompanhamento de um enólogo ou responsável pela vinícola. Serão passadas explicações sobre a estrutura com conteúdo técnico e também a história de como se iniciaram as atividades da vinícola Família Fardo.
  • Logo após as pessoas serão direcionadas para um espaço reservado onde o cliente receberá algumas informações do enólogo referente aos vinhos escolhidos e será iniciado uma auto degustação, aonde o cliente é deixado a vontade.
  • Cada pessoa poderá escolher 3 tipos de vinho (eles tem 2 seleções como sugestão que harmonizam com os acompanhamentos). Todos os vinhos são servidos ao mesmo tempo para possibilidade de comparação. Mas deixando também que o cliente faça a sua seleção personalizada.
  • Os acompanhamentos são: 2 tipos de queijo, 2 embutidos, grissini e mel. Água sem gás a vontade.

Orientada


  • Degustação de cinco vinhos na mesa, com queijos, embutidos e frutas secas.
  • Degustação orientada com cada alimento e o vinho indicados para sentir a harmonização.
  • Acompanho pelo enólogo da vinícola.
  • Com duração aproximada de 2hs
  • Agendamento antecipado. Grupo mínimo de 8 pessoas.

 

Completa


  • Somente com reservas antecipadas (grupo organizado pelo contratante), reserva com 7 dias de antecedência, verificando disponibilidade de data (não é realizada aos domingos).
  • A visita é feita com o acompanhamento de um enólogo e proprietários, com explicações sobre a estrutura com conteúdo mais técnico e a história de como se iniciaram as atividades da vinícola. Na sequência os clientes são direcionados para um espaço reservado onde se iniciará um curso básico de vinhos, ministrado pelo enólogo.
  • Degustação de diferentes vinhos de forma orientada, acompanhamentos de variedades de pães. queijos, embutidos, frutas secas e água sem gás, servidos a vontade.
  • A degustação é finalizada com um espumante Moscatel e sobremesa.
  • Tempo médio de realização - 3h30.
  • Realizado para grupos de no mínimo de 10 pessoas.
  • Este formato pode ser realizado fora do horário comercial, tendo assim a vinícola fechada exclusivamente para o grupo.
Sentir os aromas é uma das etapas cruciais da degustação.

A harmonização de vinhos com comida pode transformar qualquer almoço ou jantar, não é verdade?
Isso acontece porque um complementa o outro e, com a junção dos aroma, sabores e texturas, há o despertar de incríveis sensações sensoriais, especialmente gustativa e a olfativa.
A mesa estava maravilhosamente posta, a delicadeza das flores enfeitavam, pequenos detalhes fizeram a diferença. Fomos recebidos com estilo por pessoas acolhedoras. A degustação foi em um ambiente aconchegante.

A nossa escolha foi pela Degustação Trínna.

Após o roteiro guiado, fizemos a degustação com uma escolha personalizada de 3 vinhos para cada um, que foram servidos com uma seleção de frios; copa e salame italiano.
Colocamos aqui as combinações de harmonizações com os vinhos que escolhemos.


Normalmente, a harmonização dos queijos se baseia na intensidade de sabor de cada um. 

Os queijos mais suaves e frescos como o Brie, combinam com vinhos brancos de pouco aroma e leves com o Vinho Branco Malvásia. 


Os queijos duros e de média a longa maturação, como o pecorino, grana padano e o provolone combinam com espumantes e vinhos tintos de leve aroma e de média alta intensidade, como o Vinho Rosé Encontro Fiore, que foi amor a primeira vista, rssss.


Harmonização com embutidos.

Os embutidos (charcuteria) - como é chamado esse processo de preservação de  carnes - evoluiu enormemente. Hoje há uma infinidade de opções, preparadas com diversos tipos de carnes, o que fez com que os frios e embutidos passassem, inclusive a fazer parte da alta gastronomia.
Essas iguarias por serem gordurosas merecem ser servidas com vinhos que melhor realçam seus sabores e aromas, proporcionando momentos prazerosos, como um frisante, da mesma maneira como vinhos tintos  leves como o Vinho Tinto da Familia Pinot Noir.

Uma das harmonizações mais interessante foi o vinho Malvásia acompanhado de grissini e mel, caiu como uma luva. Harmonização perfeita!!!

Nos detalhes se percebia o carinho pelo cliente

Excelente experiência que recomendamos a todos que tem interesse em saber um pouco mais sobre vinhos e como saboreá-lo melhor.

Se você gostar de algum vinho que tenha experimentado, na vinícola tem uma lojinha onde você poderá comprar.

Onde: Rodovia BR 116, Km 69, Quatro Barras
Horário de visitas: de domingo a domingo das 09:00 às 17:00




VINÍCOLA CAVE COLINAS DE PEDRA - A VINÍCOLA DO TÚNEL

Fica na região de Piraquara - 30 km do centro de Curitiba

O lugar proporciona sensações e emoções inesquecíveis!! 
A visita começa com Rafaelle filho do proprietário contando um pouco da história do local.
Na sequência, fomos convidados a fazer uma caminhada, descemos as escadas para chegar na entrada do túnel e pegamos um trenzinho elétrico que nos levou até a cave, no meio do túnel. 

A entrada do túnel já é um espetáculo com toda essa natureza ao redor, começamos aqui a nossa visita a vinícola.
Entrar em um túnel por onde antigamente passaram trens, é incrível!
Excelente passeio turístico no qual tivemos a oportunidade de conhecer a história de vida do proprietário e de como ele transformou o espaço em um belo e interessante programa turístico.

Como definir a Vinícola Colinas Cave de Pedras?
Iremos definir pela experiência e pelos excelentes momentos que passamos durante nossa visita.
Com certeza essa vinícola cabe perfeitamente para pessoas sonhadoras, sensíveis e românticas.

SUA HISTÓRIA


A vinícola é o resultado de um sonho pessoal do Sr Ari Portugal.
Em 1999 uma área de 45 hectares foi adquirida nos fundos da Estação Ferroviária de Roça Nova no município de Piraquara/PR, a fim de construir uma pousada ecológica.
O túnel ferroviário desativado, a estação e uma sucata de litorina foram a leilão. Foram arrematados com a intenção de integrar ao projeto da pousada. Surgindo aí a ideia de viabilizar a adaptação do túnel em uma cave de maturação de espumantes. O túnel foi fechado nas duas bocas, por dois anos consecutivos, foram realizados testes diários de temperatura e umidade, além de contatos e pesquisas com profissionais do vinho.
Foi constatado ao final do período, descobriram que que reunia as condições mais adequadas para a maturação de vinhos espumantes.
Decidiu-se então postegar a construção da pousada, para investir em um audacioso projeto de maturação e processos finais do vinho espumante dentro do túnel.

A Cave Colinas de Pedra faz a guarda, maturação e processo finais do vinho espumante, pelo método de elaboração Champenoise, que compreende a rèmuage, degorgement, adição do licor de expedição, rolha, gaiola e rotulagem. A primeira fase de elaboração do espumante é fito pela tradicional Vinícola brasileira Cave Geisse, em Pinho Bandeira, Rio grande do Sul. Toda a administração fica por conta da família de Ari.
Passamos por alguns ambientes que mais pareciam um Castelo Medieval, mas a surpresa melhor estava por vir. A curiosidade era grande até chegarmos no local onde iríamos fazer a degustação
O Sr Ari abre o champagne para a degustação. Ele abriu devagar e silenciosamente a tampa saiu , foi um momento tão bonito, uma leve fumaça subiu na escuridão, deu para ver a leveza com que ela se evaporou no ar e todos surpresos com aquele momento tão angelical, sussurraram um aaa... de contemplação.
Brindando a vida e a oportunidade por estarmos neste lugar, tão diferente e ao mesmo tempo tão extraordinário e misterioso!



GASTRONOMIA


Logo após a nossa visita e degustação no túnel, fomos conduzidos para o restaurante.

A estação Roça Nova que foi cuidadosamente restaurada para abrigar o Restaurante Cave Colinas de Pedra. 
Diversos tipos de queijo, pães, mini saladas e riquíssimas sobremesas nos foram oferecidos.
Tudo é servido em graciosas "PETITES COCOTTES", elaboradas com muito carinho e excelente apresentação.
Tudo tão bem posto para que o cliente deguste com muito prazer e tranquilamente.
As pequenas porções nos proporcionaram uma multiplicidade de sabores, diferentes entre si, mas de muito capricho e qualidade.
Sobremesas delicadas!
Tudo companhado de um espumante da sua escolha. 



A LITORINA


A litorina é um antigo carro de passageiro que foi fabricado na Philadelphia - USA, na década de 60, era todo equipado para viagens, com banheiros, cozinha e cabines de comando. Hoje ele é usado para passar momentos degustando os vinhos espumantes da vinícola.
Lugar tranquilo pra relaxar!
Todo o local entorno é muito bonito, com um jardim bem cuidado, onde se encontra a litorina recuperada
Gostaríamos de ressaltar a recepção feita pelos anfitriões, parabéns pelo trabalho da família, nos sentimos muito bem, recomendamos esse passeio turístico pertinho de Curitiba, fica a somente 30 km de Curitiba, em aproximadamente 50 minutos você chega neste lugar interessante.

Onde: Rua Antônio Brudeck, 100 - Piraquara
Horário de visitas: Das 11:30 às 14:00 aos sábados e domingos

OBS:Com a Pandemia tiveram algumas mudancas. Para informações sobre preços e horários entrar em contato com a vinícola.




VINÍCOLA LEGADO
Fica na região de Campo Largo - 32 Km de Curitiba



Estávamos curiosos para conhecer a Vinícola Legado, pelo fato dela possuir um vinhedo próprio, um diferencial das outras que conhecemos.
Em fevereiro é feita a vindima, muitas pessoas marcam essa época para vir conhecer e andar pelos vinhedos colhendo os cachos de uvas. Para as crianças é uma festa.

A nossa visita foi no mês de agosto, os vinhedos estavam secos, com uma beleza diferente, a cada estação a paisagem vai mudando.
Fomos transportados pelos campos em um trator com uma carretinha.
A vinícola está localizada a 30 km de Curitiba, na região de Campo Largo.
As atividades começaram em 1998 quando a proprietária Heloise e seu noivo ganharam de presente 200 mudas das uvas Cabernet Sauvignon, as quais, foram plantadas nessa região, mas o resultado não foi o esperado nas primeiras colheitas, porque não tiveram os cuidados necessários. Mas viram que tinha potencial.

Está instalada em uma área de mata nativa, onde se torna um atrativo para as pessoas que vêm conhecer e querem passear tranquilamente sem pressa de ir embora.
Na sequência o enólogo nos levou até o local aonde ele passou as explicações de como cada vinho é feito e ao mesmo tempo descobrir as novidades. No final fomos encaminhados a loja para a degustação dos vinhos.
Se você quiser curtir um pouco mais o tempo na vinícola, poderá optar por fazer um piquenique em uma área reservada e com estrutura.
Eles oferecem cestas de piquenique completas ou apenas o vinho. Escolhendo apenas o vinho, você poderá trazer a sua cesta de casa e complementar.

Além dessas visitas a vinícola possuí um espaço coberto, com capacidade para 80 pessoas.
Você irá passear pela vinícola neste trator
A vinícola inovou no cultivo de variedades europeias para a produção de vinhos finos em uma região a apenas 30 km de Curitiba e criou uma nova história para a região, compartilhando assim com os visitantes os produtos e as belezas da natureza.
Fomos guiados pelo Gilberto, muito simpático, atencioso e possui muito conhecimento sobre a elaboração de vinhos desde as plantações das parreiras.
As visitas guiadas são oferecidas nos finais de semana, onde você poderá passear pelos vinhedos, conhecer qualidades diferentes de uvas e entender as diferenças do cultivo das uvas de mesa e uvas para vinhos finos.


Poucos vinhos, porém de muita qualidade, o Rosée Brut é fabuloso!! 

Flair Rosée Brut

Refrescante, tem tonalidade rosé cereja, brilhante, com espuma fina e abundante. Possuí aroma intenso e frutado, lembrando frutas vermelhas como morango, cereja e frutos negros como amoras, ameixas e cassis. No paladar tem boa estrutura, com acidez refrescante e sabor persistente de fruta e torrefação, jovem e equilibrado.

Imagine senão trouxemos um para casa, com certeza.
Alguns produtos que são vendidos na loja, além dos vinhos.
A degustação são de 3 vinhos. A nossa seleção personalizada foram; o Sfizio Fiano, Sapienza e o Sfizio Pinot Noir 2017


Vinho Sapienza - Tinto Fino Seco

Tem boa intensidade de cor e tonalidade vermelho rubi. Nele predominam os aromas frutados, com destaque para cerejas e ameixas, em seguida aparecem as notas de especiarias e terrosas. É um vinho equilibrado, com textura aveludada, acidez refrescante e corpo leve, muito versátil e de fácil harmonização.

Sfizio Fiano 2015

De cor brilhante amarelo limão, possui boa expressão aromática lembrando frutas cítricas com destaque para laranja lima e limão, leve toque de especiarias e ervas. No paladar tem boa intensidade e persistência de sabor, corpo leve e ótima acidez que realça seu frescor natural.

Sfizio Pinot Noir 2017

Com uma cor de delicado vermelho rubi, no aroma predomina a vivacidade e frescor de frutas vermelhas e pretas como cereja, grosélia e toque de pimenta preta, açúcar mascavo e um leve tostado. Possui acidez refrescante e deixa um gosto de Kirsch perfumado e prolongado na boca.

A degustação é somente de vinhos, sem nenhum acompanhamento para harmonização.
Recomendamos o passeio e a degustação.


Onde: Rodovia Raul Azevedo de Macedo, 5800 - Campo Largo
Horário de visitas: Sábados e domingos das 11:00h às 18:00h

OBS: Com a Pandemia tiveram algumas mudanças. Para informações sobre preços e horários entrar em contato com a Vinícola 





VINÍCOLA FRANCO ITALIANO

Na região de Colombo - 19 km de Curitiba

A Vinícola Franco Italiano fica na região de Colombo, do ladinho de Curitiba, conta com um Espaço Gastronômico Franco Italiano. É um ponto turístico do Circuito Italiano da região e é uma excelente opção de passeio para toda a família.


A HISTÓRIA

A história da Vinícola Franco Italiano teve origem no ano de 1878, quando imigrantes chegaram à região de Colombo. Foi nesse período que a Família Rausis, vindos da frança, e a Família Ceccon, vinda da Itália, chegaram à região, trazendo consigo a tradição do cultivo dos vinhedos e da produção do vinho em suas casas. As duas famílias se uniram no ano de 1973 através do casamento de Ivonne Ceccon e Dirceu Rausis. O casal trouxe para o matrimônio a esperança e o sonho de cultivar vinhedos para a elaboração de vinhos. Dessa visão nasceu a Vinícola Franco Italiano. Com a união vieram os filhos que trouxeram para a vinícola Franco Italiano a inovação que precisava. Procurando diversificar a linha de vinhos foram buscar conhecimento na França para a elaboração de espumantes pelo método champenoise, e também outros estilos de vinhos finos. A vinícola se tornou pioneira na região Metropolitana de Curitiba, na fabricação de espumantes.
Atualmente é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus vinhos, recebendo vários prêmios internacionais.
Recebeu vários prêmios internacionais em reconhecimento das propriedades requintadas de seus vinhos.
Fomos gentilmente convidados pelo proprietário Fernando para conhecermos a Vinícola Franco Italiano, gostaríamos de agradecer o carinho e atenção com que fomos recebidos.



VISITA - MINI CURSO - DEGUSTAÇÃO


  Pontualmente às 11h fomos recepcionados pelo Fernando que nos levou até o interior da vinícola.

Passamos pelo local onde são elaborados os vinhos, na sequência fomos levados para o subsolo onde as mesas já estavam postas para o incio do minicurso, o qual, nos transportaria para o conhecimento de todo o processo de produção dos espumantes, brancos, rosés e tintos.
Juntamente com as explicações mais técnicas tivemos dicas detalhadas de como harmonizar um vinho com a gastronomia principalmente dando enfase ao aroma, gordura (embutidos), suculência, textura e peso)

O curso acontece em uma cave onde estão armazenadas as garrafas e barricas de carvalho, A duração foi de uma hora com dicas para quem quer se aventurar pelo mundo dos vinhos. Na sequência foi iniciada a degustação.

A vinícola oferece minicursos com degustação de vinhos aos sábados.
Você pode também agendar o minicurso + Almoço - Almoçando na vinícola o vistante ganha o minicurso. Querem um conselho? Agendem os dois.
Valor: R$ 73,00

Dica: Agende o minicurso antes de ir para garantir sua vaga, elas são limitadas. Acompanhe as datas e os próximos minicursos Aqui

Fernando apresentou os produtos da vinícola e conduziu perfeitamente o curso.
A primeira premiação foi no ano de 2008, com o Censurato Cabernet Sauvignon, no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. O primeiro prêmio de concurso no exterior foi em 2009, também pelo Censurato Cabernet Sauvignon, no Concurso de Bruxelas.
Após estas premiações, seguiram-se inúmeras outras e vários vinhos foram premiados como o Sincronia Merlot Shiraz, o espumante Moscatel, o Josephine Pinot Noir, vinhos na linha Paradigma Rotto, Wine Club. O auge das premiações foi em 2019, com o Censurato Cabernet Sauvignon sendo eleito como o melhor Cabernet Sauvignon do país em sua safra 2011.
Durante o mini curso pudemos degustar dois rótulos, entre eles o Cnsurato Cabernet Sauvignon que foi eleito como o melhor Cabernet Sauvignon do país em sua safra 2011 e o primeiro prêmio de concurso no exterior foi em 2009, também pelo Censurato Cabernet Sauvignon, no Concurso de Bruxelas.
Com certeza não poderíamos deixar de registrar este momento. (com Fernando)
Quando você serve o teu melhor vinho em uma degustação, você conquista o cliente exigente e também o cliente que está interessado em conhecer o mundo dos vinhos. Quando você serve o vinho mais ou menos, você perde o cliente exigente e o cliente que veio para conhecer.
Parabéns para a Vinícola Franco Italiano, que está preparada para oferecer o melhor! 
Isso é marketing inteligente.


UM DIA, EM UMA TARDE QUALQUER



Um lugar muito bonito e inspirador com belas paisagens, onde as pessoas ficam por ali sentadas pelos gramados, esperando serem chamadas para o almoço, ou mesmo ir até lá só pelo simples fato de degustar um bom vinho, em um lugar agradável. 
Sempre terá alguém atento para te ajudar na escolha dos rótulos produzidos pela casa. Se tiver muito quente escolha  espumantes como o Cuvée Brut, Sincronia Rosé Merlot ou Moscatel para refrescar.
Aconselhamos a fazer reservas, assim você garantirá o seu lugarzinho. 
Um lugar perfeito para ir com tempo, para apreciar a natureza com a família e amigos.
Termine a sua visita fazendo umas comprinhas na loja. Olha que vale a pena comprar além dos vinhos produzidos pela vinícola, alguns produtos como embutidos, geleias e outros que irão te ajudar na harmonização.
A Vinícola Franco Italiano não comercializa seus vinhos fora da vinícola.




O RESTAURANTE


Um buffet com a melhor comida italiana e francesa.



Como estava muito frio foi servido um caldinho, estava uma delícia!
Almoçamos no restaurante da vinícola. O atendimento foi excelente, tivemos a sensação de que tudo foi feito com carinho para oferecer o melhor aos visitantes.
Os vinhos são vendidos no restaurante a preço de custo, todos de excelente qualidade.
Apesar de localizado no interior e em uma zona rural, não é um restaurante rural.
Ambiente agradável e aconchegante. A proposta é bem definida: poucos pratos, mas muito bem elaborados. A comida é servida em buffet de saladas, pratos quentes e sobremesas. Os pratos são bem variados e de excelente qualidade.

Tem couvert com opções deliciosas!!

A visita a vinícola foi uma surpresa agradabilíssima, foi uma experiência única e enriquecedora, tanto na cultura como na gastronomia 

  • Minicurso: Com degustação de vinhos
  • Gastronomia: Italiana e francesa
  • Espaço Kids
  • Estacionamento
  • Horário de atendimento: Loja: Segunda a Sexta - das 9h às 12h - das 13h30 às 18h  -                                                                    Sábado, dom e feriado - das 9h às 17h
  • Restaurante: Sábado e domingo - das 12h às 16h30 (entrada até 15h30)
         Onde: Rua Rodolfo Camargo, 26 - Colombo

__________________________________________________________________________________

Programe sua viagem: É só usar nossos links para planejá-la! 

NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé.

Hotel ou apartamento: Senão escolheu ainda indicamos o melhor e mais usado site de hospedagem, e que também usamos para fazer nossas reservas, o 

Acompanhe o Fuxicos de Viagens:
E não fique por fora das novidades e promoções do Fuxicos de Viagens


Esperamos que tenhas curtido com a gente esta postagem sobre  
Enoturismo - Conheça as 4 melhores vinícolas para visitar perto de Curitiba

E agora o que te desejamos? Que tenhas uma ótima viagem com todas as nossas dicas! 
Ah, esqueci de algo ou tens alguma sugestão? Deixa nos comentários. Vamos ficar felizes em saber…

Com a Pandemia houveram algumas mudanças nos valores e horários. Para informações referente a preços e horários entrar em contato com cada Vinícola.




2 comentários:

  1. Que delícia de matéria! Estou ansiosa para conhecer todos eles. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vinícolas selecionadas! Muito bom gosto! Achei um roteiro encantador, pois a história, a degustação, gastronomia e tudo + se completam!Amei! Deise

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search