quarta-feira, 13 de março de 2013

Pérolas da Ligúria: Camogli, San Fruttuoso, Santa Margherita e Portofino

Prontos esperando o trem para, Camogli, San Fruttuoso, Santa Margherita e Porto Fino. Todas essas cidades ficam na Riviera Italiana. Saímos muito cedo de Levanto pois teríamos um dia muito cheio. Será mais ou menos 01:00 h de viagem até Camogli.

O valor total da passagem de trem (ida e volta) de Levanto a Camogli é de 14 EUR / por pessoa.
Embarcando
Conhecemos o Sr. Marchetti Benito, Rappresentante Provincia di Verona. Muito simpático, nos várias informações. 
Passando de trem
Chegamos a Camogli.


Como qualquer lugar da costa, chegar a Camogli de trem é fácil e barato. 
Camogli é uma vila à beira mar, típica da Riviera Levante, situado na encosta ocidental do promontório de Portofino, em um vale que enfrenta Golfo Paradiso e é rica em árvores de fruto oliveiras e limoeiros.
O centro medieval, com as suas típicas casas altas, que ficam um contra o outro, becos, degraus ascendentes e pórticos, círculos em volta do pequeno porto, o lado moderno, de Camogli, encontra-se ao longo da encosta subindo em direção às colinas que pairam sobre a área. Ruta é dentro da cidade e é composto por numerosas pequenas casas espalhadas ao longo dos lados da rua Aurélia e na encosta abaixo, em plena vista da montanha Protofino.

É uma cidade absolutamente deslumbrante-magníficos edifícios coloridos alinhados à direita com um mar azul cristalino. Eu acho que a melhor época para visitar a região é durante maio ou setembro, quando ele ainda está quente o suficiente para apreciar as praias, mas ainda não invadido por turistas. Também na época que fomos, mas estava um pouco frio.
Como podem ver estamos com jaquetas iguais. É que começou a chover e a gente entrou em uma loja e compramos as jaquetas impermeáveis, todas da mesma cor. Foi muito bom ter comprado, aconselhamos a comprarem esse tipo de jaqueta, pois nos passeios quando chove ou está frio é bem quentinha, tem capuz e não molha.

                                São lindíssimas as pinturas Trompe l'oeil dos prédios em Camogli.


Vista da Basílica Santa Maria Assunta, pena que estava brusco, essa vista quando o tempo está bom é maravilhosa!
                                                     Nessa praia não tem areia, é toda com essas pedrinhas.

Uma antiga vila que deixa o rastro dos sabores da Ligúria entre as lojas de artesanato.


                                                                              Restaurante

Basílica Santa Maria Assunta 

Foi construída, de acordo com fontes locais históricos, no século XII em uma pedra ilha perto do porto da Vila. A propriedade tem sofrido ao longo dos anos várias intervenções e adições, especialmente no século XVI e as primeiras décadas do século XIX, mudando-se quase parte da estrutura original da igreja



O teto da Basílica é divino !!!! As pinturas são de uma delicadeza sem igual.

                                                                              Captando sempre os momentos.
Maria Elena, me ajudando.


Un vero italiano.

Nós local nós pegamos o barco para San Fruttuoso, uma pequena joia. 
Esse foi o barco, no qual fomos até San Fruttuoso. É da companhia Golfo Paradiso

SAN FRUTTUOSO


Para chegar à pequena baía de San Fruttuoso, ao pé de um desfiladeiro entre os penhascos com vista para o mar ... nada de carros, nada de trem ... você pode fazer uma caminhada entre as pedras e madeiras, passando por Portofino ou chegar lá fazendo um belo passeio de barco em um dos muitos ferries que ligam todos os dias partindo de Camogli, Génova, Portofino e Santa Margherita.
De Camogli
de Genova
De Rapallo e Santa Margherita
                           Vamos aos poucos nos afastando de Camogli em direção a San Fruttuoso.

                                                  Consegui essa foto maravilhosa !!!
A pequena vila de San Fruttuoso está localizada no Parque Regional de Portofino. A singularidade do lugar e o completo isolamento, encanta a todos que vem aqui. Tem apenas 50 moradores.
No local tem uma pequena praia, a Abadia de San Fruttuoso, a Torre da Doria e o famoso Cristo do Abismo.
                                                                      Chegando em San Fruttuoso de barco
                                                      A riqueza visual do lugar nos encanta!

Abadia de San Fruttuoso

É de propriedade da FAI (Fundo Ambiental Italiano) desde 1983, quando foi doada pela família Doria.
Hoje você pode visitar o mosteiro do século X-XI, com seu claustro, a sala do capítulo, a igreja e os túmulos dos Doria eo corpo no mar gótica do século XIII.
Grande parte da abadia foi construída por volta do século X-XI em estilo românico, enquanto o lado em direção ao mar, foi construído no século XIII, em estilo gótico, graças às doações da família Doria.
O claustro, construído no século XII, foi quase totalmente reconstruída no século XVI por ordem do Almirante Andrea Doria. O claustro leva aos túmulos Doria, mármore branco e pedra cinzenta, colocados em uma linha em três lados da sala. Aqui jazem os sete membros da família Doria, enquanto os outros dois túmulos e um sarcófago romano ignorando a identidade das pessoas enterradas.
Dentro da abadia "do século XIII, onde o trabalho de restauração realizado pela FAI revelou a mais antiga estrutura românica, é a casa do Museu, que recolhe documentos da história da abadia e as vidas dos monges.
Ao longo da estrada da abadia para a aldeia, que remonta ao século XVI, atingimos o Andrea Doria torre, erguida em 1562 por seus herdeiros, John e Andrea Pagano. Em ambos os lados de frente para o mar, você pode ver o brasão de armas da família Doria, a águia imperial. 

Essa é uma réplica da mesma imagem que se encontra em baixo das águas. Como estava frio ninguém teve coragem de mergulhar para ver .

Em 27 de agosto de 1954 fora do St. Fruttuoso a 17 Mt de profundidade foi colocada uma estátua do Cristo do Abismo, uma estátua de bronze, de dois metros e meio de altura, o que representa um Cristo com o rosto e as mãos estendidas para o céu, pelo escultor Guido Galetti Genovese.
A estátua foi rebaixada para o mar em uma proposta por Duilio Marcante, uma pessoa de fama e importante para o mergulho italiano, que depois de perder um amigo (Dario Gonzatti) durante um mergulho, tomou a Cristo, em memória de todos os mortos no mar.
A escultura 2,50 metros de altura., Pesa 260 kg. e senta-se sobre uma base de concreto de 90 toneladas.

Uma cópia de Cristo está localizado em Key Largo, Flórida, no primeiro parque marinho do mundo.
Todos os anos no último domingo de julho, em memória dos mortos no mar e aqueles que fazem do mar a sua vida acontece na baía uma cerimônia muito viciante.
O festival começa com uma procissão à luz de archotes para a abadia para chegar à praia, onde as tochas são passados ​​para as sub atingindo a superfície da água para Cristo. Neste ponto, um mergulhador mergulha para colocar uma coroa de louros no pedestal da estátua.
Depois de voltar para a margem do sub é celebrada missa na praia.

                                 






Sabem o que esse cara estava fazendo? Estava mandando pizzas por uma cordinha, é uma pizzaria.
Comida muito boa. Valeu a pena escolhermos esse restaurante para almoçar.
Vista de San Fruttuso, da sacada do restaurante.
Brindando a nossa vinda a San Fruttoso e a nossa amizade


Bela vista desde o Ristorante
Neste lugar encantado, fora deste mundo ... com a brisa do mar no rosto ou no interior da sala de jantar ou na varanda atrás de uma bela janela de vidro, a você será servido deliciosos pratos.

                                   Aos poucos vamos nos despedindo desse lugar espetacular !!!!!
Cada vez que nos afastávamos mais, a gente observava o quanto pequenino era esse lugar. Encontrei esse lugar por acaso, quando estava pesquisando sobre nossa viagem, e ao ver a foto desse lugar tive uma vontade muito grande de conhecer, tudo nele me pareceu mágico e misterioso. Imaginava como pode existir um lugar assim, nesse cantinho e tão escondido. Valeu sim muito a pena conhecer e estar aí. O lugar é encantador !!!!  De tão pequenino que é, aos poucos foi se perdendo no horizonte.
                Uma linda imagem no percurso de volta, uma pequena cidade encima do morro.

Santa Margherita Ligure

Santa Margherita Ligure é também chamada de Pérola do Golfo Tigullio por sua elegância no centro da região da Ligúria. Santa Margherita Ligure é apenas 31 quilômetros de Gênova e é uma estância climática à beira-mar. É visitada por muitos turistas que vêm de todo o mundo para a Riviera. A aldeia de Santa Margherita estendeu para Leste e é cercada por morros cobertos com a vegetação típica do Mediterrâneo encontrados na região da Ligúria, no qual você pode admirar as numerosas vilas de luxo com jardins e vista para a Costa Dolphin (o trecho de mar que liga) Margherita a Portofino). Por isso, a cidade é muito exclusiva, tem uma posição estratégica, pois está muito perto de Portofino.
Chega-se a Santa Margherita por estrada, trem ou de barco. Pegamos o trem para ir até Santa Margherita, pagamos 2 euros.
                                     A cidade estava toda florida, era começo da primavera.
Santa Margherita Ligure é uma comuna da região da Ligúria, província de Genova. Faz fronteira com Camogli, Portofino e Rapallo. É famosíssima em todo o mundo como lugar turístico, e pelo belo mar e pela posição geográfica.
O pouco tempo que tivemos em Santa Margherita, pudemos observar o quanto ela é bonita. É uma cidade de veraneio para muitos italianos e europeus. No verão fica completamente lotada. Se quiser conhecer melhor conselhamos a ir de abril a meados de junho ou de setembro à outubro.
                                                              Chiquérrimos os barcos na marina.

Como chegar a Portofino

A pé:
Leva mais ou menos 1h e 20 minutos. 
De ônibus: 
Pega na Estação Ferroviária Margherita Ligure, leva até a Piazza Martiri della Libertá de Portofino, leva mais ou menos 20 minutos, dependendo do movimento. Valor de 2 euros, comprados no ônibus.
Horário: das 06:30 da manhã até as 22:00 na baixa temporada e até 00:45 no verão. 
De barco: Com o Golfo Paradiso, o mesmo que faz de Camogli a San Fruttuoso e de Genova com Battellieri.
                                             Pela estrada de Santa Margherita até Portofino.
Fomos de ônibus, a viagem foi curtinha e passamos por lindas paisagens. A estrada até Portofino é bem estreita, tendo que em alguns momentos parar nas curvas para dar passagem a outros carros, principalmente se estiver indo de ônibus.
                                                             Todos os caminhos levam a Portofino.

Portofino    

É um pequeno paraíso localizado na Região da Ligúria, na Riviera Italiana. A pequena cidade possui um porto, considerado um dos portos mais charmosos da Europa. Pequeno balneário frequentado por Vips do mundo todo. No verão esse porto fica repleto de iates dos milionários que vem passar alguns dias por aqui. O lugar é encantador, virou um lugar de muita elegância por causa de seus frequentadores. O lugar ficou famoso nos anos 1950 quando os artistas de cinema passaram a frequentar esse singelo lugar.

Em Portofino há várias opções de passeios de barco, inclusive saem daqui também barcos para San Fruttuoso, Cinque Terre e outras cidades próximas.
Trata-se de uma escultura de stefano Bombardieri, exposta no museu de esculturas da Marina de Portofino (é um dos lugares mais chiques da Europa, por isso a referência aos pesos pesados)
                                                       


A vista a partir desse ponto é encantadora! A pequena baía em forma de ferradura é uma das pérolas da Costa Mediterrânea. 
                                                                                          Na Piazza Piazzeta
                                                          Castelo Brown
  Para chegar até esse castelo tem que subir uma escada de mui...tooooss degraus, mas vale a pena

A igreja de San Giorgio fica num costão rochoso de Portofino. Ela foi reconstruída, após ter sido bombardeada durante a segunda guerra Mundial. Fica num dos locais mais altos de Portofino.        



                                      Há muitos restaurantes principalmente de peixes.

                                        Lindos jardins de residência charmosas !!!!!

                                                          Várias galerias de arte por toda Portofino.

                        Un cappuccino per favore, per non dimenticare mai questo momento.
Sabe aqueles lugares que você sente saudades mesmo antes de partir. Portofino é esse lugar.
Magari un giorno ritorneró !!!!

Depois de um dia cheio, voltando para Levanto.
De volta pegamos um trem muito confortável, esta vindo de Genova, tinha cabines para seis pessoas. Estava tão bom que quase passamos a estação de Levanto, foi a maior correria quando o Zeca avisou.



Um comentário:

  1. QUE BELAS CIDADES, QUE BELAS DIDADES, AMEI CONHECER ESSAS CIDADES ATRAVÉS DE VCS! OBRIGADA PELO CARINHO E POR PODER COMPARTILHAR UM POUCO DAS FÉRIAS DE VOCÊS! GRAZIE MILLE

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search