quarta-feira, 6 de março de 2013

Chegando na Itália

                            
Dia 7 de abril, chegamos em Livorno/ Itália. De volta ao país que eu mais amo. Estar na Itália para mim é uma benção, parece que eu estou retornando a minha casa.
Chegamos ao Porto bem cedinho, mas saímos somente lá pelas 2 horas da tarde. Nos navios eles tem regras, e  para desembarcar é por ordem de cabines, começam pelas  suítes até o 4 andar, é por classe.
Então quem estiver nas cabines debaixo vão ser sempre os últimos a sair. Também teve problemas no Porto de Livorno, estava uma desorganização total.
Tinham pessoas muito cansadas, dormindo no chão nas cadeiras e com fome. Não podíamos nem sequer comer. Fiquei sabendo que algumas pessoas que desembarcaram por último foram almoçar no restaurante self serviçe e a surpresa foi grande, a comida dos hóspedes que estavam embarcando em Livorno para fazer o cruzeiro na Europa, era espetacular tinha até lagosta.
Então quer dizer que a comida nos cruzeiros da Europa é de excelente qualidade. Claro que a comida nos restaurantes a noite era muito boa. A massa deixava a desejar e isso que era um navio italiano. Comemos massa poucas vezes. Já nos primeiros dias enjoamos da comida do restaurante self serviçe. Preferimos almoçar no restaurante a la carte, porque tinha menos pessoas. O café da manhã também, muitas vezes pedimos na cabine, principalmente quando acordávamos cedo para conhecer as cidades.
Pegamos um táxi do Porto até a estação de trem de Livorno. Quando chegamos na frente da estação lembrei que tinha ficado uma mala no Porto e os maridos tiveram que voltar para buscar, ainda bem que pegaram o mesmo táxi, o prejuízo não foi tão grande.

                                     Ajudando Brasileiros na Estação de Livorno
Enquanto esperávamos ficamos eu e Maria Elena dando informações aos brasileiros que chegavam perdidos na estação, sem ao menos saber o que fazer com o bilhete. Informei que eles deveriam VALIDAR O BILHETE antes de embarcar, pois se encontrassem o fiscal teriam que gastar uma boa quantia de euros para pagar a multa. Existe nas estações de trem na Europa, uma maquininha quase sempre de cor amarela, você coloca o bilhete e ela valida .
Validar  o bilhete
Alguns também estavam com o voucher da passagem e não sabiam que tinham que trocar pelo bilhete, achando que com aquele voucher podiam pegar o trem. Fico pensando, como que as agências não informam a seus passageiros sobre tudo isso? As pessoas não sabem falar o idioma do país, e ainda vão desinformados. Graças a Deus que encontram pessoas que os ajudam.

Um dia eu estava em uma agência de turismo e um garoto estava atendendo um casal. Nem sabia que hotel  indicar, e eu ali prestando atenção, e já com vontade de entrar na conversa. Quando o rapaz estava informando como ir até Machu Picchu de trem e  disse que o trem levava de Cusco até Machu Picchu menos de uma hora eu tive que levantar e ajudar o rapaz tão desinformado a dar informações corretas para o casal. Que pena que algumas agências não preparam seus funcionários como deveriam. O trem leva aproximadamente 3 horas, o cara não sabe nem o que está vendendo. Se você quer dicas corretas procure sempre um blog de viagens, pois os blogs são feitos por pessoas que viajaram e te darão com certeza informações corretas.

Bem vamos continuar nossa viagem agora pela Itália, Maria Elena e Ivan continuarão sendo nossos companheiros de viagem. Vamos até Levanto onde vamos ficar hospedados no mesmo hotel que ficamos em 2010. Naquele ano ficamos apenas 2 dias, mas já tínhamos certeza que um dia voltaríamos para ficar mais dias e curtir essa região maravilhosa das Cinque Terre .
Ficamos em Levanto porque é uma pequena cidade que fica próxima as Cinque Terre e fica muito fácil se deslocar até elas, principalmente de trem. O bilhete de trem é adquirido quando for embarcar, não precisa ser comprado com antecedência.  

Pegando o trem Para Levanto  

A gente acha que sabe tudo quando viaja, mas sempre encontramos alguma coisa que ainda não sabemos. E é só viajando para descobrir. Como a gente sempre pegou trem sem estar com bagagem, não sabíamos de algumas coisas. Mas valeu muito ter acontecido para aprender.
Estávamos nós com muit....aaaas bagagens. E para transportar de um lado para outro, anda para cá, anda para lá, desce escada, sobe escadas, muda de trem, meu Deus que loucura.... Coitados dos maridos.
                Olha só que loucura !!!!! Fotografado e registrado, para nunca esquecer e dar boas risadas

Nas estações de trem as vezes acontecem imprevistos como: Tem muitas escadas para passar de um binário a outro ( binário na Itália, é o portão onde você vai pegar o trem). E quase sempre fica do outro lado dos trilhos e aí tem que passar por baixo dos trilhos. num tipo de túnel e sempre tem escadas para descer e subir. Também acontece de você já estar dentro do trem e eles avisarem que mudou o trem e você tem que mais uma vez sair com as bagagens e pegar outro trem e quase sempre do outro lado, de onde acabou de vir. 
Passamos todo esse momento perto de um pequeno elevador e quem diz que a gente sabia usar, achávamos que estava estragado, pois apertávamos o botão e não funcionava nada. Claro que esse elevador é uma coisa meio arcaica né? Mas como sempre a gente encontra alguém para nos ajudar. Uma garota Argentina, com a qual estivemos conversando dentro do trem, que ía partir e não partiu, nos ajudou. Ela nos ensinou que devíamos apertar o botão e segurar o tempo todo até ele subir e soltar só quando estivesse já encima. Que alívio !!!! Aí claro tudo ficou mais fácil, rsrsrsr. Não víamos a hora de chegar em Levanto, para descansar, pois tínhamos ficado desde as 05:00 horas da manhã até 2 horas da tarde esperando para sair do navio, carregar malas pra lá e pra cá, ninguém merece né?. Mas hoje damos boas risadas. E sabe que depois de tudo isso procuramos a garota para agradecer e ela simplesmente sumiu, acho que era um anjo.
Aqui está a Maria Elena perto do elevador.
Demonstração de como usar : Apertar e segurar até ele subir. E quando estiver dentro fazer o  mesmo, porque se não o elevador não anda.

DICAS :   
Se você for viajar de trem, per favore, pouca bagagem, porque se não, voce vai sofrer e muito.
Não esqueça de validar seu bilhete antes de embarcar quando viajar de trem, ou mesmo quando andar de ônibus nas cidades.
Troque o voucher da passagem, que recebeu da agência, por um bilhete de embarque.
Se encontrar um elevador nas estações de trem, agora você já sabe o que fazer. E essa é nossa dica mais preciosa. Claro alguém tem que sofrer para aprender, não acham ??? rsrsrsrsr.
OJO, não são todos os elevadores é claro. É um pequeno que cabe mais ou menos 4 pessoas e fica quase sempre num corredor no meio dos trilhos. Serve para pessoas com bastante bagagem, rsrsrsr....e deficientes.

Pegamos o trem de Livorno até La Spezia e La Spezia até Levanto. O valor de Livorno à La Spezia é de 34,40 euros. De  La Spezia a Levanto 6,60 euros.

Do navio ficou a lembrança e vontade de fazer muitos outros cruzeiros. E virão com certeza na sequência de nossas viagens




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search