quarta-feira, 20 de março de 2013

A pequena Volastra



Último dia com nossos amigos, Zeca e Jane e hoje vamos nos despedir de Ivan e Maria Elena.
Pegamos o trem em direção a La Spezia para pegarmos nosso carro e começar outro roteiro. Ivan e Maria Elena alugaram também um carro para percorrer a Toscana. Fiquei preocupada, pois eles estavam sem GPS e nunca tinham alugado carro em outro país. Mas tiraram de letra, como a gente diz "Quem tem boca vai a Roma".
Nos despedimos deles e voltamos para Levanto.


Levanto continuará a ser nossa cidade base. A partir de agora o nosso roteiro ainda pela Itália será:
Parma na região de Emilia-Romana 
Lucca na Toscana.
Finalizando esta parte seguiremos para Malcesine no Lago di Garda, no norte da Itália.
A nossa volta para Levanto foi um passeio, nós queríamos fazer por uma estrada secundária que passa pelas Cinque Terre, que até então só tínhamos feito de trem.
Queríamos passar por várias pequenas cidades, mas como as estradas estavam interditadas por causa das chuvas de outubro conhecemos apenas Volastra. Mas as paisagens são de tirar o fôlego.
Passamos em Volastra, uma cidade pequenina no Parque de Cinque Terre, adoramos passar por essas cidadezinhas, as pessoas do local vem falar com a gente como se fossemos velhos amigos, te contam suas histórias e enriquecem nossos conhecimentos. 
Andando a pé pelas ruelas, uma senhora que estava na janela de sua casa, percebeu que estávamos indo em direção errada e gritou, "Sono sbagliati, sono sbagliati" (estão errados, estão errados), foi só risos.
Por isso que gostamos de fazer nossos roteiros de carro por lugares não tão turísticos, onde nós temos mais contato com os moradores e assim podemos conhecer melhor a sua cultura e seus costumes.
Volastra é uma antiga vila da Riviera de Levante, é um vilarejo da cidade de Riomaggiore, na província de La Spezia, e está situado no território do Parque Nacional de Cinque Terre. A forma característica circular do centro da cidade, ainda não é visível a partir do mar, seus fundamentos poderia ter ocorrido em época etrusca.
                     Como em toda Itália, vemos gatos perto das casas, devem gostar muito desses bichinhos.
Andar por essas pequenas ruelas é muito interessante, as vezes escutamos as pessoas conversarem, sem que percebam que a gente está escutando. E assim nós acabamos escutando um pouco da vida das pessoas.
                                                Plantação de oliveiras, muito interessante.
Na aldeia de Volastra está situado o Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em estilo românico, que data do século XII, que se refere a Manarola. Faz parte da rota dos Santuários do Parque das Cinque Terre.

Santuário de Nostra Signora della Salute
Formas românicas que lembram o século X, tem uma só nave retangular, quadrado silhares coroado com arcos e desde que com uma porta para o arco. Partes laterais com estreita única janelas. No interior, com sua abóboda de berço, venerada imagem de Nossa Senhora do século XVIII.
                                                                     Uma delicadeza sem igual, lindo cantinho de oração

A tranquilidade.

As paisagens das Cinque Terre aqui de cima é deslumbrante. Avistamos nessa foto Manarola, um dos vilarejos mais lindos de Cinque Terre.
Agora mais próxima, e continua linda !!!!
Na área é praticado o cultivo de vinhas, os terraços típicos da Ligúria em drywall, com a produção de vinho local Sciachetrà.
                                           Lá está Corniglia, num  lugarzinho especial só dela.
Este é o nosso carro, um Ford Galaxy que vai nos acompanhar até o fim da nossa viagem. Bem confortável e cabe muitas malas, ideal para quem quer fazer muitas compras ou para viajar com a família.   
Na Ligúria há muitos penhascos, onde são cultivadas videiras em pequenos terraços. Das videiras são colhidas uvas Vermentino e Sangiovese. E para fazer a colheita ou chegar até elas os agricultores utilizam esses carrinhos, que andam sobre um único trilho preso as paredes do penhasco.

                                                                                                      Corniglia
                       Corniglia fica em cima do rochedo, "Una Piccola Cittá" 
                                                                                                     Seguindo caminho pela estrada.
 No caminho encontramos um restaurante muito gracioso, que já tínhamos pesquisado antes de viajar.

Il mare azzurro.

                                                          Os gatos da Itália tem vida boa !!!!

Na gastronomia da Ligúria a anchova está sempre presente, você come com azeite de oliva e pão. Hummm, estava delicioso!!!

Tentamos continuar nosso passeio, mas não pudemos ir em frente. Um pouco mais a frente encontramos muitos entulhos e árvores caídas, devido as chuvas que caíram em outubro, que destruiu uma parte das Cinque terre. Um senhor nos aconselhou a não seguir, então voltamos até La Spezia e pegamos a auto estrada. Aproveitamos e fomos conhecer a pequena Varese Liguria, "Un' altra piccola cittá", não estava no programa, foi indicação da Silvia, a garota do hotel.



                                                                  

                                                                









Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search