terça-feira, 8 de março de 2011

Thermas de Piratuba e passeio a Marcelino Ramos - Santa Catarina

              
                   Casa onde funcionava o primeiro banco de Piratuba. Foto by Haydée Marques
Para quem não sabe, a Rota da Amizade é uma referência em turismo. Piratuba vem recebendo um fluxo constante de turistas ao longo do ano, compatível com sua capacidade, tem capacitado pessoal, com um local de Comunidade Consciente da importância do turismo.









Piratuba

Piratuba é conhecida em todo o país por ser um pólo turístico do oeste catarinense. O município se destaca por possuir uma rede hoteleira qualificada, com mais de dois mil leitos e um parque termal amplo e moderno.
Piratuba em tupi guarani significa "abundância de peixes". A história do município teve início em 1910, com a construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul.
E essa ferrovia ainda existe, é uma das grandes atrações imperdíveis da cidade,que faz o percurso com uma Maria Fumaça, que sai da estação de Piratuba, cruza a fronteira do Rio Grande do Sul, Chegando ao município Marcelino Ramos. Nessas curiosidades do destino é que em 1964, durante escavações em busca de petróleo, a Petrobras localizou um lençol de águas termais, de 674 metros de profundidade, o que acabou por trazer e consolidar o turismo em Piratuba. A temperatura das águas são de 38,6 ° C .

Chegamos em Piratuba já um pouco tarde. Ficamos no Thermas de Piratuba Park Hotel, através da Bancorbrás, clube de viagem do Banco do Brasil. Qual não foi nossa surpresa que com todo o calor que fazia nos deram um quarto sem ar condicionado, reclamamos aos atendentes, e nos informaram que pela Bancorbrás o quarto seria Standard e sem ar, e que essas eram as normas da Bancorbrás. Nunca em 25 anos que somos sócios, nos aconteceu esse tipo de coisa. No ano passado estivemos no exterior e ficamos em excelentes hotéis e sempre fomos muito bem atendidos e sempre tínhamos direito a excelentes quartos. Não queiram nos enganar, não somos marinheiros de primeira viagem. Se querem fazer parte desse clube, tem que ser hotel de qualidade, do contrário, não vai para frente. Essas regras absurdas, são do hotel, que oferecem os péssimos quartos aos hóspedes. O Hotel Klein na mesma cidade oferece apartamentos de luxo e suítes, e todos com ar, e recebem hóspedes pelo mesmo clube. Que bom que tenho esse blog, assim posso alertar aos sócios desse clube sobre esse hotel, que é uma roubada. 
E mesmo para os outros hóspedes, as fotos na internet referente ao hotel não são a realidade, são enganosas.
Foto by Haydée Marques
Primeiro conhecer as Termas de Piratuba, tem várias piscinas. Nas piscinas, tem sempre uma turminha de idosos conversando e muito animados. Tudo muito bonito, com muitas flores. A parte central é onde ficam os melhores hotéis da cidade, e as lojinhas.
Uma tarde fomos fazer um passeio na Fazenda do Engenho, um lugar muito lindo e foi divertido. Gostei muito do hotel desse local, valeu a pena. Só não tive coragem de ir na tirolesa, Que é um cabo de aço. Você está em uma cadeirinha e vai até o alto dos pinheiros e volta. Quem foi pode dizer se é bom ou não, rsss. Depois que voltamos fomos dar uma olhadinha nas lojas.

O mais interessante foi quando paramos num barzinho e pedimos chopp, pois estava muito calor, quando olhamos a nossa volta, só nós estávamos  bebendo chopp. E em vez de estarem tomando um choppinho ou refrigerante, o pessoal estava curtindo um chimarrão. uma bebida que os gaúchos tomam. Chega até a ser engraçado, mas porém, é tradição. Voltamos ao hotel para descansar.

O que nos surpreendeu foi com a grande quantidade de mosquitos pela cidade, a gente não consegue nem tomar sorvete com tranquilidade, de tanto que tem. Lá eles usam um tipo de raquete elétrica para matar as bichos. Perguntamos, o motivo de tantos mosquitos pela cidade, e nos informaram que é por causa de muitos chiqueiros de porcos e granjas que estão localizados perto da cidade. Nossa !!!! mas a prefeitura deveria resolver esse problema, principalmente pelo bem estar dos turistas.

No Segundo dia fomos fazer um passeio de Maria Fumaça, que delícia...., me senti criança por algumas horas. Tudo muito perfeito, desde o começo, até o fim do passeio, Pessoas muito simpáticas nos atenderam durante toda a viagem. O Roteiro é de Piratuba até Marcelino Ramos, pelo percurso você vê lindas paisagens. Na estação dois gaiteiros tocavam músicas regionais, Os quais animam o pessoal até o fim da viagem. Valeu Muito.

Conhecemos em Marcelino Ramos o Santuário da Nossa Senhora da Salete foi um passeio agradável, tivemos até a benção do padre.
O calor era muito, foi difícil agüentar dentro do ônibus que nos levou ao Santuário.

No domingo nós íamos aproveitar as piscinas das termas, mas amanheceu chuviscando, foi então que resolvemos ir conhecer Treze Tílias, A viagem foi muito tranquila. Os Comentários estão em outra postagem.



Termas de Piratuba


O município revelou sua aptidão para o turismo e hoje é conhecido em todo o Brasil. Um jato de Água Quente de 30 metros de altura é a atração da Estância Hidromineral de Piratuba.
Entrou na rota dos principais destinos turísticos do sul do Brasil. Hoje, o município é consolidado no turismo, recebendo mais ou menos 250 mil touristas por ano.
O Parque Termal é o "carro chefe" do turismo de Piratuba, e tornou o município conhecido em todo o país. O parque atende públicos de todas as idades. Piscinas adultas e infantis, chuveirinhos ao ar livre, saunas e hidromassagem. A beleza se completa com locais como áreas de acampamento para os visitantes
Um fantástico parque de águas termo sulfurosas com sete piscinas ao ar livre e cobertas.
Foto by Haydée Marques
Tem banheira e imersão e serviços especiais para tratamento, com águas sulfurosas, são consideradas eficazes no tratamento de pele, reumatismo, úlcera, hipertensão e combate ao stress. O parque fica aberto de segunda à domingo das 07:30 às 19:30. Durante o verão, abre às 07:30 e fecha às 20:00 h, de segunda à quinta-feira.
Foto by Haydée Marques
Foto by Haydée Marques
Uma rota criada especialmente para quem gosta da tranquilidade e da natureza. A Rota do Engenho permite um passeio até um parque ecológico, o Parque Três Pinheiros, onde são expostos animais exóticos e os Produtos artesanais. No caminho o turista ainda conhece o Hotel Fazenda do Engenho, que disponibiliza de trilhas ecológicas, passeios a cavalo e quadras esportivas. O "Cemitério Redondo" faz parte da rota e é visitado pelos turistas, onde estão enterrados os tropeiros Mortos na Revolução.
O nosso meio de transporte para o "Roteiro do Engenho".Foto by Haydée Marques
A busina é um berro. Foto by Haydée Marques
Hotel Fazenda Engenho   Foto by Haydée Marques
Hotel Fazenda do Engenho     Foto by Haydée Marques
Tirolesa, eu fui...

Restaurante do Hotel do Engenho. Foto by Haydée Marques
Foto by Haydée Marques
                                  Cachaça e Grappa
Fazendo pedidos.   Foto by Haydée Marques
Foto by Haydée Marques

Cemitério Redondo  Foto by Haydée Marques

Passeio de Maria Fumaça


Uma atração imperdível em Piratuba é o passeio de trem Maria Fumaça, tracionado por locomotiva a vapor, que em três horas leva os visitantes até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos, a 30 km de distância. Inclui um city tour em Marcelino Ramos, que pode optar a conhecer as Thermas de Marcelino Ramos ou o Santuário de N. S da Salete.
Custa R $ 58,00 + 5,00.
Foto by Haydée Marques
É possível reviver a história de Piratuba sobre os trilhos. O passeio de Maria Fumaça é realizado semanalmente nas tardes de sábado saindo as 14:00 h,
Foto by Haydée Marques
A locomotiva foi construída na Bélgica em 1906, possui bancos estofados.
Foto by Haydée Marques
Foto by Haydée Marques

Foto by Haydée Marques
Foto by Haydée Marques
Foto by Haydée Marques
O trem está partindo ......

No Percurso é servido, refrigerantes e petiscos. Há uma apresentações musical, de um animador caracterizado como mascate Alemão. 
Foto by Haydée Marques
Foto by Haydée Marques
Belas e bucólicas paisagens desfilam ao longo do roteiro, Passando pelo encontro das águas do Rio do Peixe com o Rio Pelotas, formando o Rio Uruguai . Fazendo a travessia da ponte sobre o rio Uruguai.
Por onde passa o trem também pode passar carro. Foto by Haydée Marques
Foto by Haydée Marques
Foto by Haydée Marques
Santuário de N. S da Salete   
Interior do Santuário  Foto by Haydée Marques
Foto by Haydée Marques
De volta a Piratuba   Foto by Haydée Marques









Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search