quarta-feira, 7 de março de 2012

Msc Orchestra - Travessia Atlântica Brasil/Itália - Parte 1

 Navio Msc Orchestra 
Faltam 12 dias para embarcarmos em uma viagem maravilhosa. Faremos a travessia do Brasil/Itália
Faremos a Viagem no Navio MSC Orchestra, Será uma viagem de 18 dias. Embarcaremos em Santos, Seguiremos para o Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

                                                                                      
Passaremos em varias cidades, depois de viajarmos por 5 dias atravessando o Oceano Atlântico. Primeira cidade será Santa Cruz de Tenerife, pertencente a Espanha. Logo após estaremos viajando para Funchal (Ilha da Madeira), Lisboa (Portugal), Cádiz (Espanha), Barcelona (Espanha), Marselha (França), A Última será a de Livorno na Itália.

                                      Este è O Nosso Navio
Este é o nosso navio
                Hall
                                                       Tudo cor de rosa para combinar com as mulheres.
                                                                                                                                Teatro
                                                                              Lojinhas para gastar nosso dinheirinho.
                                                                                                                Um Spa para relaxar
                                                                                   Um dos restaurantes um bordo (Chinês)
                                    
 Nossa primeira viagem de navio
Viagem de navio, um sonho realizado. Melhor ainda, fazendo uma travessia até a Itália. Depois de um ano de espera, a contagem regressiva está quase chegando ao fim. Todos falam sobre esse navio, dizem que é maravilhoso !!!!! Não vemos a hora de estarmos dentro dele, e aproveitarmos muito essa viagem. A Expectativa é muito grande. Junto com a gente vão estar os amigos, Maria Helena e Ivan, 
No decorrer desses meses de espera, algumas coisas aconteceram. Coisas boas e ruínas. Mas graças a Deus tudo está em ordem e estamos prontos para embarcar. Dentre as coisas boas, tive a oportunidade de me comunicar com várias pessoas no facebook Vão fazer a mesma viagem. E aí estamos na expectativa de nos conhecermos. Entre essas pessoas falo sempre, com Fernanda de Salvador, ja a considero amiga. 
Vou passar algumas dicas do que eu sei de cruzeiro (marinheira de primeira viagem). Na volta teremos muito mais experiência e muito mais coisas para contar. Me aguardem.
Depois de chegarmos à Itália, iremos fazer algumas viagens de carro para algumas cidades. Chegaremos em Livorno e vamos para Levanto e Cinque Terre, Novamente, estamos voltando porque adoramos aquela região e vamos curtir os lugares com mais calma. Estando em Levanto vamos visitar, Camogli, Portofino, Santa Margherita, San Fruttuoso, Genova, Parma e Pignone. Depois subiremos para a região do Lago di Garda, ficaremos em Malcesine e ali permaneceremos para conhecer outras cidades como, Riva del Garda, Limone sul Garda, Trento e Asiago. Estou muito feliz pois vou conhecer a cidade que meus avós nasceram (Asiago).


Algumas cidades que vamos conhecer na Itália



Preparando meu caderninho de anotações, para anotar tudinho o que acontecer na viagem. E também muitas dicas para os amigos que quiserem fazer a mesma viagem.      
      Quem sabe uma fugidinha até o paraíso ..... Capri
Preparações para que a nossa viagem seja perfeita
  • Conferindo o equipamento de fotografia para tirar fotos encantadoras!
  • Documentos em dia                                             

Porque fazer um cruzeiro:

Cada dia de viagem, você estará em um porto diferente. Não há monotonia nem stresse e você ainda tem uma vantagem de não ter de carregar malas e mudar de hotel a cada cidade.

Durante o dia, no navio você terá muitas atividades. A noite, há opções para todos os gostos. Jantares elegantes, mostras, piano, danças e bandas.

Dentro dos navios é inevitável encontrar várias vezes ao dia, com as mesmas pessoas. Isso facilita o relacionamento e o  início de novas amizades.

Banheiro, ar-condicionado, tv, secador de cabelos e telefone. Tem cabines internas que não tem vista para o mar e são mais baratas, mas o conforto é igual, cabines externas com varanda, e suítes. 

Você vai gostar. pode apostar. Aliás, praticamente todos os navios tem cassino e jogo a bordo.

Os turistas entram no navio e deixam em terra preocupações como, procura de hotéis, embarques e desembarques em aeroportos e traslados.

Poderá conhecer lugares exóticos e praias paradisíacas 

O ambiente do navio é uma ilha de conforto e satisfação cercada de segurança por todos os lados, principalmente em razão da tecnologia.

A pluralidade étnico-cultural é mais uma vantagem em um roteiro dos cruzeiros, contribuindo para o enriquecimento do padrão culturais dos viajantes.

E o melhor de tudo "um sonho realizado".

Começando a arrumar a mala com uma semana de antecedência, teremos assim tempo suficiente para revisar, Colocar e tirar alguma coisinha que colocamos a mais .. temos uma lista para conferir, e não esquecer nenhum item.
Em toda viagem e principalmente num cruzeiro não esquecer de um bom protetor solar, chapéu e óculos de sol.
Arrume seu sapatos em sacolinhas que tem uma parte transparente, isso vai facilitar na hora da escolha, sem precisar abrir todas.
                                           Não muitos, leve  principalmente os que são mais confortáveis.
                                         Não esqueça de um par de tênis para os passeios mais cansativos.
                                                                                                 Algumas sugestões.
               Uma havaiana, vai fazer a diferença ....

Arrumar uma mala de viagem é sempre um problema - Nunca sabemos o que devemos ou não levar. Mesmo no verão verão, levar por exemplo, um casaco, é muito bom, pois derre pente pode esfriar. Em uma viagem de cruzeiro, esse casaquinho merece uma atenção especial, principalmente por causa do ar-condicionado.

Nos cruzeiros de hoje,geralmente tem um clima informal e descontraído. Porém, em quase todos os navios há pelo menos uma noite formal, com o comandante, e alguns jantares mais sofisticados. Ou seja, é necessário separar algumas peças de traje esporte fino e social.

É recomendado aos cavalheiros o uso de paletó com gravata, mas ultimamente os cavalheiros estão optando por uma calça e social e um bonito blazer. Vestido longo para mulheres pode ser dispensado, podendo sim usar um lindo vestido de festa, curtinho. Paletó, gravata e vestido longo, está sendo usado mais pelos europeus Vale lembrar que nos jantares, o uso de bermudas, chinelos, não são recomendados.

Durante o dia, os trajes são informais. Roupas leves, bermudas, shorts e maios são como vestimenta mais usadas. Vestir uma saída de banho ou camiseta nas áreas internas do navio e usar calçados leves.

As bagagens serão submetidas ao raio do scanner na hora do embarque. Por isso, não é aconselhável o embarque de objetos que não ofereçam segurança.

Já em relação aos documentos, dependendo do país somente passaporte atualizado.

Além disso, é necessário verificar cartões de crédito internacional. Os cruzeiros aceitam Visa, Mastercard, ,Diners  American Express.

Vale lembrar, que sempre é bom fazer as malas com antecedência, uns 2 ou 3 dias antes do embarque, assim fica mais fácil de revisar. Interessante é fazer uma lista com os itens a serem incluídos e conferi-los antes de fechar a mala. Importante sempre colocar os equipamentos frágeis e de valores (câmeras fotográficas, jóias, notebook, documentos, cartões de crédito,etc), em uma bagagem de mão ou mochila, e sempre estar em pose de seu dono. Também coloque uma muda de roupa, por prevenção.
                                             Torniamo alla mia amada Itália

Faltam apenas 2 dias, Quase embarcando, quanta emoção, quanta ansiedade, quanta benção !!!

Agora é hora de arrumar as bijoux, os lenços, os pingentes, coisinhas miúdas.......coisinhas de mulher 

Chegando a hora da depilação, separar o protetor de calcinha, de pintar a raiz dos fiozinhos que teimam em aparecer....ou.....quem sabe, colocar aquele alisabel bem poderoooooso, para que fique bem esticaaaado, para que o vento não insista em descabelar o que era pra ficar penteado.....KKKK. É hora da indecisão: Quantos saltos, adoro saltos altos, baixos e médios??? Tons pastéis....Mas a cor coral e amarelo são lindas!!!! Adoro!!!!!

Hoje é 4 de julho, se passaram 2 meses e pouco do nosso retorno da viagem da Travessia Brasil e Itália, voltamos agora para fazer nossos comentários sobre essa maravilhosa viagem.

Viajar de navio, será ????. é uma pergunta que quase todos fazem antes de decidirem sobre uma possível viagem de navio. Será que vai ser bom? Será que vou passar mal? Nem pensar ..... deve ser horrível ficar tantos dias dentro do navio. Esses e outros inúmeros questionamentos são feitos antes de decidir. Esqueçam tudo isso, não pense em nada, marquem a viagem e curtam muito .... Garantimos, é maravilhoso !!!! Tudo de bom. Ficamos 18 dias no "far niente". Curtimos tudo, do bom e do melhor, mordomias, nem  falar, foram muitas.
Todos os dias eram diferentes, sempre tínhamos surpresas, principalmente quando chegávamos nos portos para conhecer as cidades do roteiro. Algumas já conhecíamos, mas valeu a pena ter retornado.
Nossas noites eram embaladas pelo balanço do navio. Foram noites muito bem dormidas. Gostoso era acordar cedinho e ainda meio dormindo, olhar pela janela e ver que estávamos chegando em um novo porto, uma nova cidade. Os cinco dias de travessia foram tranquilos, Quando deixamos Recife para trás, sabíamos que teríamos 5 dias em alto mar, longe de tudo e de todos, senti um pouco de receio por saber que a partir dali estaríamos no meio do nada, e só íamos ver água em nossa volta dali 5 dias. Me senti perdida naquele imenso mar, mas era gostoso sair na varanda e ver aquela imensidão maravilhosa, aqueles divinos e inesquecíveis, nascer e pôr de sol. Levei 2 livros para ler, e sabem, não consegui ler nem uma página.
Claro se eu disser que tudo foi perfeito estarei mentindo. No decorrer dos comentários falei sobre algumas reclamações. Mas coisas boas superaram coisas ruins.

Dia 20 de março de 2012 - Acordamos bem cedinho, o nosso voo para era São Paulo Congonhas era às 06:28. Graças um Deus não teve cancelamento, porque nessa época pode acontecer. Eu estava preocupada com o peso das malas, pois estávamos fazendo um voo nacional e o peso era de somente 23 KG. Imagina para quem vai viajar de navio isso era muito pouco. Então coloquei mais coisas nas malas de mão. Segui o conselho da minha filha, fizemos o check-in pela internet. Chegamos em São Paulo (Congonhas) às 7:30 e fomos ao local de encontro para pegar a  Transferência  para o Porto de Santos. O local ficava na parte de baixo, perto das locadoras de carro. O valor do transfer foi de 45,00 por pessoa. Fizemos pela empresa XL Viagens e Turismo. Fomos muito bem atendidos por essa empresa. Fizemos a reserva na internet. Enquanto esperávamos conhecemos um casal de Brasília muito simpáticos, Eliane e Celso.
Observando as pessoas chegando, vimos que a maioria eram casais de meia idade e com certeza só aposentados, Nem se preocupavam com o tempo, e estavam com toda a energia para curtir cada momento.
Tivemos como companhia os amigos Maria Elena e Ivan. Os quais foram excelentes companheiros de viagem. 
Vou dar uma dica sobre o check-in no Porto de Santos, a gente chegou em Santos eram já mais de duas horas, O navio ía sair às 18:00 h. O check-in foi super tranquilo, Não tinha quase ninguém e foi muito rápido. Deduzimos que esse horário deve ser o melhor horário para fazer o check-in, claro dependendo do horário de saída do navio.
Enfim dentro do navio, estávamos ansiosos para chegar em nossa cabine. Enquanto andávamos, ficamos deslumbrados com tudo. Pensava que não ia dar tempo conhecer tudo, tinha muita coisa, é tudo lindo !!!! Um hotel de 5 estrelas com certeza.Mas tínhamos 18 dias para andar pelo navio.
Nossa casa por 18 dias, Travessia Brasil / Itália
                                                           Sonho realizado
Piscina

                                                            Savannah bar, meu bar preferido
Nossa cabine 10083, era muito confortável, era externa com varanda superior. Que delícia !!!! Férias .....
Nos sentimos em casa, a partir daquele momento estaríamos no navio por longos e deliciosos !!!! 18 dias.
Aproveitamos e fomos almoçar na Piazzetta Buffet, a comida estava muito boa e quanta comida !!!
Depois do almoço fomos fazer o reconhecimento do navio, e participar das instruções sobre o que fazer em caso de haver algum emergência no navio. Eles passam as informações de como usar os salva vidas, o apito e como encontrar o local marcado. Não sei o que aconteceria comigo, pois depois de alguns dias já tinha esquecido onde era o local, imagina se acontecesse alguma coisa, rsrsrs ...
Jantamos, no restaurante Ibiscus, uma deliciosa comida. A roupa nesse dia era formal. Todos os dias recebíamos um jornalzinho que informava sobre as atividades, sobre traje e outras informações. 
                                                 Saímos de Santos como 18:29 h

Vídeo da Saida de Santos dia 20 de março
                      Recordar é viver, e não tem como não se emocionar vendo este vídeo.

Nem percebemos quando o navio saiu do porto, percebemos só quando olhamos na varanda e vimos o navio se deslocando .. Logo mais em alto mar o balanço me deixou um pouco apreensiva. Mas fui me acostumando. Estávamos muito cansados, o dia foi muito cheio. Dormimos que nem pedra.
                                                       Deixamos Santos para trás 
Primeira Noite no Navio
Com Maria Elena
                                          Ivan e Maria Elena
Rio de Janeiro 21 de Maço. Eram exatamente 06:00 horas da manhã, quando olhei pela janela. Quanta emoção !!!! Naquele momento, tive uma visão maravilhosa da cidade do Rio de Janeiro. Vi passar devagarinho a Pedra da Gávea, Copacabana, Praia Vermelha, Corcovado e o Pão de Açúcar. Nao tem explicação, foi espetacular !!! Ver o Rio de Janeiro de outro angulo é diferente. Continua lindo !!! Tive na minha vida a oportunidade de ter morado nessa cidade. E voltar, sempre me trás recordações agradáveis. Foi nos Anos 60 e eu era uma adolescente. Estava no auge da Jovem Guarda, e naquela época o Rio era tranquilo, Muito mais que agora.

Chegando no Rio de Janeiro
                                                     Aos poucos o navio foi chegando no porto.
Ao sair do navio tivemos que passar pelo raio X, e mostrar o Cartão de Identificação, que registra a nossa saída e depois que retornamos mostramos novamente, para registrar nossa volta.Fizemos um tour que o navio nos ofereceu, tínhamos pouco tempo. Fomos ao Corcovado, Pão de Açúcar, passamos pela pria do Leblon, Ipanema, Copacabana e Aterro do Flamengo.
Grand Tour Corcovado & Pão de Açúcar
Duração cerca de 6 horas - Preço: USD 129 Adultos
                                              Vista do Corcovado do Cosme Velho

       Trem do Corcovado - Cosme Velho
    Ingresso do trem do Corcovado estava incluso no valor do pacote.

Corcovado



Pena que o Rio estava nublado
Lagoa Rodrigo de Freitas


Algumas praias importantes
Praia do Leblon
Praia de Ipanema
Esculturas na Praia
Praia de Copacabana
Hotel Copacabana Palace

Pão de Açucar


Bondinho do Pão de Açúcar

Corcovado, Praias do Botafogo e Flamengo


Copacabana ao fundo
Com Andréa

Com Celso
Pão de Açúcar de longe

                                                    De Volta ao Navio
O passeio foi muito agradável, e rápido como todo o passeio. Conhecemos  Andréa e Celso, um casalzinho muito simpático, pena que perdemos o contato durante a viagem.
                                                        Vimos o Rio desaparecer aos poucos.
Vamos ter um dia de navegação só vendo o mar até chegarmos em Salvador. O navio balançou um pouco mais que a noite anterior, o vento balançava o quadro do corredor e estalava o teto do quarto. Como estávamos cansados, logo dormimos. Ao sair na varanda e ver toda aquela escuridão, dava uma sensação de vazio.
Nosso turno para o jantar era o segundo, às 09:30.
No Savannah Bar
O Savannah bar é um local muito bom, e com uma decoração muito bonita. Dançávamos quase todas as noites. Dentro do navio há vários bares, e você pode escolher, mas este era o que eu mais gostava.
Dia 22 de março - Navegação - Aproveitamos o dia  para curtir a piscina, fazer ginástica e caminhada.


Rastro lindo que o navio deixava.
Por de sol prateado

SALVADOR  - 23 de março - Chegamos em Salvador, logo saímos para fazer um tour.

Pegamos o Tour Panorâmico; Salvador Histórico 
Cerca de 6 horas - Valores: Adulto USD 45 e USD 32 Criança.
Salvador
                                          Mapa de Salvador.  Salvador fica no estado da Bahia.

Igreja do Senhor do Bonfim

A Igreja do Senhor do Bonfim é um dos mais famosos templos católicos da cidade de Salvador. A sagrada colina localiza-se na cidade baixa na Península de Itapagipe. O início da sua construção são de 1745. E o término das obras datam de 1772. As principais imagens presentes do templo vieram de Portugal.

Em todos os anos em janeiro, acontece a maior celebração do sincretismo baiano, tendo como cenário a Igreja. Baianas lavam as escadarias, que é a parte da procissão que festeja o padroeiro da Bahia. Antes da lavagem partia do altar. Um dos Representantes da Igreja Católica impediu que uma tradição sincrética tivesse sua continuação, restringindo a participação das baianas à lavagem da parte externa da igreja. A lavagem conta com banhos de alfazema e flores brancas, que enfeitam a imagem do Senhor do Bonfim.


Fitinhas do Senhor do Bonfim
Essas fitas são uma tradição na Igreja do Senhor do Bonfim. Cada fitinha amarrada é um pedido.
Artesanato de Salvador

                Bela Imagem !!!
                          Igreja de São Francisco
Pelourinho
Cenas tipicas de Salvador
Traje típico da Bahiana de Salvador




Berimbau
O berimbau é um instrumento de corda de origem angolana. Conhecido como berimbau de peito em Portugal ou como hungu em Angola.

Farol da Barra

Mercado Modelo
Às 18:00 h, tivemos o encontro do grupo formado no facebook, Nós nos falamos por alguns meses antes do cruzeiro, ninguém se conhecia, fomos nos conhecer no navio. Nós não nos encontramos muito no decorrer do cruzeiro, Cada um tinha seu próprio roteiro.Os horários do jantar também não eram os mesmos. Nos encontramos mais com a Fernanda, Lívia, Andréa, Célio e Tere. Mesmo assim depois da viagem continuamos a nos comunicar.
Turma do Face: Da direita para a esquerda, Tere, Célio, filhinha do Victor e Naira, Andréa, Maria Elena, Eu, Agassis, Lívia, Manuel, Naira e Victor.Nessa foto faltou a Fernanda e o Igor
Nesta foto a Fernanda apareceu, está no lado esquerdo lá atrás escondidinha, E o Igor está em primeiro plano.
Com Fernanda de Salvador, muito querida!
Eu e minha amiga Maria Elena 


Próximo destino Recife








































6 comentários:

  1. Ahhh vc foi! Minha tia veio de travessia nele na temporada passada. Passou um frio e depois chegou naquele calor. Vai ter postagens com fotos? Depois vou querer ver, bjos

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    Queria saber como funciona esses passeios do navio. Eles tem horário pre estabelecido? Pois pretendo fazer o cruzeiro MSC Magnifica pra Itália e estava vendo os passeios que estão disponíveis para esse cruzeiro, porém ele só tem a informação de duração, preço e a descrição do passeio.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. :)
    Estou planejando uma travessia atlântica para as próximas férias (maio), e uma das maiores dúvidas é em relação à quantidade de roupas. Serão 11 noites no navio. Porém, para viajar com o navio, preciso ir de avião até Salvador (moro em SP). E aí, vem também a questão de mala/peso. Depois de chegar no último destino, Lisboa, queremos também esticar por lá, talvez Espanha e França.
    Fico me perguntando na quantidade de roupas para levar numa viagem tão grande quanto essa. Já fiz uma viagem de navio, e sei como é friozinho dentro dele. Mas e aí, levamos roupas para cada dia? Levamos roupas pensando em lava-las na lavanderia do navio? Posso imaginar que seja bem carinho esse serviço… Como proceder? Estou meio perdida nesse ponto… :(

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda Ida Mazzucchelli23 de agosto de 2017 às 07:09

    Haydee - que delícia de flash-back amiga - aaamei me ver dentre as tantas fotos deste bog - que delícia....foi realmente uma viagem mágica. Amei cada segundo e viajei novamente com voce neste depoimento tão lindo. - tem continuação da viagem...ainda não encontrei. Beijos Fernanda Mazzucchelli

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search