terça-feira, 30 de outubro de 2018

O que fazer em Aparecida - Os melhores pontos turísticos.

O maior espetáculo de Aparecida, venha conhecer os passeios inesquecíveis de fé e devoção.


Para receber os milhares de visitantes que passam anualmente por Aparecida, o Santuário Nacional possui uma excelente e moderna estrutura de acolhimento.
Ficamos hospedados no Hotel Rainha do Brasil, um dos melhores hotéis de Aparecida.

Cine Padroeira está entre os melhores pontos turísticos de Aparecida.

Bate e volta nem pensar.
Ao programar uma viagem para Aparecida reservem pelo menos 3 dias para conhecer todos os pontos turísticos. Vocês irão se encantar como nós nos encantamos. 
Nossa primeira visita foi no Memorial de Devoção, onde se encontra o Cine Padroeira e o Museu de Cera, um espetáculo para nunca esquecer.                                 
Em uma sala projetada em 3D sem a utilização de óculos assistimos um filme sobre a história de Nossa Senhora Aparecida, uma tecnologia inédita no Brasil. As cenas parecem reais e envolve muita emoção.
O Cine Padroeira juntamente com o Museu de Cera que fica no Memorial da Devoção, são fortes atrativos do Santuário.         

Museu de Cera

Em seguida fomos conhecer o Museu de Cera, onde está representada toda a história em cenários surpreendentes com personagens e devotos famosos que parecem reais.
O Museu é formado por 63 estátuas em tamanho natural retratando, pessoas que ao longo do tempo fizeram parte dessa história do Santuário, presidentes, papas, bispos junto com algumas pessoas famosas. 
A representação da cena quando a imagem de Nossa Senhora foi encontrada nas redes dos pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul. O encontro da imagem foi em 1717, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso entraram para a história da fé católica ao encontrar nas águas do Rio Paraíba o Sul, o corpo e a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil.
Nesta foto a figura do Conde D'Eu Princesa Isabel.
São vários os cenários para representar toda a história: o milagre do escravo, a menina cega, a visita de Dom Pedro I e de Dom Pedro II, inauguração da Rádio Aparecida, entre outras.
Em 1868 a Princesa Isabel e seu marido o Conde D'Eu, visitaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, a filha do Imperador presenteou a Santa com um manto cravejado de brilhantes e pediu a graça de ser mãe.
Em 1884, já com três filhos, a princesa retornou à igreja de Nossa Senhora para agradecer a graça da maternidade e, dessa vez, presenteou a imagem com uma coroa de ouro e diamantes. A peça foi usada vinte anos depois, na coroação da Santa, como Rainha e padroeira do Brasil.
Também em destaque Maria Helena Chartuni, a artista plástica que restaurou a imagem quando a imagem foi quebrada em 200 pedaços.
 Madre Teresa de Calcutá
João Paulo II e o Papa Francisco
Em 4 de julho de 1980, sua Santidade, o Papa João Paulo II, visitou Aparecida e a imagem de Nossa Senhora.
Inauguração da Rádio Aparecida em setembro de 1951. Inaugurada com a missão de ser um instrumento de evangelização dos Missionários Redentoristas. Don Antônio Alves de Siqueira e padre Vitor Coelho de Almeida, fizeram parte dessa história.
Um cantinho para os devotos mirins conhecerem a história.
Logo na saída do Museu neste local aonde você poderá fazer uma mão de cera para levar como recordação.

Memorial de Devoção Nossa Senhora Aparecida
Ao lado da praça de alimentação 2
Horário: De segunda a sexta: 9h às 17:00h
               Sábado: 8h às 19h/ Domingo 7h às 18hs
Valor da entrada: 15,00 reais
Mais informações: Memorial de Devoção
Telefone: (12) 3104 3536


Basílica Antiga

Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Basílica Velha de Aparecida foi construída em Estilo Barroco e foi tombada como monumento histórico, religioso e arquitetônico. A data de construção é de 1745, mesmo com a construção da nova Basílica continua sendo um dos lugares mais visitados. A igreja possui duas torres com sinos que tocam todos os dias às 12h e às 18h.

História da Basílica Antiga


A Catedral Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é um templo religioso católico localizado no município brasileiros de Aparecida, no interior de São Paulo. É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Foi construída no Morro dos Coqueiros, onde hoje se encontra também a Praça Nossa Senhora Aparecida. No inicio, foi uma capela em 1755.
Ao longo do tempo recebeu muitas reformas. Nos anos de 1760-1780 e 1824-1834 foram realizadas reformas. A última reforma foi em 2004 e foi concluída em fevereiro de 2015.
A inauguração da atual Basílica de Aparecida foi em 1888, e em 1908 recebeu do Vaticano o título de Basílica de Aparecida.
O altor-mor foi esculpido em mármore Carrará, trazidos da Itália para o Brasil.
Na cimalha do teto estão gravadas em telas pelo pintor Thomas Drindl, seis milagres, a pesca milagrosa, o milagre da vela e do escravo, da menina cega, do caçador agredido por uma onça e o menino salvo da águas do rio. As pinturas originais foram restauradas.

A Basílica velha foi o primeiro local a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, depois em 1982 ela foi transferida para o Santuário Nacional que é um dos lugares mais visitados.

_________________________________________________________________________________

DICA DE FUXICOS DE VIAGENS 
Procurando Hotel ou Pousada em Aparecida? Agora temos a facilidade do Booking, o site é líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde fazemos nossas reservas há muitos anos! Você poderá fazer cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, poderá ver também as avaliações dos hóspedes. Ficou mais fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço!
Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!


_________________________________________________________________________________

Nesta Basílica a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi quebrada em 200 pedaços


Nem todo mundo sabe, a imagem que foi encontrada pelos pescadores no Rio Paraíba considerada símbolo da fé católica no país, já sofreu um atentado e foi quebrada em 200 pedaços. A restauração foi feita pela restauradora Maria Helena Chartuni, sendo que após ser restaurada ela se encontra em um nicho de vidro com muita proteção no Santuário Nacional, pelo qual passam milhões de peregrinos.
O atendado aconteceu em 16 de maio de 1978 quando a missa das 20:00 h  era celebrada. 
Um jovem totalmente transtornado, avançou em direção à Santa no altar. Por três vezes saltou até o cofre de ouro onde estava a imagem, na terceira tentativa deixou os vidros estilhaçados e a imagem foi tirada do altar. Sendo segurado pelos guardas ele atirou a imagem ao chão, a imagem se quebrou, naquela altura a imagem tinha um destino incerto. 
A igreja cogitou de fazer um restauro no Vaticano, mas acabou sendo feito por uma artista plástica brasileira Maria Helena Chartuni, hoje se encontra com 75 anos, trabalhava na época no Museu de Arte de São Paulo. Comentário da artista, "Ela estava toda quebrada em uma caixinha. O que eu senti não foi nada agradável, foi uma espécie de pânico. Aí, falei a ela: a senhora me colocou em um problema e precisa me ajudar a sair dele" Conta a restauradora.
O processo de revitalização foi minucioso, foram 33 dias interruptos de trabalho. 


Após os trabalhos, Nossa Senhora voltou à Aparecida em um cortejo do Corpo de Bambeiros em 19 de agosto de 1978. Foi muito emocionante, uma explosão de fé. Já fazem 40 anos do restauro da Padroeira do Brasil.

No dia 19 de agosto de 2018 em uma carreata levaram uma réplica da Catedral da Sé ao Santuário Nacional pela Via Dutra, refazendo o trajeto realizado a quarenta anos. Na época o cortejo trouxe  a padroeira de volta para sua Casa após o atentado sofrido em maio de 1978.
Foram entregues aos fiéis que participaram, bandeirinhas personalizadas para saudar a Padroeira do Brasil. Junto aos peregrinos a restauradora Maria Helena Chartuni esteve presente durante a missa.

Pia Batismal em mármore.
São celebradas diversas missas durante o dia, todas lotadas pelos fiéis, são pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo que chegam em Aparecida em busca de milagres, fé e devoção. A magia do local envolve todas as pessoas.

Como chegar
Você poderá fazer a visita no mesmo dia em que for conhecer o Santuário Nacional chegando pela Passarela da Fé, que liga a Basílica Velha ao Santuário.

Endereço da Basílica Velha:
Praça Nossa Senhora Aparecida 01
Centro - Aparecida

_________________________________________________________________________________

DICA DE FUXICOS DE VIAGEM -  Compare diferentes planos de seguros viagem

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Faça Uma cotação sem compromisso.


_________________________________________________________________________________

Morro do Cruzeiro

Ao recebermos o convite para ir a Aparecida comecei a ver fotos e me deparei com a foto de um teleférico. Como assim, tem teleférico em Aparecida? Eu não conseguia entender para onde esse teleférico iria, cheguei a pensar que era para ver o Santuário de cima, quanta ingenuidade... Depois disso pensamos, temos que ir mesmo para Aparecida, porque tem coisas novas por lá para a gente conhecer.

Claro que tem um teleférico em Aparecida e ele vai te levar até o Morro do Cruzeiro, onde tem uma vista espetacular da cidade de Aparecida e regiões mais próximas.
Embarcamos nessa emoção
O teleférico de Aparecida é um dos principais passeios do Santuário Nacional. Foi inaugurado em  25 de junho de 2015, faz a ligação da Basílica com o Morro do Cruzeiro que é um local de peregrinação. Percorre uma distância de 1,1 Km de extensão, a uma altura de até 120 metros. Cada cabine tem capacidade para 6 pessoas e possibilita aos turistas uma experiencia especial com uma vista privilegiada de toda a cidade e do Santuário.
O teleférico é um dos meios para chegar até o topo do morro.
O Morro do Cruzeiro é conhecido nacionalmente e internacionalmente como ponto de peregrinação. Foi inaugurado em 1948. Fica a 680 metros de altitude. Várias obras artísticas são apresentadas ao ar livre, como o cruzeiro moldado em aço, obra de Castro Pastro e os painéis de cimento que representam as 14 estações da Via-Sacra, obras de Adélio Sarro.

No complexo do Morro do Cruzeiro, o peregrino pode acompanhar as 14 estações da Via Sacra. Neste lugar são realizadas as comemorações na Sexta--feira da Paixão, na Semana Santa. 
A Torre do Mirante possui 30 metros de altura, com vista panorâmica de 360º, podendo ser acessada através de 2 elevadores.
No topo do Mirante foi colocada uma cruz de 20 metros simbolizando o monumento de fé e devoção.
Do alto do Morro se vê esta magnífica vista do Santuário e de toda a região.

Um pouco da história


A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925. As capelinhas da Via Sacra foram inauguradas pelo padre vigário Antônio Pinto de Andrade, durante a celebração da Semana Santa, em 1948.

Existem duas opções de passeios:
Passeio Simples - Ida/Volta 
Adultos - R$26,00
Idosos - R$13,00
Crianças (de 6 à 12 anos) R$13,00
Crianças (de 0 à 5 anos) Grátis

Passeio Completo - Ida/Volta + Torre Mirante
Adultos - R$30,00
Idosos - R$15,00
Crianças - (de 6 à 12 anos) R$15,00
Crianças - (de 0 à 5 anos) Grátis

Não é permitido embarcar com bebidas e animais, exceto cão-guia
Site para mais informações: www.bondinhoaparecida.com.br
Telefone: (12) 3104.3470

A oportunidade de sermos convidados pelo Santuário Nacional para uma Press Trip mudou muito a nossa visão e pudemos observar o interesse e dedicação em relação ao bem receber os romeiros que por ali passam.
_________________________________________________________________________________


Programe a sua viagem com a gente.
É só usar nossos links para planejá-la! Não pagarás nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé. e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé.

Hotel ou apartamento: Senão escolheu ainda indicamos o melhor e mais usado site de hospedagem, e que também usamos para fazer nossas reservas, o Booking.com. 

Acompanhe o Fuxicos de Viagens:
E não fique por fora das novidades e promoções do Fuxicos de Viagens
Espero que tenhas curtido com a gente esta postagem sobre os passeios em Aparecida. E agora o que te desejamos? Que tenhas uma ótima viagem com todas as nossas dicas! Ah, esqueci de algo ou tens alguma sugestão? Deixa nos comentários. Vou ficar feliz em saber…

Gostou? Então apoie o Fuxicos de Viagens, comentando e compartilhando o post com seus amigos e nos seguindo nas redes sociais. Se estiver planejando uma viagem, você também pode nos ajudar utilizando os Serviços de Viagem oferecidos por nossos parceiros. É prático, seguro, você não paga nada por isso e ainda pode obter descontos! Assim, poderemos produzir mais posts como este.

Haydée Maria Marques é Jornalista, Digital Influencer, Fotógrafa, Web Design Agente e Consultora de Viagem. Autora do Fuxicos de Viagens e da Revista Hotelaria & Gastronomia. Além do texto, as fotografias e vídeos são de autoria dela, com exceção das creditadas a outros autores na legenda. Todos os direitos autoriais estão reservados.

Agassis Marques é Sócio da Empresa Fuxicos de Viagens e da Revista Hotelaria & Gastronomia, responsável pela parte financeira, logística e produção de conteúdo. Formado em Comércio Exterior, Jornalista, e Digital Influencer.

  •   

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search