segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Santuário Nacional de Aparecida: Guia completo para visitar um dos maiores Santuários do mundo

Santuário Nacional de Aparecida, um guia completo para visitar um dos maiores Santuários do Mundo


O  Santuário  Nacional  de  Aparecida , um dos maiores e mais belos templos católicos do mundo, é dedicado a Maria, Mãe de Deus. 
O Santuário apresenta a beleza  da fé transformada em arte. 
Localiza-se no Vale do Paraíba, no eixo Rio - São Paulo, e entre as duas mais importantes do país, São Paulo e Rio de Janeiro. O rio de nome Paraíba foi palco do aparecimento da devoção que une todo o Brasil. Seguindo este guia você irá conhecer todo esse complexo religioso.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, uma porta que se abre para mais além, unindo o Céu e a Terra.


Um templo onde tudo é majestoso!! No seu interior a sensação é de muita paz e sincronia com a espiritualidade , um lugar para meditar. Impossível entrar nesse lugar e não se emocionar, a presença de Nossa Senhora é sentida de forma sem igual.
A história de Aparecida não seria nada sem o encontro da imagem pelos três humildes pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Felipe Pedroso. Deus transmitiu a eles um nobre encargo do encontro da imagem da Imaculada Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul.
Siga toda a história aqui, até chegar aos dias de hoje. 
No Santuário Nacional de Aparecida você vai se surpreender, basta seguir o nosso guia completo para visitar um dos maiores Santuários do mundo


O QUE VISITAR NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA


Passarela da Fé 


Com 392,2 metros de comprimento, 35 metros de largura e sustentada por 11 pilares, foi construída em 1971. A passarela faz ligação entre a Basílica Velha e o Santuário Nacional, permite assim uma linda visão do Santuário enquanto se caminha por ela. Também é um local onde as pessoas pagam suas promessas fazendo o percurso de joelhos. 
 Algumas lojinhas com produtos religiosos imãs, rosários, camisetas, quadrinhos e imagens de vários   tamanhos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Os arcos do lado de fora emolduram o Santuário.

Visita durante o dia


Neste templo santo reside a maturidade artística do maior artista sacro da contemporaneidade. Claudio Pastro expressou, em traços de arte e de espiritualidade profunda, a história da Rainha e Padroeira do Brasil. Seu talento está expresso em centenas de obras pelo Santuário.
As artes são deslumbrantes, o que se torna fácil se perder no tempo, identificando cada detalhe.
Durante o dia, de preferência a tarde, se pode observar o reflexo do vitral azul refletido no chão, formando um rio. Esse efeito foi projetado pelo artista, para que realmente representasse  o rio onde foi encontrada Nossa Senhora Aparecida.
O maior sinal cristão, a cruz é de aço e mede 8 m de altura
Ao chegar em frente a esta cruz você deve se posicionar de maneira que, perceba que o pontinho vermelho do vitral atrás da cruz, se transforma no coração de Jesus. Momento emocionante!!
Colunas do Baldaquino

Nas quatro colunas do baldaquino estão representados os biomas brasileiros Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Floresta Amazônica e Mata de Araucárias. Cada coluna representa uma estação do ano. Os anjos representam as raças  brasileiras - negro, branco, caboclos e indígena.

No capitel está a saudação do Arcanjo Gabriel à Virgem, presente na primeira parte da Ave - Maria, e as palavras de Santa Isabel no encontro com sua prima.

Visita Noturna Guiada

Visitar o Santuário é uma experiência secular, ainda pouco conhecida pelos peregrinos. É um excelente programa e recomendamos a todos a fazerem.
A visita começa após a ultima missa do dia, quando o Santuário começa a ficar silencioso propiciando momentos de reflexão e recolhimento.
São inúmeros pequenos ou grandes detalhes que passam desapercebidos pelos visitantes diários da Basílica. E é claro, há uma parada para oração e contemplação em frente ao nicho da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Todo detalhe é uma história. Começando pelos desenhos no próprio piso que remetem as águas do rio onde Nossa Senhora foi encontrada; e os dedos de Cristo nos abençoando na entrada das portas. São inúmeras histórias que devemos conhecer para nos enriquecer.
Nós fomos acompanhados pela guia Zenilda Cunha, conhecedora de todos os detalhes sobre a arquitetura e a arte do Santuário. Trabalha a 11 anos como guia e conhece cada cantinho do Santuário
Essa visita noturna é uma aula de história sobre todos os detalhes representados com arte. Começa pelos detalhes dos pisos, os quais têm a forma de "água em movimento" e dos peixes do rio onde Nossa Senhora foi encontrada. É uma noite para não ser esquecida. 
Uma parte do painel "As mulheres do antigo testamento que prefiguram Maria" Os painéis são nas cores cobalto e azul turquesa.  Uma grande série de símbolos em azulejos envolve as cenas.
A Porta Santa

ASSISTA O FILME SOBRE O SANTUÁRIO, se inscreva e curta o nosso Canal do Youtube

Em bronze e detalhes em ouro, doado pelos devotos, esta porta foi confeccionada por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco e aberta a 13 de dezembro de 2015. No lado externo, a anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria, referência ao grande Mistério da Encarnação. Os traços dourados correspondem às asas do Anjo, ou seja, a proteção do Senhor sobre seu povo. Junto às mãos da Virgem, sua resposta: FIAT, ou seja, "Faça-se"
Nesta local está o trono de Nossa Senhora Aparecida, também chamado de Portal da Mãe de Deus, todo feito em porcelana ouro e branco. Aqui os peregrinos fazem uma parada para oração. É o lugar mais visitado por eles.
Fazer a visita durante a semana se torna mais fácil chegar perto da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Local onde os peregrinos expressam sua devoção no Santuário Nacional. O nicho abriga a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, pelos pescadores.

Embaixo no centro, um nicho de metal ouro, formado por peixes representando o milagre da grande pesca, por um sol e lua, mais a frase: Nesse nicho está a imagem original, em barro cozido, com o manto de rainha e a coroa real, presenteada no final do século XIX pela Princesa Isabel. 

O nicho fica aberto a visitação todos os dia das 5h às 22h.
A imponente Coluna Pascal com altura de 5 m, é de mármore branco de Carrara, trabalhada em relevo, Representa a Vigília Pascal, a Ressurreição, sendo a luz do mundo. Nos relevos figuras  Adão e Eva no paraíso, Madalena com o Rabuni (Mestre), a serpente de bronze no bastão de Moisés, e o Cordeiro Pascal na cruz com chagas gloriosas.
A peça mais importante da Basílica é o Altar em granito. Em cada missa é celebrado o Ministério Pascal. É o centro do Cosmo, o coração do corpo Místico do Cristo, o lugar silenciosa do encontro entre Deus e os homens.
No pavimento térreo fica a nave Central, onde fica o altar principal e são celebradas as missas. Veja os horários aqui.


Capela das Velas

As emoções se misturaram no momento da entrada na Sala das Velas, estagnação, ausência completa de atividade e paralisação.
Passados alguns segundos a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores me fez voltar ao estado mais sublime, o do encantamento. Passo a passo deslumbrada com o ambiente, percebi o quanto aquele lugar me envolvia, era como se me abraçasse. A emoção tomou conta de mim. Sem saber o porque, passei a registrar de todas as maneiras possíveis esse ambiente e me envolvi completamente. Deixei todos seguirem com a visita ficando sozinha para apreciar com mais calma aquele momento que Deus me proporcionava. Inacreditável a vivência deste momento!!!!
Sem palavras para descrever a grandeza de conhecimentos e o viver toda a história do Evangelho, através de cada detalhe da Basílica. Nada foi feito, nem colocado em cada lugar sem uma explicação bíblica, nem o chão que pisamos, nem uma figura nas paredes.
A vela representando a luz da vida.
Uma vela não é suficientemente capaz de iluminar um campo. mas através de uma única chama de luz será sempre possível acender novas velas e aos poucos , tornar-se-á um  mundo iluminado.
Esse lugar une-nos, vivos e mortos, com a luz de Cristo; faz-nos  agradecer as graças recebidas do Cristo-luz e nos coloca junto à sua Sua Luz quando lhe pedimos algo.
No centro da capela, um crucifixo de aço trabalhado a laser com 4 m de altura.
Na sala tem suportes para acender as velas pelas graças recebidas. Para absorver a poluição que acontece por causa da queima das velas existem filtros e exaustor.
A Capela fica aberta todos os dias das 5 h às 22 h.
_________________________________________________________________________________

DICA DE FUXICOS DE VIAGENS 
Procurando Hotel ou Pousada em Aparecida? Agora temos a facilidade do Booking, o site é líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde fazemos nossas reservas há muitos anos! Você poderá fazer cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, poderá ver também as avaliações dos hóspedes. Ficou mais fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço!
Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!
_________________________________________________________________________________


A Cúpula Central e Exposição

A Cúpula que fica sobre o altar central e de onde é possível ver o Santuário de cima, anexo há também o mirante da Torre Brasília e a Exposição , onde estão objetos, entre mantos usados durante a peregrinação da santa pelos estados, porções de terra de todos os estados, frascos com água dos rios do Brasil, também a réplica da coroa do jubileu. A peça usada pela santa no dia 12 foi feita com 68 diamantes.
Você poderá adquirir um Combo para conhecer essas 3 atrações no valor de R$15,00 reais.
A visita a cúpula é uma atração incrível!
A beleza e a grandiosidade e a beleza dessa cúpula é perfeita! Ela envolve todo o contorno em tom azul. Ao seu redor está escrito um trecho da Ave Maria.
A cúpula foi construída pela família Brechere da Itália. Após cinco anos de obra, a cúpula é formada por nada mais que 5 milhões de pastilhas de vidro de dois centímetros, algumas são banhadas a ouro.
Infelizmente Claudio Pastro não chegou a ver a cúpula pronta.
A arte mostra à 'Arvore da Vida" no "Centro do Paraíso" (Éden), os pássaros representam os peregrinos. 
Bem no alto temos um sol, como a luz, primeiro elemento da criação. No centro a pomba é uma imagem do Espirito Santo de Deus que anima a criação, a vida do universo. Da mesma maneira as aves representam a fauna, como arara, tucano, guará,, etc. Abaixo da cúpula, diversos elementos da natureza como palmeiras, o fogo e a água.
A visita dos peregrinos à cúpula central do Santuário de Nossa Senhora Aparecida foi aberta em 11 de outubro de 2017, foi construída ao longo de cinco anos.
O acesso é através de um elevador, onde os peregrinos passam primeiro pela exposição

Exposição

A exposição mostra alguns objetos como, os mantos usados durante as visitas jubilares, o carimbo comemorativo, os frascos com as terras de todas as capitais do Brasil, os frascos de água dos principais rios do Brasil, o selo comemorativo, paramentos litúrgicos usados nas celebrações especiais dos 300 anos, medalhas comemorativas, uma réplica da coroa jubilar e outros. São cerca de 100 objetos expostos nesse espaço.
Amostras de azulejos que foram usados na construção do Santuário
A fechadura da Basílica Velha
 Manto Jubilar utilizado nas celebrações do dia 12 de outubro de 2017
 Réplica da coroa jubilar de Nossa Senhora Aparecida
 Terra do solo de Aparecida

 

Inscreva-se e curta  NO NOSSO CANAL do Youtube 

Museu Nossa Senhora Aparecida e Mirante da Torre Brasilia


Museu Nossa Senhora Aparecida



A inauguração oficial do Museu deu-se em 1956, com a presença do primeiro arcebispo de Aparecida, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta.
Em 1967, o museu transferiu-se para a Torre Brasília , junto a Basílica Nova , onde permanece até hoje, Tendo recebido milhões de visitantes durante as suas seis décadas de existência. O acervo museológico excede os vinte mil itens e várias tipologias.

O Museu possui um vasto acervo histórico e devocional abordando toda história de Nossa Senhora Aparecida e de seu Santuário. Destaque para o "Domus Áurea", a "Casa do Ouro", onde estão as duas "Rosas de Ouro", presentes dos Papas Paulo VI  (em 1967) e Bento XVI (em 2007), além de jóias ofertadas pelos romeiros. 

Onde se encontram objetos e fragmentos retirados dos sítios arqueológicos do município, ainda na década de 1950.
No primeiro andar o visitante poderá ver a exposição Rainha do Céu. São imagens, pinturas, gravuras, ex-votos e outras peças e referências ligadas a devoção a Nossa Senhora Aparecida.
No segundo andar, na mostra estão objetos litúrgicos, arte popular, objetos de uso doméstico. Em especial destaque, encerra a visitação o núcleo de mais de cinquenta imagens religiosas paulista do século 17. Aqui estão as correntes do escravo Zacarias.

Atenção no Museu Nossa Senhora Aparecida é proibido tirar fotos.

Mirante Torre Brasilia

No último andar da Torre Brasilia fica o Mirante com 110 metros de altura com visão 360º. O mirante permite uma bela visão panorâmica da cidade e região e o Rio Paraíba. Também apresenta numa linha do tempo os principais acontecimentos que marcaram a história da devoção a Nossa Senhora Aparecida.
Os fiéis jogavam moedas e dinheiro lá do alto do Mirante, por isso foi construído este local para que possam colocar suas oferendas.


Sala das Promessas


A Sala das Promessas está localizada no subsolo do Santuário. É um dos lugares mais visitados pelos romeiros. Na sua história teve diversos nomes: "Quarto dos milagres", "Sala dos Milagres" e , atualmente, " Sala das Promessas.

Passar pela Sala das Promessas é viver uma das experiências mais emocionantes. O lugar traduz por inteiro a essência do Santuário. Espaço em que a fé se materializa nos objetos de devoção.
A primeira coisa que a gente observa quando entra  na Sala dos Milagres é o teto revestido de fotografias de pessoas que receberam graças.
A infinidade de fotos, objetos de promessas, placas e depoimentos manifestam o profundo sentido de gratidão dos romeiros que visitam a Casa da Mãe Aparecida. É um dos espaços mais interessantes do Santuário.
Se você quiser levar alguma coisa como agradecimento de alguma graça é aqui que você deve deixar.
Tem muitas coisas interessante e lindas, como estas imagens artesanais de Nossa Senhora Aparecida.
O Santuário não possui estatísticas sobre o número de itens que estão expostos na sala. Somente no teto, por exemplo, estão colocadas mais de 70 mil fotos.
Maravilhosas peças nos encantam!!!
Muita delicadeza nesses rosários!
Chapéus de cantores, agradecimento por uma graça.
Imagens singelas

Centro de Apoio ao Romeiro

Este local foi projetado para oferecer comodidade, acolhimento e lazer aos romeiros. Possuí uma grande praça de alimentação e mais de 380 lojas, onde se podem comprar todos os tipos de lembranças. Está localizado dentro do estacionamento do Santuário.

Radio e Tv Aparecida e a Livraria Santuário
No subsolo também está a Casa do Pão, quando você passa por ela sente um cheirinho de pão assado, Também muitas lojinhas, livraria e a TV Aparecida que faz transmissão ao vivo.

_________________________________________________________________________________

DICA DE FUXICOS DE VIAGEM -  Compare diferentes planos de seguros viagem

No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Faça Uma cotação sem compromisso.
_________________________________________________________________________________

Centro de Eventos 

O Centro de Eventos Padre Victor Coelho de Almeida tem uma Estrutura para 8.000 pessoas. As arquibancadas são por setores com áreas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, foyer climatizado de 400 metros quadrados, 10 salas de reunião pata até 1.000 pessoas, moderno sistema de sonorização e multimídia, serviço de Coffee break, segurança e equipe de limpeza.
Versatilidade ampla infraestrutura e serviços de alta qualidade, fazem do Centro de Eventos Padre Victor de Almeida o local ideal para a realização de congressos, seminários, encontros, shows, eventos esportivos entre outros. Foi cuidadosamente projetado, o espaço possibilita a realização de eventos simultâneos na Arena e no subsolo, sem perder a sofisticação, conforto e segurança.
Situado em Aparecida, na região do Vale do Paraíba no Estado de São paulo, o Centro de Eventos tem localização privilegiada com fácil acesso à Rodovia Presidente Dutra. Localizado a 151 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e a 262 Km do Aeroporto Internacional RIO Galeão (RJ).
Em 2016 a delegação Ginástica Rítmica fez do centro de Eventos, durante um período de 20 dias, seu Centro de Treinamento, para os Jogos Olímpicos.
Também já acolheu  competições de alto rendimento, como a abertura da Superliga Masculina de Vôlei, e a final da Liga Nacional Masculina de Handebol.

Com uma estrutura para atender também as necessidades e exigências do mercado de eventos, tornou-se um espaço multiuso referência para realização de eventos sociais, corporativos, culturais, esportivos, além de religioso.Espaço seguro com excelente infraestrutura e organização.
Possui espaços adaptáveis para eventos religiosos de qualquer porte: congressos, encontros , romarias, ordenações  e retiros. As instalações estão preparadas para atender com conforto e tranquilidade.

Por ser um espaço multiuso possibilita a realização de eventos culturais como apresentações artísticas, teatros, concertos e shows com uma infraestrutura adequável, segura e confortável para que os eventos sejam um sucesso.

O centro de Eventos já foi palco de grandes shows como: Daniel, Reginaldo Manzotti, Padre Fábio de Melo, Daniel Boaventura e Bruno e Marrone.
É sede de um dos eventos mais importantes da Igreja Católica no país: a Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, onde cerca de 400 líderes de todos os Estados se reúnem em Aparecida.

_________________________________________________________________________________  


Informações sobre as visitas                                                      


Visitação a Cúpula

Onde: Basílica Nossa Senhora Aparecida
Quando: De segunda à sexta-feira, das 9:00 h às 16:30; Sábado, das 7h às 18:00h; Domingos, das 7h às 15:30; Feriados, das 8 h às 16:30.
Quanto custa: R$ 10,00 ou R$ 15,00 (incluso o ingresso para o Museu de Nossa Senhora Aparecida). Estudantes, pessoas com mais de 60 anos, professores, guias de turismo e coordenadores de romaria pagam meia entrada.

Museu Nossa Senhora Aparecida

Dias e Horário: Abre de segunda a sexta - feira, das 9h às 16h. Aos sábados, 7h às 18h. Domingos,
7h às 15:30
Valor: R$ 6,00 (inclui o mirante). Crianças e maiores de 60 anos pagam meia-entrada.

Sala das Promessas

Onde: No subsolo do Santuário Nacional
Quando: Segunda-feira, das 9h às 18h; De terça à sexta, das 8h às 18h; Aos sábados, das 7h às 18h; Domingo; das 6h às 18h
Quanto custa: Acesso gratuito.

Visita Guiada Noturna

É exclusiva para quem se hospeda no Hotel Rainha do Brasil
Onde: Na Basílica Nossa Senhora da Conceição Aparecida 
Horário: Das 19:00 h às 21:00 h
Dias: De segundas a sexta, dias que tem menos movimento no Santuário.
Como chegar: Um ônibus do próprio hotel leva até o Santuário. Fazer reserva antecipada.
Mais informações: No lobby do Hotel
Quanto custa: Sem custo adicional


Dica importante:
Quando for visitar a Basílica vá com roupas apropriadas, pois você estará em um lugar religioso. Como o lugar é muito quente pode usar uma bermuda com camiseta ou um vestido desde que não seja muito curto, em sinal de respeito.


________________________________________________________________________________

A oportunidade de sermos convidados pelo Santuário Nacional para uma Press Trip mudou muito a nossa visão e pudemos observar o interesse e dedicação em relação ao bem receber os romeiros que por ali passam.


Haydée Maria Marques é Jornalista, Digital Influencer, Fotógrafa, Web Design Agente e Consultora de Viagem. Autora do Fuxicos de Viagens e da Revista Hotelaria & Gastronomia. Além do texto, as fotografias e vídeos são de autoria dela, com exceção das creditadas a outros autores na legenda. Todos os direitos autoriais estão reservados.

Agassis Marques é Sócio da Empresa Fuxicos de Viagens e da Revista Hotelaria & Gastronomia, responsável pela parte financeira, logística e produção de conteúdo. Formado em Comércio Exterior, Jornalista, e Digital Influencer.
_________________________________________________________________________________



Programe a sua viagem para Aparecida com a gente.

É só usar nossos links para planejá-la! Não pagarás nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé. e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé.

Hotel ou apartamento: Senão escolheu ainda indicamos o melhor e mais usado site de hospedagem, e que também usamos para fazer nossas reservas, o Booking

Esperamos que tenham curtido com a gente esta postagem Guia completo para visitar o Santuário de Aparecida. E agora desejamos que tenham uma ótima viagem com todas as nossas dicas! Ah, esqueci de algo ou tens alguma sugestão? Deixa nos comentários. Vamos ficar feliz em saber…

Gostou? Então apoie o Fuxicos de Viagens, comentando e compartilhando o post com seus amigos e nos seguindo nas redes sociais. Se estiver planejando uma viagem, você também pode nos ajudar utilizando os Serviços de Viagem oferecidos por nossos parceiros. É prático, seguro, você não paga nada por isso e ainda pode obter descontos! Assim, poderemos produzir mais posts como este.

Acompanhe o Fuxicos de Viagens:
E não fique por fora das novidades e promoções do Fuxicos de Viagens

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search