sábado, 13 de julho de 2019

MiNI FAZENDA PARQUE VÔ IVO - HOTEL FAZENDA ITAYTYBA ECOTURISMO

MINI FAZENDA PARQUE VÔ IVO


Da sede do Hotel Fazenda Itaytyba Ecoturismo até a Mini Fazenda Parque Vô Ivo são 20 Km. Passamos por campos cheios de plantações e rebanhos de gado e por paisagens deslumbrantes. 
Vamos aos poucos contando um pouco desse complexo para vocês entenderem melhor e seguirem com a gente, nesta viagem pelos campos do Hotel Fazenda Itaytyba Ecoturismo.
Este foi o nosso meio de transporte para chegarmos até A Mini Fazenda Vô Ivo. Quando há mais pessoas, o transporte é feito com um micro ônibus.
Nosso motorista e guia foi o Anderson Vedan, um garoto muito simpático e brincalhão, durante a viagem nos fazia rir o tempo todo com suas histórias. O Anderson nasceu na fazenda e conhece tudo na palma da mão.
O acesso é feito por terra.
E lá seguimos para o nosso passeio de domingo. Fazia muito tempo que não andávamos por estradas de terra. As paisagens ficam ainda mais bonitas.
Uma paisagem bucólica, estávamos nos Campos Gerais do Paraná.
A primeira cachoeira que paramos, foi na Cachoeira do Solário do Aiaio. Uma pequena cachoeira, ideal para as crianças brincarem.
Lago dos Serelepes
Uma paradinha para registrar o nosso caminho.
Aqui é o mirante do Canyon do Guartelá, que é o principal Canyon do Paraná e um dos maiores do Brasil em extensão com aproximadamente 32 Km. Itáytyba está situada na margem direita do canyon em sua parte mais profunda, com 262 metros de altura em relação ao nível do Rio Iapó. Deste ponto temos uma vista privilegiada da Cachoeira Ponte de Pedra do Parque estadual do Guartelá.
O portão de entrada da praça do Desfiladeiro da Mini Fazenda Vô Ivo. Aqui você pode passar o dia, vir de manhã e ficar até a tarde. Você poderá no Restaurante do Bonachão, que também se encontra dentro do complexo.



Varandas do Bar e Restaurante do Bonachão

Localizado na praça do Desfiladeiro da Mini Fazenda Vô Ivo. Oferece ambiente descontraído para recepção ao ecoturista, aperitivos e chás com bolachas tradicionais.
Junto ao restaurante está uma parte da Casa de Memórias Nhá Tota.


Casa de Memórias Nhá Tota


A casa de Memórias NHÁ TOTA está instalada em quatro SETORES:
SETOR A - Memórias de Antigas Fazendas - Salas Temática
SETOR B - Recanto Paleontológico - Sala Temática permanente sobre Geologia
SETOR C - Antiga Sede - Casa Antiga - Casa Azul
SETOR D - Espaço Agrícola - Sala Temática

SETOR A - Memórias de Antigas Fazendas - Sala Temática


Sala Escritório do Fazendeiro
Uma escrivaninha clássica, com tampo de madeira, máquina de escrever do século XX, cofre de aço para guardar documentos, promissórias, dinheiro e máquina para lançamentos contábeis, enriquecem o acervo dessa Casa de Memórias. Cantinho do chimarrão com cuias, bombas, chaleira e braseiro no chão para aquecer água para o chimarrão recordam tradições dos pagos, origem de parte dos pioneiros.
Sala Preparo dos Alimentos  
Preparar refeições próprias, aproveitar frutas, verduras, aves e peixes, guardar segredos da culinária típica, usar aparelhos, máquinas e utensílios característicos é tradição que até os dias de hoje se cultiva nas fazendas.
Mesa farta, com café com mistura, bolinhos, doces, queijos e geleias eram preparados com carinho e amor, para servir a família e aos visitantes.
Geladeira a gás, a querosene e os primeiras modelo elétricas fabricadas no Paraná (Prosdócimo) estão expostas na sala temática.
Tacho para fazer banha, pá para mexer o tacho e pá para espremer toucinho, queijeira e chinchos são parte do acervo.
Sala Memorial do Vô Ivo - Consultório médico
O nome do Vô Ivo era Ivo Carlos Arnt, natural de Porto Alegre, era médico formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre.  Filho de Ruben Ernesto Arnt e de Brunhilde Hermann Arnt, nascido em 28/11/1935, foi casado com Regina Maura Gasparetto Arnt, descendente de famílias de Ponta Grossa e Guarapuava. Um pouco da biografia do Vô Ivo, já falecido.
Sala Hidráulica - Espelho d'água
A sala escolhida para expor a história do aproveitamento e da utilização das águas, cachoeiras ou rios, em tempos passados, foi construída sobre um erosão existente, que havia cavado profunda depressão.
Aproveitou-se a área erodida e usou-se a depressão para fazer um espelho d'água, Sobre este construíram-se plataformas, estão instaladas bombas primitivas de captação e condução de água até os reservatórios, Todos em pleno funcionamento, como os visitantes podem observar nas demonstrações.
Peças sanitárias de banheiro, construídas em ferro fundido e encanamentos de chumbo estão expostas no acervo desta sala.
Réplica de um vapor da navegação fluvial, redes e tarrafas recordam pescarias nos rios Iapó, Fortaleza e Tibai.
Sala Temática Eletricidade, Correias e Transmissão 
Recorda a época em que a energia gerada pelas rodas d'água, constituídas em madeira de cerne, empurrava a água captada em quedas ou movimentava monjolos.
Sua energia, geradora de força motriz movimentava correias, fazia girar eixos e polias que acionavam trituradores de milho, picadores de cana ou de feno, outroas equipamentos e implementos.


SETOR B - Recanto Paleontológico - Sala Temática permanente sobre Geologia


Com exposição permanente sobre Geologia - Sala Temática Prof. Olavo Soares
Fazer publicações relacionadas aos dinossauros em seu universo a um só tempo realista e imaginário, sua paixão ardente; outra sobre Pedras e Águas de Itaytyba onde resume de modo objetivo e claro sua bem fundamentada hipótese à origem das formações geológicas da região de Tibagi, do Canyon do Rio Iapó (Gaurtelá) e das pedras e rochas de Itaytyba.

SETOR C - Antiga Sede - Casa Azul


A antiga sede da Fazenda Lídia do Cercadinho, construída em 1945, junto às mangueira e ao estábulo-retiro, usados no manejo do gado bovino foi transferida para a Mini fazenda do Parque Vô Ivo e restaurada, em 2003. Dependências do antigo casarão, depois de restaurado e reformado, manteve características arquitetônicas originais e abriga um acervo que relembra e imortaliza costumes. 
Quarto da casal
Cama confortável, rádio de cabeceira e santos de devoção dão ao ambiente a imponência e o respeito àqueles que foram fonte de inspiração. Roupas, livros, objetos de tocador e manicure estão expostos no balcão, deixando no ambiente a nostalgia.
O Banheiro 
Vaso sanitário e caixa de descarga de ferro fundido fazem parte do acervo dessa casa antiga, que ainda inclui bacias de zinco, chuveiro de campanha, urinol e lavatório de louça, com esponja vegetal e bucha.
Lavatório esmaltado e saboneteira sobre tripé esmaltado recordam tempos sem água encanada.
Quarto dos Filhos
Camas de ferro com lastros de molas de arame ou cama de madeira - denominada à época de cama patente Faixa Azul - colcha de retalhos de crochê com travesseiro de flor de marcela era o visual elegante da época. Nas paredes, fotos históricas que retratam outros tempos, trazendo nostalgia e preservando relíquias da infância.

Sala de Jantar
Mesa farta comida saborosa feita com amor, louça simples, moringa - bilha de barro para refrescar a água - coleções de talheres.
O passado que foi notícia imortalizou-se numa retrospectiva pela fotografia. A história das famílias é guardada nos quadros que decoram paredes, lembrando que a saudade não tem idade,

Mesa posta
A partir da década de 60, adotou-se o padrão 33 RPM juntamente com o som estéreo e quadrifônico. Eram ritmos que invadiram o país nas décadas de 50 e 60, canções nostálgicas de ídolos brasileiros e seus sucessos.

Esta cacheira possuí um sumidouro, a água cai em um buraco, passa por baixo das pedras e sai em outra cacheira logo abaixo.
Já passava das 13h quando chegamos para o almoço. Qual não foi nossa surpresa quando vimos que ia ter comida quentinha no fogão a lenha, obaaa..... amamos!!!
Sabem porque? É que no domingo, pessoas que não estão hospedadas no hotel podem vir almoçar e quando chegamos, percebemos que haviam pessoas novas para o almoço. Como a cidade de Tibagi fica a 20 km, as pessoas aproveitam o domingo para vir passear no hotel, no qual, tem essa opção de comprar um pacote Day Use ou simplesmente vir só para almoçar.
As saladas estavam fresquinhas. Os temperos davam um toque especial ao sabor. As comidas quentes também estavam saborosas.
Não sou muito de sobremesa, mas como resistir a tudo isso? As cores convidavam a degustar um pouquinho de cada coisa.
Após o almoço descansamos um pouco para podermos pegar a estrada, mas a vontade era de ficar um pouco mais, porém tínhamos que voltar para casa.
Deixamos para trás um lugar em que nos sentimos bem, com a intenção de voltar o mais breve possível, para uma estadia um pouco mais longa. Registramos tudo para não esquecer os momentos que aqui passamos.
Agora é pé na estrada, de volta pra casa.

Ver postagem sobre o Hotel Itaytyba Ecoturismo, é só clicar no link abaixo.
Hotel Fazenda Itáytyba Ecoturismo - Turismo Rural - Tibagi


Alguns trechos desta postagem foram retirados do livro Nhá Tota - Uma casa de Memórias do autor Ivo Carlos Arnt
___________________________________________________________________________________

Algumas Dicas e Informações

A Diária inclui:
  • Pernoite no Hotel
  • Pensão completa: Café da manhã, almoço e jantar (bebidas não incluídas)
  • Utilização de Infraestrutura de lazer na Aldeia dos Pioneiros; Centro Gastronômico e de Lazer Mamma Reggina com piscina coberta e aquecida, sauna, sala de vídeo, sala de leitura e Bar Ristorante Nonno Giuseppe; trilhas ecológicas; quadra de esportes, à noite vista ao Alambique do Isidoro degustação de cachaças artesanais ou roda de chimarrão.

Passeios no Complexo Vô Ivo, cavalgadas, cachoeiras e outros não estão inclusos na diária.
- Nesses passeios estão incluído, condutor e seguro
- Os passeios era para pessoas de todas as idades
- Um passeio bem interessante é o Passaporte Rural (ordenha e café tropeiro)
- Mesmo quem não está hospedado no hotel pode passar o dia por lá, fazendo os passeios ou                  simplesmente almoçar.

O hotel possuí pacotes Day Use para todas as atividades. 
  • Day Use Aldei dos Pioneiros
  • Day Use Parque Vô Ivo 
  • Day Use criança de 6 até 10 anos
- Crianças até 5 anos ISENTA.
- Sempre que o hotel promove eventos especiais ou promoções eles colocam em suas redes sociais.

Endereço do Hotel:
Hotel Itáytyba Ecoturismo
BR 153, Rodovia Transbrasiliana Km 184
Estrada Tibagi Ventania


________________________________________________________________________________________________

Somos jornalistas e proprietários da Revista Hotelaria e Gastronomia e da Empresa Fuxicos de Viagens. 
Viajamos a  convite do Hotel Fazenda Itáytyba Ecoturismo através de uma parceria onde firmamos uma permuta, por ser uma boa opção de indicação aos nossos seguidores.
Esclarecemos que mesmo viajando a convite, o relato expressa exclusivamente nossa experiência e opinião sincera e verdadeira, como de costume.

Haydée Marques é Proprietária da Empresa Fuxicos de Viagens e da Revista Hotelaria e Gastronomia - Digital influencer, Jornalista de Viagem, Fotógrafa, Editora, Agente e Consultora de Viagem.
Conteúdos, roteiros, fotografias e vídeos são de sua autoria, com exceção das creditadas a outros autores na legenda. Todos os direitos autorais estão reservados.

Agassis Marques é Sócio e responsável pela parte financeira e logística da Empresa Fuxicos de Viagens e da Revista Hotelaria e Gastronomia - Digital Influencer, Jornalista de Viagem e Formado em Comércio Exterior.

____________________________________________________________________________________

Programe sua viagem: É só usar nossos links para planejá-la! 

NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé.

Hotel ou apartamento: Senão escolheu ainda indicamos o melhor e mais usado site de hospedagem, e que também usamos para fazer nossas reservas, o 

Acompanhe o Fuxicos de Viagens:
E não fique por fora das novidades e promoções do Fuxicos de Viagens

Esperamos que tenhas curtido com a gente esta postagem sobre  
Hotel Fazenda Itaytyba Ecoturismo

E agora o que te desejamos? Que tenhas uma ótima viagem com todas as nossas dicas! 
Ah, esqueci de algo ou tens alguma sugestão? Deixa nos comentários. Vou ficar feliz em saber…

Com a Pandemia houveram algumas mudanças nos valores e horários. Para informações referente a preços e horários entrar em contato com o Hotel aqui mencionado.



2 comentários:

  1. Lugar lindo .
    Fotos fantásticas.
    Um teco excelente .adorei ...
    Parabéns .

    ResponderExcluir
  2. Local charmoso, adorei o post... Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search