quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O QUE FAZER EM AYUTTHAYA NA TAILÂNDIA EM UM BATE E VOLTA - SAINDO DE BANGKOK


ANTIGA CAPITAL DA TAILÂNDIA EM UM BATE E VOLTA


Hoje embarcaremos para Ayutthaya, a antiga capital da Tailândia, que fica a aproximadamente 80 quilômetros de Bangkok. Existem várias maneiras de chegar até Ayutthaya, você pode escolher, ir de van, ônibus, barco, tour ou de trem. A nossa escolha foi a maneira mais original, queríamos nos aventurar e ter um pouco mais de contato com o povo tailandês. Fomos de trem.



O trem parte da Estação Central de Bangkok, a Hua Lammphong.

Para ir até a estação você pode pegar, um táxi ou ir de metrô. Nós iremos de metrô, bem mais rápido, pegaremos na estação próxima ao hotel, da mesma maneira quando fomos até o Grand Palace.Uma dica: evite pegar o metrô em horário de pico, exemplo das 7 às 9 da manhã, irão passar vários metrôs lotados e não entra nenhuma mosquinha, que dirá você, rssss. 
As passagens podem ser compradas na hora, direto na bilheteria, chegue pelo menos meia hora antes da partida, pois o bilhete só é vendido na hora. Compre só de ida, deixe para comprar o bilhete de volta em Ayutthaya, assim dependendo do horário que chegar, poderá controlar o tempo dos passeios para poder pegar o último trem de volta para Bangkok.
Um conselho, quando chegar na estação de Ayutthaya vá até a bilheteria para ver qual é o horário do último trem, porque se perder..., só retornará a Bankok no dia seguinte. O que não é tão ruim assim, não acham? 
Existem duas classes no trem: a segunda classe e a terceira classe, na segunda classe as poltronas são marcadas e confortáveis e ar condicionado, a terceira classe não tem ar condicionado, não pode marcar as poltronas e sempre está lotada. Não aconselhamos principalmente nos dias de muito calor.
Os valores da passagens são:
Segunda classe 250 Bahts (31,32 reais)
Terceira classe 15 Bahts (1,88 reais)

O trem que iremos para Ayutthaya seguirá até Chiang Mai, que será um dos nossos próximos destinos. Quando programamos a nossa viagem chegamos até em pensar de ir de Bangkok até Chiang Mai de Trem, mesmo sendo trem noturno com camas, achamos que seria muito cansativo e chegaríamos cansados demais para passear.

______________________________________________________________________________

AYUTTHAYA, É O BERÇO DA NAÇÃO TAILANDESA
_______________________________________________________


Fica a 1h 30 de Bangkok e chega-se lá sem perrengue algum.
Foi a antiga capital do reino de Sião (o qual incluía a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, entre eles Laos, Camboja e Mynmar) de 1350 a 1767). 

Foi uma importante cidade no cenário mundial, era um importante centro comercial, principalmente pela produção da madeira, peles, marfim e seda. Sua localização era privilegiada e estratégica: ficava entre a China, Índia e Malásia.

Mil templos foram destruídos em 1767 pelos birmaneses, que invadiram e saquearam a cidade. 
Durante a guerra foram decapitadas 4000 cabeças das estátuas de Budas, por isso é conhecida como a Cidade dos Budas sem cabeça. O motivo era matar o espirito dos deuses locais.
Sobraram "só" as ruínas dos templos, mas são elas o motivo de a cidade estar na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. A região ostenta algumas das ruínas mais deslumbrantes da Ásia.

Não era de se esperar menos de um lugar que, em seu auge como capital, contou com uma complexa rede de canais e cerca de 400 templos, num conjunto arquitetônico que abusou do tijolinho de cor ocre-escura e é marcado pelas prangs, estrutura cônica e pontiaguda empregada nos tetos e nas torres locais.

Entre esses vestígios estão o Wat Mahathal (1384, casa do Buda cuja cabeça foi naturalmente "abraçada por uma árvore, e o Wat Chai Wattanaram, do século 15 e situado as margens do Rio Chao Phra, o mesmo que corta Bangkok.

É por isso que dá para ir de uma cidade para outra a bordo de um agradável cruzeiro fluvial.
Seja qual for seu orçamento, cada momento será especial e você irá se surpreender muito.

No templo Wat Yai Chai Mongkol em Ayutthaya, chamam a atenção as estátuas com detalhes imensamente laranjas.

Quando chegamos a estação, um dos motoristas de Tuk - Tuk que estava estacionado, veio até nós oferecendo um tour de 5 horas por 800 Bahts, pedimos um desconto e pagamos 600 Bahts, isso porque sabíamos que eles abaixam os preços se a gente pede desconto.

Esse senhor muito simpático nos deixou a vontade para conhecermos os lugares no nosso ritmo, em momento algum nos apressou.
Alguns templos que estavam na lista dele estavam também na nossa, mas tinha um que não, o templo dos galos, que eu tinha visto na internet. Valeu muito essa nossa escolha.
Nós não tínhamos tomado café da manhã, porque não daria tempo de pegar o metrô para chegarmos  a estação, como estávamos com fome pedimos que ele parasse em algum lugar para comermos. A dica dele não foi muito boa, a comida não estava legal, mas tirei uma foto que ficou bonita.


____________________________________________________________________________________

Quais templos conhecer em Ayutthaya
_______________________________________________________________________________


São muitos templos para conhecer em Ayutthaya, a nossa escolha foi através de pesquisas e indicações.
Wat Yai Chai Mongkol
Wat Chai Watthanaram
Wat Lokkayasutharam
Wat Mahathat - 50 baths
Wat Panan Choeng
Wat Phra Ram
Wat Ratchaburana

Monumento Real do Rei Naresuan

Esses templos são maravilhosos, com muitas histórias.



Wat Yai Chai Mongkol



Começamos nosso roteiro pelo templo Wat Yai Chai Mongkol um dos mais importantes. 
Tem mais ou menos 600 anos de história, foi construído pelo Rei U-Thong em 1357, na época da fundação da cidade. Era um mosteiro real.
É um dos templos mais bem conservados de Ayutthaya, possui uma grande estufa central de 60 metros de altura e uma escada quase que em pé, que chega até a parte de cima. Na parte de dentro as pessoas jogam moedas em um poço e fazem pedidos.
Estar aqui é uma benção! Cada manhã nós nascemos de novo. O que nós fazemos hoje é o que mais importa.
A beleza dos detalhes e a delicadeza desses Budas aqui perfilados, transmitem calma, paz e sabedoria a cada visitantes que aqui chega.


Os panos dourados que cobrem os budas, são doados pelos fiéis tailandeses como símbolo de devoção.
Em volta desse templo, tem outros vários e novos templos onde os habitantes da cidade usam para suas preces.
Entrada: 20 Baths
Horário: De 8 am a 6 pm

Wat Lokkayasutharam


Mais conhecido como o Templo do Buda deitado de Ayutthaya.
Um dos mais fotografados da cidade, tem 37 metros de comprimento e 8 de altura. Uma pena que ele esteja assim tão descuidado, precisando com urgência de um restauro.

O fato dele estar ao ar livre não ajuda, mas mesmo assim é uma visita obrigatória para quem vai a Ayutthaya.
Entrada: Gratuita




Wat Mahathat 



O que faz esse templo do ano de 1374 ser o mais visitado é uma cabeça do Buda que está entre as raízes de uma figueira. A cabeça é bem pequena, com cerca de meio metro de comprimento. Fica logo na entrada do templo.
A cabeça do buda envolvida nas raízes é a imagem mais icônica e misteriosa de Ayutthaya, sendo também a mais famosa e a mais fotografada.. Quando for tirar uma foto junto a cabeça, você deverá ficar sentado, nunca tirar foto em pé, em respeito ao Buda.

Segundo as histórias do local, durante um roubo o ladrão foi pego e a cabeça foi deixada no pé da figueira. Como era proibido manusear a cabeça de uma estátua, ela foi deixada ali. Com o passar dos anos as raízes "abraçaram" a cabeça, que se encontra lá até hoje.
O templo é bem interessante, passamos um bom tempo andando e aproveitando para contemplar a beleza das ruínas em meio as árvores. As pessoas acabam ficando somente em volta da cabeça e não andam pelo complexo todo e acabam perdendo toda essa beleza. É um lugar muito lindo para tirar lindas fotos!
Ficamos tristes ao ver estátuas que foram decapitadas durante a guerra entre os birmaneses. Mas mesmo assim as imagens do lugar são belíssimas, expressivas e com muito significado.
Entrada: 50 Baths p/p 


Wat Panan Choeng



Construído em 1324, portanto uns anos antes da fundação de Ayutthaya. Na sala principal de oração
está um grande buda sentado com 19 metros de altura. Essa estátua é guardiã dos marinheiros.



Essas túnicas alaranjadas são as vestes dos monges, doadas pelos fiéis.
Incensos para os fiéis acenderem.
Entrada: 20 Baths


Wat Phra Ram


Não se sabe exatamente quando esse templo foi construído, mas existem relatos de tenha sido o primeiro templo de Ayutthaya, provavelmente em 1369, quando o Rei Ramathibodi I faleceu.




Wat Ratchaburana


Wat Ratchaburana foi construído no reinado do rei Boromrachthirat II (Chao Sam Phraya) em 1424, no local de cremação de seus dois irmãos, que lutaram um contra o outro num combate nas costas de elefante para ver quem seria o novo rei. Ambos morreram em combate. Hoje Wat Ratchaburana é conhecido pelo estilo Khmer e é o maior chedi da cidade.
Entrada: 50 bath


Existe uma torre alta onde você poderá subir. Na parte de dentro tem várias estátuas de Buda e muitas relíquias em ouro. No ano de 1957 foram todas roubadas.
Tem uma cripta embaixo, basta descer as escadas.
Entrada: 50 Bahts




Monumento Real do Rei Naresuan


Na entrada do templo tem várias estátuas de galos, em um monumento. Os galos são levados até ali pela própria população porque o antigo rei da Tailândia Naresuan, que viveu justamente nesse local, gostava muito de rinhas, sendo as de galos as favoritas. 
Há então uma lenda de que se um pedido seu for realizado, você deverá deixar um galinho em frente ao templo como forma de agradecimento.
Eu já deixei o meu como agradecimento.. É esse pequeno no meio desses dois grandes.
Nós nunca tínhamos ouvido falar deste monumento do Rei Naresuan, foi uma surpresa saber que aqueles galos que eu tinha visto na internet estariam justamente nesse monumento. 


A estátua do rei em um cavalo lembra os monumentos impressionantes na província de Zhejiang, na China.

Também fiz minha oferenda, deixei essa pequena guirlanda amarela para agradecer a oportunidade de conhecer esse maravilhoso país!
Entrada Gratuita

Wat Chai Watthanaram


Seu nome significa " O mosteiro vitorioso e próspero", um dos mais conhecidos de Ayutthaya. Foi construído em 1630 pelo Rei Prasat Thong para comemorar a sua coroação.
Esse templo era utilizado para cerimônias e cremações de pessoas influentes. A sua torre tem 35 metros de altura em estilo Khmer, seu interior é repleto de imagens decapitadas pela invasão dos birmaneses.

Esse templo foi completamente destruído. Sendo um dos principais templos o governo tailandês. Em 1992, passou por um amplo processo de restauração, que não podia ser diferente, pois a sua magnitude é deslumbrante!
Em volta da torre central existem 4 Prangs (templos) menores, representando os quatro continentes,onde os seres humanos vivem, de acordo com a cosmologia e ensinamentos budistas. Há também 8 chedis, O pátio ao redor dessa área principal representa os setes oceanos, circulando essa área e um muro que simboliza as paredes de cristal do mundo, seguindo as crenças budistas.

Este foi o último templo que conhecemos em Ayutthaya, foi um grande dia cheio de conhecimentos e história. Quem sabe voltaremos um dia para poder ver tudo com mais calma.

Entrada : 50 Bath p/p


____________________________________________________________________________________________

Dicas

________________________________________________________________________________
Às visita às ruínas de Ayutthaya é como se fosse em templos budistas.
Apesar de serem ruínas, o respeito continua o mesmo. Da mesma maneira as roupas terão que ser adequadas e que cubram o corpo.

- Se você estiver de shorts pode levar uma saia e colocar por cima quando for entrar nos templos.
- Coloca um calçado confortável, pode ser uma havaiana ou um tênis;
- Chapéu sempre é aconselhável, pois lá faz muito calor e o sol pega pra valer.
- Protetor solar é indispensável.
- Tenha sempre uma garrafa de água. 
- Você poderá subir pelas escadas em alguns templos que estejam abertos e seja permitido, mas              jamais suba nas ruínas, principalmente para tirar fotos.

Nunca viaje sem Seguro Viagem. E muito importante em qualquer viagem e em lugares como a Tailândia é ainda mais importante, Você não vai querer perder dias da sua viagem mais importante. Você não vai querer perder dias da sua viagem com dor de estômago ou gastar uma fortuna com isso, né? Melhor economizar para sua próxima viagem. Nós usamos a Seguros Promo.
_________________________________________________________________________________

ABAIXO MAIS POST SOBRE A TAILÂNDIA

BANGKOK - VISITA AO GRAND PALACE, WAT PHRA KAEW, WAT PHO E CHINATOWN

COMO PLANEJAR UMA VIAGEM PARA A TAILÂNDIA

       
Com a Pandemia houveram algumas mudanças nos valores e horários. Para informações referente a preços e horários entrar em contato com os esbelecimentos aqui mencionados.







Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search